Stenio, para fazer render o BG sem usar uma câmera, devemos carregar a imagem panorâmica e carregar num mapa bitmap para o enviroment, depois copiar como instância para o material editor e mudar o modo para screen. Se a imagem for feita a partir de uma esfera você muda para o modo spherical. Feito isso você configura o viewport background para mostrar a imagem no fundo da tela do max (alt + b) e marca a casinha "match rendering output", marca também "use enviroment background" e "show enviroment background". Feito isso vc pega a imagem e verifica o apect ratio dela dividindo a altura pela largura. No meu caso, eu fiz uma foto panorâmica com o meu celular e o tamanho resultante foi de 1408 x 192 pixels. Dividindo isso temos o aspect ratio de 7,333.
No material editor vc tem que usar o valor para o "tiling" de 1 no campo de cima e 7,333 no campo de baixo. Para arrumar o tamanho da imagem vc utiliza sempre múltiplos iguais desses valores como 0,5 e 3,666, por exemplo até que a imagem case com o tamanho da safe frame. Depois é só ajustar o timeline para 450 frames ou o que for necessário, ligar o autokey e animar o spinner "u" do campo offset até fazer o giro corretamente.
Depois de renderizar tudo eu montei a sequência novamente no after ajustando todos os valores que citamos acima para evitar os indesejáveis trancos. Acabou que o resultado final ainda ficou com uns tranquinhos, mas nada grave no arquivo de vídeo original. Pode ser porque a imagem original tem uma resolução muito baixa.. não sei. mas o curioso é que postando no youtube ficou dando muitos trancos ainda