composição de material

Por: pazzinirafael  

Em: 20/08/2010 11:38

Olá pessoal. Tenho uma grande dificuldade para criar um certo tipo de material, e o que quero fazer é o seguinte. num material standard eu aplico um material arch&design (brushed metal)e em cima desse material eu quero aplicar um logo que está em png ( o logo é branco e o fundo está em Alpha) O que quero é ter esse material do arch design(brushed metal) com o logo aplicado como se fosse uma estampa no metal e tem que continuar branco. Alguém pode me ajudar? Obrigado
Em que objeto você esta tentando aplicar? Tenta utilizar um plane, com opacity na frente do seu objeto e aplicar o logo nesse plane....
Aqui estão as imagens para ilustrar o que eu quero fazer. A imagem (cubo_chamfer ) é o material do Arch&design que eu estou usando A imagem em Preto e branco é a representação do PNG com alpha e a azul sem textura vista de cima é como eu quero aplicar o PNG com Alpha, se eu fosse deixar a peça estática tudo bem dá pra fazer no photoshop mas ela vai girar.
Vc quer que o branco seja branco mesmo, não um cromado, né? Pra isso tem que usar um material blend. Faz o seguinte, primeiro, abre o logotipo no photoshop, crie uma camada nova e pinte ela de preto. Deixe essa camada como fundo do logotipo, e salve isso como um jpg. Se o seu logo é branco, vc tem agora a imagem do logo num fundo preto, certo? Essa vai ser sua máscara. Agora, volte no Max, escolha uma amostra nova de material e selecione um material Blend. Nesse material, em Mask, carregue a imagem que vc acabou de fazer. No Material 1, vc arrasta o material arch&design cromado, e no material 2, vc põe outro material, só que branco. Se quiser agora vc pode mudar independentemente os parâmetros de cada material, tipo brilho do material branco, a cor do material cromado, etc. Se o material fiicou o inverso do que vc queria (fundo branco e logotipo cromado), é só dar um "Swap" entre o mat.1 e o mat.2 ou então voltar nas propriedades da máscara, onde tá escrito Output, bem lá embaixo, vc habilita "Invert". Espero que seja isso que vc queria fazer. Eu lembro que tive uma vez um problema com o blend e ele não funcionou do jeito que eu queria, não lembro por quê nem o que fiz na época, mas o método que descrevi funciona, acabei de testar.
Cria o material de alumínio, do lado cria o material da pintura azul. Seleciona o material blend no map browser e copia o alumínio e a pintura para os dois slots do blend. Coloca o PNG no slot blend amount e pronto. Mas sua iluminação está errada, está usando shadow map e o mental ray não usa shadow map, dá esses defeitos ai na sombra!
Primeiro tem que estudar os princípios do mental ray, não serve apenas trocar de scanline para mental ray, tem muita coisa do scanline que não funciona no mental ray, tem que usar as coisas de cada render e o max tem dois renders, então complica, precisa saber o que é de um, o que é de outro e o que funciona nos dois. No mental ray todas as luzes tem que usar raytrace shadows, nenhuma outra sombra fica boa. Tb não é bom usar materiais standard, tem que ser o arch&design que é do mental ray. O material standard funciona mas não fica tão bom no render, o arch&design fica melhor e mais realista.
Pessoal muito obrigado pela resposta me ajudou muito, realmente eu já tinha utilizado o BLEND só que não estava entendendo o princípio de funcionamento da máscara, eu estava usando da forma errada. funcionou perfeitamente agora muito obrigado a todos!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717353.

Total de membros registrados: 143145

Últimos membros registrados: VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455.

Usuário(s) on-line na última hora: 513

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.