Thyago... a relação Maya/Plug-ins é um pouquinho diferente... aqui no Maya a gente usa mais MEL (e python) scripts do que plug-ins em si, como por exemplo no MAX... então fica a impressão as vezes que a gente aqui não tem muita coisa, mas a verdade é que realmente usamos muitos scripts mesmo, uma das grandes fontes de scripts é o
Creative Crash (era o antigo High End 3D), já os plug-ins são para coisas mais robustas mesmo como rendering ou hair por exemplo, mas isso é um pensamento meu só.
tutoriais e locais para discussão: bom, não vou mentir para você, em português a coisa é bem escassa mesmo, mas considerando que o inglês é a "lígua oficial" da nossa área então a coisa muda de figura, uma meia horinha no Google e dá pra achar muito tutorial por ae... quanto aos locais de discussão a coisa é bem simples, em qualquer fórum de 3D você vai encontrar gente de Maya (obs.: somos mais "ráros" em fóruns de arquitetura :) )
Aprender Maya ou MAX???
Cara, isso pra mim é que nem roupa, é questão de gosto... os dois apps são ferramentas e o que conta mesmo é a tua mão, é claro que tem essa divisão profissional ae como você colocou, fora do Brasil a segmentação é forte...
MAX: Arquitetura, Visualização, Product Viz, Concept Design, Games
Maya: Animação, Cinema, Efeitos Vizuais, Organic Modeling, Games (mais recentemente)
(NÃO é regra mas é prática comum de mercado lá fora)
...mas nada impede que um faça o suposto trabalho do outro.
Eu recomendo que você passe um tempo conhecendo os ambientes dos dois, veja qual é mais confortável, etc... é claro que você pode aprender os dois, mas como pretende se dedicar a 1 apenas inicialmente eu o aconselho a fazer isso antes... e o mais importante você já sabe, que são os conceitos do 3D, depois disso qualquer um dos dois fica bem tranqüilo.
espero ter ajudado, qualquer coisa é só chamar :)