Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Guilherme Galiciani   São Caetano do Sul - SP - SP
Gui Silva   cotia - SP
mdpontes   Macapá - AP

Portfólios Ver Mais

humbertovasconcelos duar   Porto Seguro- Ba- Brasil - BA
Leandro Malheiro   São José do Rio Preto - AC
ricardodestro   sao paulo - AC
melon3d   Porto Alegre

Editable Mesh - Ajuda Urgente

Por: 3dsmax  

Em: 27/07/2004 18:47

Olá, gente!!! Eu tô com uma dúvida, e para variar é sobre o Editable Mesh!! A minha dúvida é a seguinte: Como eu posso deletar uma edge ou vertex sem "rasgar" a malha do objeto? Tem algum jeito? Ou eu só posso diminuir os vértices ou edges usando o Collapse? NOTA: Quando eu uso o collapse para unir dois ou mais edges ou vertex o objeto se deforma, e não é isso que eu quero!!! Quem puder me ajudar, ficaria muito grato!!!
assim velho esqueça editable mesh e use editable poly é muito melhor com mais recursos de cortar remover emendar loops e tralala!! Blzinha Fui!
Patrick A Haraguti D-3
www.d3gamestudio.com
[email protected]
isso q o d-3 falo é a partir do max 5, antes é uma merda o editable poly, num tem nda e é uma merda, mas tem a vantagem de, por exemplo, poder apagar uma edge sem rasgar a malha, ja expliquei a pergunta, o editable poly num rasga a malha quando detela uma edge, mas mesh rasga, eu acho mesh uma bosta e so uso quando realmente preciso.......
P2 350mhz 196mb video onboad 8mb http://andreisperid.vila.bol.com.br
então, mesh pode ser uma bosta, mas é um mal necessário, pois o poly não é nada mais que um mesh melhorado. por trás dos novos recursos ainda está a velha estrutura de faces com 3 vertices. se vc está fazendo no mesh, está mexendo com a malha no seu estado "bruto". então, para retirar ou colocar edges, vértices polígonos tem que depois reconstruí-los. como??? se por exemplo vc desenhar um box e colapsar pra mesh. aí digamos que vc deleta o poligono superior dele. ficou um buraco né??? então, ainda no modo polígono ative o botão create. para criar um poligono precisamos de no minimo 3 pontos, no caso 3 vertices. clique num dos vertices do buraco clique no vertice adjacente em sentido antihorario e no proximo vertice da sequencia clique duplo, formando um triangulo retangulo. ao dar o clique duplo vc verá que uma superfície é criada. caso não consiga ver, é porque vc criou o poligono invertido (se tiver feito no sentido horario), aí teria que dar um flip nele. bom delete o poligono que acabou de criar. os poligonos preferidos dos modificadores de superficia para subdivisão, como o meshsmooth são os de 4 lados, pois dão uma divisão em numeros sempre constantes. bom, nesse caso tá fácil, temos quatro vertices e um buraco, é só clicar no sentido antihorario nos primeiros 3 e no quarto clicar duas vezes, e pronto, temos de novo o poligono que foi deletado no começo. isso pode ser bem sacal, principalmente se tiver que cobrir um buraco com digamos, uns cem vertices, hehehe. mas se tratando de cg, há muito mais coisas que nossos olhos não viram ainda... ah, dependendo do caso pode usar o mofidier cap holes para preencher os vazios do mesh, se a suavização dos poligonos criados ficar estranha, mexe nos parametros de smoothing do modifier. depois pode colapsar pra mesh de novo. tudo isso é trabalhoso, por isso é bom aprender bem o funcionamento do mesh, e quando souber bem ele, mas eu digo bem mesmo, então mude para poly. porque??? poly é um modo aperfeiçoado do mesh, onde por padrão os poligonos tems 4 lados. se vc acreditar nisso com todo o coração, algum dia vai se deparar com problemas insolucionaveis, e quebrará a cabeça por um longo tempo... porque os poligonos seja em mesh ou poly tem na verdade 3 lados e isso é um fato que muitas pessoas ignoram quando pegam o max já da versão 6 ou 5. Um abraço!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
Oi gente, tudo bem? Concordo plentamente com o aabb. E vale lembrar que tanto em Mesh quanto em Poly, se deletar uma Edge vai abrir a malha sim porque é impossível a malha se manter se uma Edge for deletada, é com 3 Edges que se forma um polígono, se uma é deletada o polígono deixa de existir, é por usso que falo que quem começou no Max recentemente e foi direto para Poly não sabe modelar tão bem quanto quem começou com Mesh, acho que tem que estudar Mesh antes e depois partir para Poly, dai só usar Poly, mas Poly é uma ilusão de ótica sobre o Mesh, que facilita muito a modelagem mas esconde certas coisas, em Mesh pode tornar uma Edge invisível ou tornar uma Edge visível, e isso pode fazer muita diferença. Abraços
Obrigadão gente, vocês tiraram um peso das minhas costas, muito obrigado pela maravilhosa explicação!!! Um forte abraço!!! :D
no meu max, deletar a edge nao rasga a face....... no meu max tem uma serie de coisas estranhas com o editable poly, incluindo o de nao poder clonar edges, nao rasgar a malha quando deleta a edge, e outras coisas toscas, isso é normal??
P2 350mhz 196mb video onboad 8mb http://andreisperid.vila.bol.com.br
Não eh só o seu não.... mas acontece q assim como no meu teclado, no seu deve ter duas teclas importantes pra responder essa pergunta (em Poly)....a backspace(setinha pra tras)....e a del (delete).... uma remove a edge (mesmo assim o recurso não eh aceitável em todos os casos), o q visualmente não deforma a estrutura enquanto q o DEL exclui junto com a edge, vertices, etc...envolvidos diretamente com ela...ai rasga a estrutura.. Nao esquecendo q isso... em Poly...
Reyffer Augusto
Oi gente, tudo bem? Comigo não acontece essas coisas, então não sei o que pode ser. Já viram se não é só nas viewports, tipo, no render está normal? Porque se for isso é o modo do display de vídeo. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710605.

Total de membros registrados: 138068

Últimos membros registrados: cavalcantesuetam, oxyscrema, ennecopro, bodybloom, NutrimRezensionDE, Suvasha026, wrinkless, waltereastmood.

Usuário(s) on-line na última hora: 720, sendo 26 membro(s) e 694 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: rafaelgmarotta, Carlos E. Nogueira, geotaltal, rafa.carvalho, cavalcantesuetam, Danielreis, Henrique Ribeiro, Eduardo Ramos, Felipe Duarte, Lucas Reis, Duda, th3one, mastermax, Ale Marques, Renatto, TadeuB79, Daniel Monteiro, Esdras, nandao, Rodrigo, Baldo, Nuno, magster, Thiago, Gibran Farfud, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.