Dúvidas sobre Modelagem

Por: Sir_Diaemus  

Em: 01/07/2010 18:56

Greetings! Eu sou novo em modelagem 3d, mas já sou velho em desenho, desde a infância já fazia meus rabiscos. Todavia, há um tempo me interessei pelo 3ds max, e comecei fuçando em tudo para descobrir como funcionava. Acabei conseguindo alguns êxitos, sem curso nem nada, até modelei um rosto, só não consegui texturizar, dar o acabamento, mas a malha 3d tava até boa, mas acabei perdendo o arquivo com o tempo. Mas atualmente voltei a modelar, pois fiz uns designs de automóveis, em desenho, e agora eu gostaria de fazê-los em 3d. Mas tenho muitas dúvidas. Na verdade eu até consigo modelar alguma coisa, por exemplo, tá aí um Fiat Stillo, que modelei, tá sem textura nem nada, só um material de metallic paint, ah! E fiz usando blueprint. Nem terminei ele e já tô tentando modelar o primeiro design que fiz, de uma moto. A carenagem já tá bem evoluída, mas ela representa apenas o começo, pois tem chassi, motor, rodas... E nunca acho um blueprint para as peças, se existir, poderiam postar um link, de boa? Mas minha maior dúvida é a respeito da própria modelagem mesmo, e na verdade são várias: 1. Quando eu modelo, uso um plano como base e vou deformando, mas quando eu preciso modificá-lo, por exemplo, aumentar alguma coisa, uso o comando extrude, sempre ficam vertices sobrando, mesmo usando o comando de excluir vertices não usados. E sempre preciso ficar removendo no final. Há alguma dica? 2. Na mesma linha de pensamento, por exemplo, imagine uma torneira e que para modelá-la eu comecei com um cilindro. Eu o modelaria dando extrude e rotate até fazer a parte curvada. Mas, e na hora de fazer o registro? Como eu faço para tirar um registro duma superfície curva de um cilindro sem ter que ficar deformando tudo à mão e desenhando edges com o cut? 3. São dúvidas que na verdade, se solucionadas, diminuiriam o tempo que gasto para modelar, e tornaria a modelagem para mim muito mais prática e legal. Por fim, sempre acompanhei os trabalhos do fórum, que são surpreendentes, parabéns. E, fora os tutoriais do site, gostaria de um tutorial mais avançado, de modelagem mesmo, sem ser de aprendizagem básica.
Não há nada que um homem faça que outro não seja capaz...
Acho que vc não está modelando do jeito certo. Em vez de dar extrude a gente abre um borda e arrasta com o shift para criar faces novas. Olha o jeito que eu faço. passo1 cria o cilindro e transforma em poly. passo2 deleta a frente do cilindro, selecionar o border, seleciona a borda e puxa com o shift para criar a curva. passo3 seleciona as edges da parte reta e dá um connect com 2 segments. passo4 edita os vértices pra arredondar em cima. passo5 deleta os poligonos do furo e seleciona a borda passo6 puxa a borda com o shift para criar o registro. passo7 aplica o turbo smooth pra suavizar
Valeu Luis Eduardo F pela forma simples de explicar dessa forma até parece facil, agora ja aprendi como modela o corpo de uma torneira, por favor responde mais essa dúvida eu posso fazer o registro separado e depois juntar ou tenho que continuar movendo as edge.
Que Deus seja louvado.
Você pode fazer qualquer objeto separado e depois unir eles... mas tem que tomar cuidade com os Vertex para eles se encaixem um sobre o outro e depois soldar eles. Mas não é necessário fazer todos os objetos na mesma malha... você pode fazer eles e depois dar apenas um Attach.
Cada dia é um aprendizado novo, valeu pela explicação, muito boa mesmo. Agora sei que usando o shift e move faz a extrusão. Na verdade, tenho aprendido mais com os tutoriais, em breve postarei alguns trabalhos. O que percebi é que é preciso pensar bem antes de começar, dar um olhar clínico ao modelo, antes de começar a modelar. Obrigado pela resposta rápida e precisa. :D
Ah, gostaria de saber também qual comando foi usado para fazer os edges que compõem o cilindro tomarem aquela forma da base do registro?
Sir_Diaemus, no começo é meio confuso e tem que pensar bem no que vai fazer, mas depois sai automático. Se errar em um loop, seleciona o loop e tecla ctrl+backspace que remove. Pra fazer as edges que abre o furo do registro eu usei o connect com 2 segments. Depois editei a posição dos vértices para ficar arredondado.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717359.

Total de membros registrados: 143147

Últimos membros registrados: adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh.

Usuário(s) on-line na última hora: 361

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.