Qual melhor software para o meu caso?

Por: Thyago  

Em: 09/07/2010 15:30

Primeiramente pessoal, quero pedir que tratem como um caso pessoal meu, e que atenda as minhas necessidades, não estou aqui para que briguem em relação ao uso de um e outro, então só respondam na opinião de vocês, qual o melhor para o "MEU CASO' e porque. Hey, pessoal preciso de algumas opiniões e achei que aqui seria o lugar certo, já que muitos aqui são usuários de 3Ds Max, muitos de Maya e algus de ambos. Bem, como eu disse um tempo atrás em outro tópico, eu preciso aprender um novo software para que possa me ajudar a sustentar meus trabalhos, que até hoje, eu fazia em Blender 3D. Então, eu passei uma noite toda, analisando e fiquei completamente nervoso quanto á escolha de 1 entre esses dois poderosos softwares, e não consegui chegar á uma conclusão. Bem, com 3D, o que gosto é arquitetura, efeitos (raios, fogo,fumaça, partículas e fluidos) e também de modelagem/animação orgânica. O problema é: Ambos esses softwares possuem prós e contras, aqui vou listar alguns que ja ouvi, e outras que o pessoal aqui mesmo ja disse em outros tópicos. Max: Arquitetura, variedade de plugins (Fumefx, DreamsCape, Cebas Thinking Particles ...), Variedade de tutoriais inglês/português; Maya: Animação, fluidos, modelagem orgânica, efeitos, menos quantidade de tutoriais português/ inglês, menos quantidade de plugins (que eu conheça nenhum), menor número de locais para discussão. Ambos são excelentes, e sempre achei que o que faz um bom trabalho, não é o software e sim o artista, o software em questão só facilita ou dificulta esse trabalho. Bem, preciso da opinião de vocês, quanto á levar á serio o estudo em um desses dois softwares, posso vir a aprender ambos, porém agora, para não sobrecarregar preciso me focar em um. É de grande ajuda e confiança, que venho aqui pedir a ajuda de todos nessa escolha. Um grande abraço á todos. [i:3151dda395]Thyago[/i:3151dda395] ;)
Vai no que vc se sentir melhor. Só acho que pra modelagem organica os dois estao no mesmo nivel, acho até que o max ta na frente pelas ferramentas do graphite. Só que o maya tem varios plugins também, o renderman por exemplo só existe pro maya e existe vray pra ele também. Eu ja usei os dois e preferi o max, vai do gosto de cada um.
Thyago... a relação Maya/Plug-ins é um pouquinho diferente... aqui no Maya a gente usa mais MEL (e python) scripts do que plug-ins em si, como por exemplo no MAX... então fica a impressão as vezes que a gente aqui não tem muita coisa, mas a verdade é que realmente usamos muitos scripts mesmo, uma das grandes fontes de scripts é oCreative Crash (era o antigo High End 3D), já os plug-ins são para coisas mais robustas mesmo como rendering ou hair por exemplo, mas isso é um pensamento meu só. tutoriais e locais para discussão: bom, não vou mentir para você, em português a coisa é bem escassa mesmo, mas considerando que o inglês é a "lígua oficial" da nossa área então a coisa muda de figura, uma meia horinha no Google e dá pra achar muito tutorial por ae... quanto aos locais de discussão a coisa é bem simples, em qualquer fórum de 3D você vai encontrar gente de Maya (obs.: somos mais "ráros" em fóruns de arquitetura :) ) Aprender Maya ou MAX??? Cara, isso pra mim é que nem roupa, é questão de gosto... os dois apps são ferramentas e o que conta mesmo é a tua mão, é claro que tem essa divisão profissional ae como você colocou, fora do Brasil a segmentação é forte... MAX: Arquitetura, Visualização, Product Viz, Concept Design, Games Maya: Animação, Cinema, Efeitos Vizuais, Organic Modeling, Games (mais recentemente) (NÃO é regra mas é prática comum de mercado lá fora) ...mas nada impede que um faça o suposto trabalho do outro. Eu recomendo que você passe um tempo conhecendo os ambientes dos dois, veja qual é mais confortável, etc... é claro que você pode aprender os dois, mas como pretende se dedicar a 1 apenas inicialmente eu o aconselho a fazer isso antes... e o mais importante você já sabe, que são os conceitos do 3D, depois disso qualquer um dos dois fica bem tranqüilo. espero ter ajudado, qualquer coisa é só chamar :)
Vodka, the best alternative fuel ever!
Realmente muito obrigado Fla3DMadness e Samuka3000, vocês dois apontaram que é uma questão de gosto, o Samuka3000, definiu as areas, que é o que vejo que existe uma divisão em cada área, para cada software. Vou aguardar mais opiniões e então vou decidir entre um e outro, enquanto isso estou com os dois instalados em versões de testes para familiarizar, como vocês disseram. Abraço.
\"Quanto mais nos elevamos, menor parecemos aos olhos de quem não sabe voar.\"[i:c82aa881a4]Friedrich Nietzsche [/i:c82aa881a4]

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717359.

Total de membros registrados: 143147

Últimos membros registrados: adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh.

Usuário(s) on-line na última hora: 466

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.