então, mesh pode ser uma bosta, mas é um mal necessário, pois o poly não é nada mais que um mesh melhorado. por trás dos novos recursos ainda está a velha estrutura de faces com 3 vertices. se vc está fazendo no mesh, está mexendo com a malha no seu estado "bruto". então, para retirar ou colocar edges, vértices polígonos tem que depois reconstruí-los. como??? se por exemplo vc desenhar um box e colapsar pra mesh. aí digamos que vc deleta o poligono superior dele. ficou um buraco né??? então, ainda no modo polígono ative o botão create. para criar um poligono precisamos de no minimo 3 pontos, no caso 3 vertices. clique num dos vertices do buraco clique no vertice adjacente em sentido antihorario e no proximo vertice da sequencia clique duplo, formando um triangulo retangulo. ao dar o clique duplo vc verá que uma superfície é criada. caso não consiga ver, é porque vc criou o poligono invertido (se tiver feito no sentido horario), aí teria que dar um flip nele. bom delete o poligono que acabou de criar. os poligonos preferidos dos modificadores de superficia para subdivisão, como o meshsmooth são os de 4 lados, pois dão uma divisão em numeros sempre constantes. bom, nesse caso tá fácil, temos quatro vertices e um buraco, é só clicar no sentido antihorario nos primeiros 3 e no quarto clicar duas vezes, e pronto, temos de novo o poligono que foi deletado no começo. isso pode ser bem sacal, principalmente se tiver que cobrir um buraco com digamos, uns cem vertices, hehehe. mas se tratando de cg, há muito mais coisas que nossos olhos não viram ainda...
ah, dependendo do caso pode usar o mofidier cap holes para preencher os vazios do mesh, se a suavização dos poligonos criados ficar estranha, mexe nos parametros de smoothing do modifier. depois pode colapsar pra mesh de novo.
tudo isso é trabalhoso, por isso é bom aprender bem o funcionamento do mesh, e quando souber bem ele, mas eu digo bem mesmo, então mude para poly. porque??? poly é um modo aperfeiçoado do mesh, onde por padrão os poligonos tems 4 lados. se vc acreditar nisso com todo o coração, algum dia vai se deparar com problemas insolucionaveis, e quebrará a cabeça por um longo tempo... porque os poligonos seja em mesh ou poly tem na verdade 3 lados e isso é um fato que muitas pessoas ignoram quando pegam o max já da versão 6 ou 5.
Um abraço!!!