renderizar sequência no after effects sem trancos

Por: eduardoqf  

Em: 26/12/2010 19:51

Tá anotadíssimo fla. To vendo que terei que me debruçar legal no after, mas pelo menos agora eu não erro mais para salvar os vídeos. abraço!
Estou com bastante vontade de aprender animar uma maquete, mas etá dificil.
Oi, Eduardoqf O Alex Roman é muito competente. Não canso de ver os vídeos dele. Fla3DMadness Poderia dizer qual é a forma mais adequada de fazer o render no max pra depois trabalhar no After Effects? Estou querendo animar uma Panorâmica. Coloco a imagem no Background e giro a câmera 360 graus. Fiz render com uns 800 quadros e mesmo assim a animação não ficou suave. O tempo da animação ficou em 17 segundos pra dar uma volta completa. Ficou tão ruim que dá dor nos olhos. :) Fiz até um tópico com esse problema e coloquei um vídeo no youtube com outra panorâmica como teste: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=70441&highlight= Eduardoqf Desculpa se estou bagunçando teu tópico. É que estou desesperado. :)
Não existe uma forma adequada, ja fiz trabalho tanto em 30 como 29,97 e 24fps no max ja fiz até em 12fps pra web, vc só precisa avisar o after para interpretar corretamente no interpret footage que eu falei acima. E depois a composição tem que ser criada no mesmo frame rate pra não bater, teu video no youtube parece bater no mesmo problema de diferença de frame rate entre o footage e a composição ou até na hora de exportar o video, o ideal é que ele seja consistente em todas as etapas, saca?
Fla3DMadness "parece bater no mesmo problema de diferença de frame rate entre o footage e a composição ou até na hora de exportar o video, o ideal é que ele seja consistente em todas as etapas" Essa parte eu entendi, mas a forma como eu exporto do max é a ideal? (Exportei do max como sequência de JPG e então usei o After Effects pra unir essas imagens.)
Stenio, não bagunça nada, só ajuda. Gostei da idéia de animar uma panoramica. Podemos então renderizar uma imagem usando o panorama exporter ou mesmo o shader wrap around, botar no enviroment como spherical e renderizar em separado, sem ter que iluminar nada. Acho que uma outra opção seria animar apenas o parametro de rotação (spinner) sem ter que nem usar camera. Stenio, a animação de panoramica que vc fez parece distorcida. Como se a lente que foi usada na criação da imagem fosse diferente da lente que vc usou no max. Fla, será então que usando a interpolação do AE, podemos usar o strech para aumentar tornar o vídeo maior sem perda de qualidade...seria como investir numa máquina nova, sem ter que gastar dinheiro :D vlw!!
Eduardo: "Acho que uma outra opção seria animar apenas o parametro de rotação (spinner) sem ter que nem usar camera." Poderia dizer como é que se faz isso? É no material editor e usando a vista Perspective? "A animação de panoramica que vc fez parece distorcida. Como se a lente que foi usada na criação da imagem fosse diferente da lente que vc usou no max." Essa panorâmica que usei com teste, eu peguei na NET. Ela é uma foto e é uma spherical. Não faço a menor ideia como evitar a distorção.
Stenio, para fazer render o BG sem usar uma câmera, devemos carregar a imagem panorâmica e carregar num mapa bitmap para o enviroment, depois copiar como instância para o material editor e mudar o modo para screen. Se a imagem for feita a partir de uma esfera você muda para o modo spherical. Feito isso você configura o viewport background para mostrar a imagem no fundo da tela do max (alt + b) e marca a casinha "match rendering output", marca também "use enviroment background" e "show enviroment background". Feito isso vc pega a imagem e verifica o apect ratio dela dividindo a altura pela largura. No meu caso, eu fiz uma foto panorâmica com o meu celular e o tamanho resultante foi de 1408 x 192 pixels. Dividindo isso temos o aspect ratio de 7,333. No material editor vc tem que usar o valor para o "tiling" de 1 no campo de cima e 7,333 no campo de baixo. Para arrumar o tamanho da imagem vc utiliza sempre múltiplos iguais desses valores como 0,5 e 3,666, por exemplo até que a imagem case com o tamanho da safe frame. Depois é só ajustar o timeline para 450 frames ou o que for necessário, ligar o autokey e animar o spinner "u" do campo offset até fazer o giro corretamente. Depois de renderizar tudo eu montei a sequência novamente no after ajustando todos os valores que citamos acima para evitar os indesejáveis trancos. Acabou que o resultado final ainda ficou com uns tranquinhos, mas nada grave no arquivo de vídeo original. Pode ser porque a imagem original tem uma resolução muito baixa.. não sei. mas o curioso é que postando no youtube ficou dando muitos trancos ainda
Eduardo. Muito obrigado por esse verdadeiro tutorial de como fazer animação com panorâmica. Logo quando tiver um tempinho vou renderizar de novo e ver se fica bom. No youtube ficou com trancos demais mesmo. Esse problema dos trancos parece que é mais complicado de resolver do que parece. Será que se aumentar o numero de frames para uns 2 mil resolve? Uma coisa interessante é que quando coloco o vídeo no DVD Player pra assistir na TV, os trancos diminuem bastante. Vou ver se hoje arrumo tempo pra fazer mais testes.
Que bom que ajudou stenio, Sobre a quantidade de frames tem que testar pra ver se funciona. Tem uma mansira mais fácil de fazer isso que é direto pelo after apenas enquadrando e utilizando o pan. Daí não teria que gerar os quadros e carregar para o after, pois ele mesmo faria o trabalho. Só que eu não saberia como fazer isso com uma imagem esférica. Eu até aproveitei o tema e estou fazendo uma panorâmica esférica com o wrap around para gerar os frames Vou tentar fazer um strech reduzinho o tempo para ver se consigo comprimir os frames para uns 60fps visto que renderiza bem rápido. QUando terminar eu posto aqui. abrs!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717341.

Total de membros registrados: 143142

Últimos membros registrados: PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455, Whispers, dtabach, Vanotium34.

Usuário(s) on-line na última hora: 356

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.