pode varios valores de reflexo em uma unica textura?

Por: Shal  

Em: 07/07/2010 20:08

Ola amigos. preciso de mais uma ajudinha de vcs.... É possivel colocar diversos valores de reflexos em um unico mapa? , uma unica textura ? Estou modelando o braço de um violão.. , gerei o mapeamento e criei a textura.... más na hora de aplicar os reflexos, precebi que no braço, há diversos tipos de reflexos por haver 3 tipos de madeira. ... Ou se alguem tiver alguma sujestão... para facilitar . segue a imagem para tentar ilustrar o problema... Obrigado pessoal.
É possível. Essa imagem que você postou é um mapa para o canal Diffuse, como você já deve saber. É (geralmente) possível também fazer um mapa para o canal Reflection. Abra o seu mapa diffuse no photoshop ou algum outro editor de imagem, coloque-o em escala-cinza e ajuste-o de acordo com a intensidade de reflexo desejado, sendo que quanto mais claro, mais reflexivo será. Lembre-se que, nos valores RGB, 255 será branco e 0 será preto. Onde você quiser aplicar 10% de reflexo, deve-se usar o índice RGB 26 (arredondado), e onde deve haver 50% de reflexo, RGB 127 (arredondado). Basta fazer regra de três para descobrir outros valores.
Ok Caio... entendi amigo... muito obrigado. Mas caio, então eu não posso apenas transforma-lo em escala de cinca não éh? porque se eu fizer assim, onde esta preto, continuará preto ( pouco reflexo ). Eu tenho que por exemplo abrir o arquivo matriz, e ao invez de aplicar as cores difusas ( beje, preto, marrom), aplicar as cores com escala de cinza ?. é isso ?... Me corriga se eu estiver errado... eu terei que ir "testando " as cores em escala até chegar no reflexo desejado ? muito obrigado amigo.
Shal Gandra
Caio... mais uma pergunta... fazendo isso, que vc falou... talves eu não tenha no canal reflection, todos os parametros e ajustes como : refect glossnes, trasparencia no reflexo " X " por exeplo.... Aplicando a escala no canal reflection, eu teria reflexos simples apenas... sem muitos apetrechos ? O bom , é que eu não precisaria modelar cada parte do braço como um modelo a parte. é isso mesmo ou eu entendi errado? muito obrigado amigo. farei os testes aqui para ver como me saio.
Shal Gandra
Shal, pode fazer o mapa pro reflexo e pro glossiness, tmb pode fazer pra transparência, translucência, bump, displacement. Quase todos tem lugar para colocar mapa. Preto é sempre zero e branco é sempre 1. Nas partes pretas do mapa de reflexo não cria reflexo, nas partes brancas cria bastante reflexo. No glossiness é igual, na parte preta não cria reflexo e na branca não borra, mas nos outros tons de cinza cria o reflexo borrado, cinza claro borra pouco e cinza escuro borra bastante.
O glossiness não deve ser influenciado pelo mapa no reflection. Pelo menos é o que eu espero :P Qual material você está usando? Arch&Design?
ahh sim ... que legaw Luiz Eduardo. Quer dizer que para Reflect, displacement, Glossiness, bump...etc , o principio é sempre o mesmo? tenho que ir trabalhando e testando com a escala em cinza.? ! Caio.... estou usando vray... Vou fazer os testes aqui !!! que legaw pessoal . Gente obrigado pela ajuda. acho q ja posso fechar o post. Valew mesmo galera.!
Shal Gandra
É isso Shal, tudo é escala de cinza, preto é 0 e branco é 1. Testa primeiro com algum mapa procedural que dai vc mexe e vê o resultado na hora. Coloca o checker no reflect e olha o que acontece, depois coloca no glossiness e olha!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717359.

Total de membros registrados: 143147

Últimos membros registrados: adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh.

Usuário(s) on-line na última hora: 481

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.