Greetings!
Eu sou novo em modelagem 3d, mas já sou velho em desenho, desde a infância já fazia meus rabiscos. Todavia, há um tempo me interessei pelo 3ds max, e comecei fuçando em tudo para descobrir como funcionava. Acabei conseguindo alguns êxitos, sem curso nem nada, até modelei um rosto, só não consegui texturizar, dar o acabamento, mas a malha 3d tava até boa, mas acabei perdendo o arquivo com o tempo. Mas atualmente voltei a modelar, pois fiz uns designs de automóveis, em desenho, e agora eu gostaria de fazê-los em 3d. Mas tenho muitas dúvidas. Na verdade eu até consigo modelar alguma coisa, por exemplo, tá aí um Fiat Stillo, que modelei, tá sem textura nem nada, só um material de metallic paint, ah! E fiz usando blueprint. Nem terminei ele e já tô tentando modelar o primeiro design que fiz, de uma moto. A carenagem já tá bem evoluída, mas ela representa apenas o começo, pois tem chassi, motor, rodas... E nunca acho um blueprint para as peças, se existir, poderiam postar um link, de boa? Mas minha maior dúvida é a respeito da própria modelagem mesmo, e na verdade são várias:
1. Quando eu modelo, uso um plano como base e vou deformando, mas quando eu preciso modificá-lo, por exemplo, aumentar alguma coisa, uso o comando extrude, sempre ficam vertices sobrando, mesmo usando o comando de excluir vertices não usados. E sempre preciso ficar removendo no final. Há alguma dica?
2. Na mesma linha de pensamento, por exemplo, imagine uma torneira e que para modelá-la eu comecei com um cilindro. Eu o modelaria dando extrude e rotate até fazer a parte curvada. Mas, e na hora de fazer o registro? Como eu faço para tirar um registro duma superfície curva de um cilindro sem ter que ficar deformando tudo à mão e desenhando edges com o cut?
3. São dúvidas que na verdade, se solucionadas, diminuiriam o tempo que gasto para modelar, e tornaria a modelagem para mim muito mais prática e legal.
Por fim, sempre acompanhei os trabalhos do fórum, que são surpreendentes, parabéns. E, fora os tutoriais do site, gostaria de um tutorial mais avançado, de modelagem mesmo, sem ser de aprendizagem básica.
Não há nada que um homem faça que outro não seja capaz...