Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

julioras   Curitiba
Avs   Rio de janeiro Nova iguaçu - AC
Marcelo Guarrata   Maringá - PR
robson cardoso   Londrina/PR - AC
Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR

Portfólios Ver Mais

Samuel   Brasil/MG - MG
Fellipe_jf   Brasil - AC
Rafaelbn   Recife - PE

OpenEXR File Format

Por: Dr-Who  

Em: 20/08/2004 13:42

Alguem tem ideia de como isso funciona , eu estava vendo no site e me parece que tem que usar C++ pra rodar nao entendi direito , alguem tem alguma nocao de como eh que eh usado isso ?
OpenEXR traz uma tecnologia de formato de imagem que pode ser trabalhada on-the-fly, agora pra explicar isso é que pega, mas vou tentar. A groso modo, você cria uma imagem e nela vão todas as informações que compem os pixels, estas informações podem ser reguladas modificando a aparência da imagem sem que se altere as informações originais dos pixels. A apresentação da imagem é a imagem original mais as configurações que rodam instantaneamente e modificam aquilo que você vê, e você pode salvar do jeito que você ve sem alterar o original. Quando você abrir novamente a imagem, ela vai carregar aquela regulagem que você fez, pra isso eu acho que o aplicativo deve rodar com um suporte a Visual Basic ou algo que permita essa transformação 'ao vivo'. O resultado disso é que você pode alterar e utilizar a imagem em várias regulagens diferentes, gravando só as diversas configurações sem ter que fazer cópias da imagem, pois o original continua sempre inalterado.
Oi gente, tudo bem? Muito boa a explicação do MP, é bom conversar com o pessoal que manja de programação porque conhecem o útero do negócio. Agora tentando puxar mais para CG, o OpenEXR é um HDRI como os outros, a diferença é que é muito melhor, tem dezenas de recursos a mais e tem mais qualidade, é desenvolvido pela ILM, a legendária Industrial Light And Magic do legendário George Lucas. Para ler esse formato de HDRI no Max você pode pegar o plugin gratuito distribuido pela Splutterfish no endereço http://www.splutterfish.com/ Abraços
eu estava tentando carregar o plugin do openexr para photoshop e n~]ao funcionou, alguém tem idéia porque?
www.greenlamp3d.com
Oi Malucow, tudo bem? Nunca ouvi falar de um plugin para carregar HDRI no PhotoShop, e não vejo como seria possível porque o PhotoShop não aceita a escala HDR, o único programa de tratamento de imagens HDR é o Photogenics, existem programinhas para conversões, troca de expossure e pequenas correções como o HDRShop, mas pintar em HDRI que eu saiba só mesmo o Photogenics. Até seria interessante se tiver mais informações desse plugin, links e coisas assim que eu posso anunciar na Três D1 para todos os leitores ficarem conhecendo. A única possibilidade que eu vejo é o plugin converter o HDR para RGB com o expossure escolhido pelo usuário, mas vai virar uma imagem RGB, não vai mais ter as propriedades de uma imagem HDR. Abraços
mas eh, eu tb achei estranho, não sei se entendi direito, mas lah no site do openexr www.openexr.org, na seção downloads tem um plugin para o photoshop 7, dizendo que com ele é possivel abrir as imagens nesse formato no PS, ele necessita que o Visual Studio.NET esteja instalado, e por isso eu não estou conseguindo fazer o plugin funcionar, se alguém conseguir me fale. aqui os links : http://www.openexr.org/downloads.html link direto para o plugin: http://www.openexr.org/downloads/EXRFormatWin_1_0_7.zip
www.greenlamp3d.com
ah, achei o dll que faz o plugin rodar no Photoshop, aqui vai o link dele, eh soh renomear de "msvcr71d.3" para "msvcr71d.dll", depois copie e cole na sua pasta do sistema do windows ( windows/System32/) http://cvs.sourceforge.net/viewcvs.py/*checkout*/vegastrike/data/msvcr71d.dll?rev=1.3 consegui fazer ele funcionar, euu peguei uma imagem de um céu simples, abri ela no PS, salvei como openexr, fui no 3ds, botei essa textura como bitmap em qualquer shader, como se vc tivesse colocando um mapa hdr, mas em vez disso eh openexr, depois eh soh aplicar como background no GI de seu render, qualquer duvida eh soh postar aew, fiquei de cara com esse openexr ;)
www.greenlamp3d.com
Oi Malucow, tudo bem? Cara, muito boa essa sua dica, eu não testei ainda porque estou sem o PhotoShop 7 aqui, estou com a porcaria do PhotoShop CS, mas já não aguento mais os problemas dele com Alpha, então vou desinstalar e colocar o 7 de novo. Quero muito testar isso porque eu não vejo como o PhotoShop pode abrir e salvar uma imagem na escala HDR. Vc disse que testou ai no Max depois de salvar, colocando no Environment do V-Ray, é isso? Ou usou na Sky Light com o MR? Veja que isso é possível com imagens RGB. Poderia testar diferente, colocando essa imagem como reflexo de algum metal, e olhar se os pontos de alta intensidade de luz estão com aquele brilho estourado ou estão meio apagados, se estiver meio apagado é RGB. Em que extensão ele salva? Vc abriu uma imagem comum ou um HDR, se for uma imagem comum não tem como transformar em HDR no PhotoShop, porque não tem a informação das intensidades luminosas de cada pixel da imagem. Eu coloquei essa notícia hoje na Três D1 para todos os leitores ficarem sabendo, deixei o link deste tópico, assim quem sabe outras pessoas testam também e a gente discute melhor isso aqui. Se ele realmente permitir ler uma imagem HDR no PS, tratar e salvar em HDR novamente, eu vou passar mau aqui. Abraços
aew adminin, valew eh, a imagem eh convertida pra RGBA de 16bit, e acaba perdendo suas informações, mas eu estou vendo como converter essas imagens HDR para Openexr por C++, se eu conseguir eu passo os códigos e tals, mas antes eu vou arranjar o Microsoft Visual Studio ;)
www.greenlamp3d.com
Oi Malucow, tudo bem? Eu acho que o HDRShop converte, não tenho certeza, não estou com nada instalado na máquina, estou só com o windows aqui. O Photogenics também deve converter, e tem outros programas de HDRI por ai, algum converte, as edições mais comuns pode ser feito no HDRShop mesmo, que é gratuito, para pintar em HDR só o Photogenics mesmo. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710606.

Total de membros registrados: 138072

Últimos membros registrados: Virk, fabriciostm, mariaalrb, machadowr, cavalcantesuetam, oxyscrema, ennecopro, bodybloom.

Usuário(s) on-line na última hora: 725, sendo 20 membro(s) e 705 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Le_Andro, Cledson, Renatto, Fabio Amorim, Nuno, fabriciostm, Reinaldo Silva, Eduardo Ramos, Gabriel.C, Frederico Wagner N. R., Augusto Peixoto, Duda, Moura, Pedro Juliato, Thiago Couto, Ale Marques, Felipe Duarte, Ricardo Paranhos, Luana Chen, Virk.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.