Oi 3dmaxer, tudo bem?
Realmente é bem demorado usar MetaParticles, porque o objeto Mesh é gerado na hora do render em cada quadro, mas depende também muito da configuração como o regis disse, se o objeto for muito complexo, composto de muitas partículas com size baixo, vai demorar pacas mesmo e pode até dar falta de memória para processar, pode ajustar o valor de Coarseness no render para melhorar o tempo de cálculo do objeto, mas vai diminuir a qualidade, tente primeiro diminuir o número de partículas e aumentar o tamanho delas.
Partículas depende de bastante processamento e memória RAM, Meta Particles então, dependem de mais ainda, tem outras opções um pouco mais leves, como o Blob Mesh a partir do Max 6, mas nesse aspécto o Real Flow é imbatível.
Agora o PyroCluster e After Burn apesar de fazerem líquidos com Meta Particles, não são muito adequados para isso, o Real Flow é bilhares de vezes melhor, o PyroCluster e o After Burn são mais para efeitos volumétricos em partículas, ai são outros quinhentos, renderizam num tempo legal, mas se fizer um material volumétrico no Max e aplicar nas partículas também renderizam legal, só que é muito difícil deixar tão perfeito quanto o After Burn, PyroCluster e Ultrashock, que são próprios para isso.
Abraços