É possível limpar materiais não usados?

Por: Alexandre Costa  

Em: 23/09/2010 15:40

Sou novo por aqui e não sei se a pergunta é repetida... Alguém sabe como faço para excluir mapas não aplicados nas cenas? Por exemplo, a cena tem vários mapas no material editor (porém somente alguns estão sendo usados). Existe uma maneira prática de deletá-los? Utilizo esse recurso no Sony Vegas e no Adobe After Effects, mas no 3ds max eu não achei. Obrigado!
Eae Alexandre. E so selecionar o Slot q quer apagar, e logo embaixo tem um X.. e so clicar nele. abraços
Mas no 3ds max 2011 é diferente. Nem achei onde deleta, na verdade nem precisa deletar...hehe O esquema de criar materiais no 3dmax 2011 é bem melhor agora.
Obrigado Maurício, Mas minha dúvida é sobre cenas complexas, onde nem todos os materiais estão no slots visíveis. Isso acontece principalmente quando importo arquivos com o merge, deleto alguns componentes destes, mas seus mapas permanecem. Seria um recurso semelhante ao "remove unused footage" do After. Abraços
Bem lembrado Darfferson, estou trabalhando no 3ds max 2010. Obrigado
Alexandre, entao quando o material não está aplicado em nada, e vc tira ele do Editor, automaticamente ele some! material sem aplicação não fica na biblioteca da cena. abraços.
vc pode usar somente um slot se quiser, vc pode aplicar o material e deletar, ele fica no slot scene, ou caso deseje reavê-lo, vc clica no conta gotas e sobre o objeto com o material. Eu particularmente costumo testar o material e logo depois deleto. Abraços!
Abre o Material Editor vai em "Utillits>Condense Material Editor Slots" vai juntar os materias que estam na cena e eliminar o que nao estiver usando.
Obrigado Juliano!!! É exatamente isso que procurava!!! Os materiais não aplicados na cena não interferiam no render, mas com esse recurso fica tudo organizado. Abraço!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717353.

Total de membros registrados: 143145

Últimos membros registrados: VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455.

Usuário(s) on-line na última hora: 524

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.