Oi Malucow, tudo bem?
O Cs é muito bom sim, é um dos melhores sistema de animação de personagens, mas tudo que é muito automático limita mais o animador, com Bones faz tudo que quiser e com perfeição, além de ser muito mais gostoso de animar, mas depende de conhecer bem o sistema e praticar bastante, sabendo Bones você usa o CS de cabo a rabo melhorando muito a estrutura "durona" dele, e consegue movimentos mais naturais além de mover tudo com mais facilidade, nem precisa dos Footsteps, pode fazer um Rig e usar a estrutura dele só para não ter que fazer uma em Bones, mas ainda assim é melhor fazer em Bones porque tem mais maleabilidade, por exemplo o ante-braço, ele gira, e usando apenas um Bone como é no Biped fica ruim de fazer esse giro, deforma o Mesh, com Bones você cria diveros Bones pequenos no antebraço para fazer o papel de um só e assim poder girar, entende? É meio complicado porque tem bilhares de coisas envolvidas.
Já o Phisique, é muito superior ao Skin, o Skin nasceu do Phuysique, antes não existia o Skin, o Max não tinha um sistema de Skinning, era usado o X-Form, enquanto que o Physique já era o que o Skin é hoje, o Skin é uma versão simplificadíssima do Physique, inclusive o Physique é a melhor parte do CS, dominando Bones vai preferir envelopar com o Physique uma estrutura Bones normal.
Pense num outro exemplo, imagine se tivesse assas o seu personagem, como faria com o Biped, usando Bones poderia criar as assas com eles e linkar na estrutura dos Biped que é Bone também, saca porque é importante saber Bones primeiro?
Agora no seu teste ai, era para funcionar, tipo, cria o Biped, vai no Footsteps Mode e clica no creat multiple footsteps para ir rapidinho, depois de criados clica no Creat Keys for inative footsteps para habilitar e criar a animação.
Agora é só ligar o AutoKey e selecionar o Bone do biped que deseja mover, tenta mover o braço para você ver, ele tem keys criados já pelo CS, por isso pode acontecer movimentos bruscos se não arrumar esses keys prévios antes.
Abraços