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Help- Biped do CS4

Por: malucow  

Em: 01/08/2004 10:38

aew galera, to com um problema aqui, eu criei um personagem, criei um biped e jah envelopei as vertices, mas agora eu não estou conseguindo mexer os dedos do biped, eh alguma coisa que esqueci de ativar? desculpem minha ignorancia. :D
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Oi Malucow, tudo bem? Para poder usar legal o CS precisa saber bem Bones e principalmente RIG, porque vai encontrar diversos problemas como esse, você pode fazer um painel com a configurações de Wire para mover os dedos da mão facilmente usando o Custom Atributes, é bem típico com Bones e poderia ajudar muito nesse caso, mas fazendo "na mão" como está querendo, tem que estar com pelo menos dois Footsteps ativados, porque ele não anima sem, ou ficar no KeyFrame mode mesmo, mas o normal é com Footesteps, ai com a animação ativada é só ligar o AutoKey e mover como deseja, veja que o CS criou Keys, pode deletar ou usar como referência para modificar, porque ele faz a animação básica dos braços. O ideal mesmo era estudar bones e rig, porque usando um braço só com Bones pode testar bem a parte de Rig, assim até poderia fazer um Rig para mover com desenvoltura o Biped em Key frame Mode mesmo. Abraços
aew, valew andré. mas usando os bones do max mesmo se consegue um bom resultado? tipo eu acho que o CS eh melhor, mais eu não gostei do modo de envelopar do CS, com aquele Physique, por isso usei o Skin do max, ah, o footsteps que vc diz eh mandar o personagem andar neh? eu fiz isso e usando as keys mesmo assim não funcionou, acho que vou usar o padrão mesmo.
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Oi Malucow, tudo bem? O Cs é muito bom sim, é um dos melhores sistema de animação de personagens, mas tudo que é muito automático limita mais o animador, com Bones faz tudo que quiser e com perfeição, além de ser muito mais gostoso de animar, mas depende de conhecer bem o sistema e praticar bastante, sabendo Bones você usa o CS de cabo a rabo melhorando muito a estrutura "durona" dele, e consegue movimentos mais naturais além de mover tudo com mais facilidade, nem precisa dos Footsteps, pode fazer um Rig e usar a estrutura dele só para não ter que fazer uma em Bones, mas ainda assim é melhor fazer em Bones porque tem mais maleabilidade, por exemplo o ante-braço, ele gira, e usando apenas um Bone como é no Biped fica ruim de fazer esse giro, deforma o Mesh, com Bones você cria diveros Bones pequenos no antebraço para fazer o papel de um só e assim poder girar, entende? É meio complicado porque tem bilhares de coisas envolvidas. Já o Phisique, é muito superior ao Skin, o Skin nasceu do Phuysique, antes não existia o Skin, o Max não tinha um sistema de Skinning, era usado o X-Form, enquanto que o Physique já era o que o Skin é hoje, o Skin é uma versão simplificadíssima do Physique, inclusive o Physique é a melhor parte do CS, dominando Bones vai preferir envelopar com o Physique uma estrutura Bones normal. Pense num outro exemplo, imagine se tivesse assas o seu personagem, como faria com o Biped, usando Bones poderia criar as assas com eles e linkar na estrutura dos Biped que é Bone também, saca porque é importante saber Bones primeiro? Agora no seu teste ai, era para funcionar, tipo, cria o Biped, vai no Footsteps Mode e clica no creat multiple footsteps para ir rapidinho, depois de criados clica no Creat Keys for inative footsteps para habilitar e criar a animação. Agora é só ligar o AutoKey e selecionar o Bone do biped que deseja mover, tenta mover o braço para você ver, ele tem keys criados já pelo CS, por isso pode acontecer movimentos bruscos se não arrumar esses keys prévios antes. Abraços
eh, mas o problema eh aprender a criar bones em 4 dias, porque criei um personagem pro meu barquinho no contest, esse eh o problema, vou tentar aqui aew eu falo o que aconteceu, valew aew pela ajuda andré. :D
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ah, num preciso mais de ajuda, como eu sou burro!, era soh usar o comando de rotação,hehe
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Oi Malucow, tudo bem? Desculpe cara, achei que você que você queria animar, foi mau. Se é só para colocar o personagem em Pose são outros quinhetos, faz no KeyFrame mode mesmo e depois dá Collapse para ficar só o Mesh na posição que deseja. Agora quanto a usar o Rotate para fechar os dedos, putz, coisas assim realmente passam batido porque nunca iria imaginar que o problema era tão simples, lembre sempre, em qualquer estrutura o rig dos bones dos dedos não são feitos como o resto do corpo, vai usar o Wire Rotation no eixo correto, então sempre é com Rotation. Estou curioso para ver sua imagem final, tenho certeza que vai ficar muito boa, boa sorte no contest. Abraços

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