DÚvida Como Usar Plug-in Color Correct+ Lp-autogamma- Lcs.

Por: Danilo  

Em: 21/11/2010 04:34

Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!! ;) Estou escrevendo pra vcs pessoal porque eu estou estudando bastante as técnicas de LINEAR COLOR SPACE ou LINEAR WORKFLOW pro Mental Ray, aonde nós temos que usar o gamma com valores de 1,80- 2,2 dependendo de cada monitor em específico. Bem, a técnica é ótima, realmente pra maquete eletrônica fica bem mais real em relação a técnica de iluminação Old school, porém me deparei essa semana com duas dúvidas que são o título desse post que estou abrindo aqui pra gente. A minha primeira dúvida diz respeito ao uso do plugin "Colour correct" para usar na ténica LINEAR COLOR SPACE, falando especificadamente do render Mental Ray. Instalei o plugin porém não sei aonde eu acho ele. Era para aparecer nas opções embaixo de Standard primitives mas eu não a vi. Segue o link pra download do plugin Color correct para o 3ds Max 2010- x64. http://www.cuneytozdas.com/forum/topic.asp?TOPIC_ID=645 ( PLUGIN COLOR CORRECT- 3DS MAX 2010- 32 e 64 bits ). O que eu ouvi falar é que é ruim usar o plugin color correct porque vc tem que mudar o gamma das texturas de uma por uma, o que demora bastante e lhe atrasa em vários serviços. Mas o site Scriptspot lançou um ótimo Script chamado LP- Autogamma que com somente um clique vc muda todas as texturas e shaders para o gamma que vc está trabalhando, porém não consegui usar esse script porque ele pede um plugin por fora chamado 3ds max 2009.gup, porém não tem esse plugin para a versão do 3ds Max 2010, esse é o maior problema. Segue o link do script Autogamma que a priori facilita a vida demais de quem usa a técnica do LINEAR COLOR SPACE. http://www.scriptspot.com/3ds-max/plugins/autogamma ( SCRIPT AUTOGAMMA- LINEAR COLOR SPACE- MENTAL RAY). Olha o que diz a mensagem do script Autogamma: Este é um script que simplifica o processo de trabalho para Linear Workflow: O script aplica uma cor correta com uma gama de 2.2 para cada material em texturas tempo de renderização IE e cores planas. Trabalhos grandes de projetos com múltiplos xref's sendo criado por vários membros da equipe de modo a evitar problemas de ter que aplicar manualmente as cores corrige usamos esse script. Nós desenvolvemos este script cerca de 6 meses. Pode remover com CC após cada render (que eu não tenho que clicar em cor corrige no meu editor de material) mapeamento de cores de gama linear 2,2 (cores marcadas não afetam ) e pronto, LWF para Dummies. INSTALAÇÃO: O arquivo Gup. vai para pasta plugins e mcr. vai para macroscript Customize Lastpixel e colocar o plugin no quad menu que você preferir. E, obviamente, você precisa instalar script colour correct. http://www.cuneytozdas.com/software/.../ # ColorCorrect Um video legal sobre Mental Ray Workflow no Vimeo. http://vimeo.com/3979023 ( Mental Ray Workflow ). Bem pessoal, minha dúvida é como usar o plugin Colour correct e o script LP- Autogamma para o 3ds Max 2010. Obrigado pela atenção de todos e tenham um ótimo Domingo. Abraços!! __________________________ [i:bceaf620a7]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:bceaf620a7]
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!! :) Descobri que o plugin colour correct é pro V-ray e não pro mental ray. Para quem trabalha com o Mental Ray já tem o shader Utility Gamma & Gain (mi), o ruim é que tem que aplicar em cada textura que estiver na cena. Era bom recompilar esse plugin para quem usa o Mental Ray e também esse script para o Mental Ray . Obrigado a todos de qualquer forma. Abraços!! __________________________ [i:c211bf1f95]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:c211bf1f95]
Danilo, Não é necessário nenhum plugin. Se os dois campos do Bitmap Files, nas configurações de Gamma estiverem com 2.2, o Max vai aplicar essa configuração de Gamma nas texturas. Se ainda assim ficarem escuras (tudo vai depender de como as texturas foram geradas), vc pode mudar o gamma delas para 1. Se usar somente cor no slot Color, use o shader Gamma& Gain (Utility Gamma & Gain, nas versões anteriores a 2011). Abraço,
O color correct ja vem no max não lembro a partir de qual, mas o 2010 eu sei que vem e funciona no mental ray.
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!! :) Leandro Oliveira: ai cara!! tudo bem?? muito obrigado pelos esclarecimentos, ajudou bastante mesmo Leandro. A idéia do gamma dos bitmaps files eu já sabia mas de qualquer forma sua ajuda foi muito salutar. O shader de Utilities Gamma & gain (mi) está me ajudando demais, colocando os mesmos no diffuse de cada textura, quando eu não tenho que mudar a cor das texturas pelo override. Fla3DMadness: ai cara!! tudo bem?? sobre o seu comentário muito obrigado pela presença e pela participação. Me ajudou de alguma forma. Ei Fla, para o pessoal que usa o Mental Ray é "chato" ter que ficar trocando o gamma de todas as texturas (somente as do diffuse) porque não precisa mudar o gamma das texturas de bump, nem se specular, nem de displacement e nem de normal map. Achei um script bem interessante pro Mental Ray que muda todos os gammas de todas as texturas que estão na cena com apenas um clique. Na verdade esse script muda é todos os objetos que estão na cena para o valor do gamma correto que vc trabalha no seu monitor. A seguir posto o link desse maravilhoso script para ajudar a todos nós. O nome desse script para o Mental Ray é Utility gamma., o mesmo é bem acessível. http://www.scriptspot.com/3ds-max/scripts/mentalray-utility-gamma-adder ( SCRIPT MentalRay Utility Gamma Adder ) Baixem o script debaixo no nome "Attachment". ;) http://www.akramparvez.com/ ( Nesse outro site tem outros scripts bem interessantes do 3ds Max, vale a pena o pessoal conferir pra ver). Abraços Fla!! Sucesso pra vc!! __________________________ [i:b0143cb4d3]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:b0143cb4d3]
Interessante, pena q migrei a pouco para o max 2011...
Pois é, mas como a textura que mais usamos é a diffuse eu deixo o input bitmap em 2.2 e na hora de usar o displace eu coloco o gamma dele em 1.0 na hora de abrir o arquivo.
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!! :) Fla3DMadness: ai cara!! tudo bem?? ótima dica Fla, eu também uso as texturas sempre dessa forma. As de displacement e outras eu deixo normal, com o gamma em 1.0 mesmo. Somente as texturas de diffuse que eu deixo o gamma em 1.80 por causa da calibrarem do meu monitor. Belas dicas Fla, vai ajudar muita gente. Abraços!! ___________________________ [i:e9d65ef9ac]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:e9d65ef9ac]

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717350.

Total de membros registrados: 143143

Últimos membros registrados: layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455, Whispers, dtabach.

Usuário(s) on-line na última hora: 497

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.