Oi Marcos, tudo bem?
Iluminação é uma das coisas mais difíceis em 3D, depende de muita prática, e também de estudar do começo, conhecer as técnicas de iluminação em 3D, não é a mesma coisa que no mundo real, tem muitos macetes que pode usar para solucionar a iluminação de uma cena, e quando entrar Radiosity ou GI no meio, ai complica bem, depende demais dos materiais, depende de criar materiais reais para usar na cena, reais em suas propriedades físicas para a luz poder ser tratada corretamente quando incidir sobre eles.
Olha o tópico sobre iluminação Standard no Max criado pelo Aberto Raposo, ele fez uma iluminação legal num teste só usando as luzes padrões do Max, com técnica as sombras não vão ficar pretas, pode ter até sombras tipo Area, mas depende de treino e prática, o difícil de testar iluminação é o tempo de render, uma pequena mudança até na posição de uma luz pode mudar completamente a cena, mas só renderizando que pode ver isso, então ter as manhas do programa para conseguir os melhores tempos de render no teste sem prejudicar a percepção das sombras e efeitos de materiais que está estudando é muito importante.
Como pode ver, iluminação engloba muitas coisas, sugiro que esqueça o Light Tracer, o Radiosity e qualquer plugin de render, estude as luzes do Max, todos os seus parâmetros, depois procure por tutoriais na net em inglês com técnicas de iluminação, mna 3Dtotal por exemplo, e aprenda essas técnicas, vai ser muito importante em qualquer render que for usar, quando estiver iluminando bem só com as luzes padrões do Max ai passa para o Light Tracer, em seguida para o Radiosity e ai pode escolher um plugin de render de última geração para estudar, quando terminar isso vai estar fazendo imagens com qualidade fotográfica em qualquer situação.
Abraços