workflow

Por: nilson  

Em: 24/01/2011 19:55

beleza galera 3dzeira? turma o que quer dizer workflow? vi um link de estudo de iluminaçao interna e um membro disse que fez a maquete usando linear workflow,oque e isto?
nilson
nilson, Workflow (fluxo de trabalho) é uma série de passos interligados. Serve para organizar de uma forma linear ou não-linear as etapas de um processo. O termo workflow pode ser empregado de várias formas. A mais comum delas é quando um determinado trabalho é desmembrado em partes. Quem é da área gráfica (não necessariamente 3D) sabe que há muitas formas de se fazer a mesma coisa. Workflow é mais ou menos isso, é uma forma organizada de se fazer algo. Mas vale lembrar que não existe um workflow certo ou errado. O que existe é um workflow que funciona da melhor forma possível para um determindado profissional, em uma determinada situação. E para que isso seja possível, é preciso muita prática. Com a prática sendo exercida mais e mais, é possível desenvolver workflows eficientes para cada tipo de trabalho. Abs, Chris Rezende.
entao,como trabalho com maquetes como seria um workflow? como eu começaria ? ou cada pessoa desenvolve o seu proprio? gostaria de saber um pouco mais,pois sinto uma certa desorganizaçao ,por minha parte,na hora de começar a construir uma maquete. talvez com o conceito de um workflow eu consiga melhorar esta parte.
nilson
Bom, como disse o chrisresende, isso varia de pessoa pra pessoa (ou empresa). O meu work flow "geralmente" acontece assim: 1 - Adequação do projeto em dwg para ser exportado para o Max; 2- Criação da volumetria (o 3d propriamente dito); 3- Configuração da luz e da(s) camera(s) com previews para aprovação; 4- Configuração e aplicação dos materiais; 5- Renderização de preview em baixa para aprovação e/ou alterações; 6- Renderização em alta e pós tratamento da imagem; &- Gravação da(s) imagem final em cd para entrega ao cliente. "Geralmente" é assim que eu trabalho.... porquê uma vez ou outra, dependendo do prazo, rola de acrescentar mais uma coisinhaou, um detalhe a mais, um cuidado maior, ou, queimar uma etapa... Era isso o que você queria?? Ou algo mais detalhado?
\"Os pés vão aonde o coração leva\"
nilson, Para maquetes, aconselho estudar tutoriais e assistir vídeos do tipo "making-of" sobre o assunto (o mesmo método pode ser aplicado a outras áreas de 3D como modelagem de personagens, rigging, entre outros). Desta forma, você poderá observar como os artistas mais experientes trabalham e, consequentemente, absorver pontos positivos do workflow deles. Mais adiante, você será capaz de "mesclar" partes de diferentes workflows, criando a sua própria workflow. Lembrando que não é vergonha fazer igual ou parecido com que os outros fazem (pelo menos não no sentido de método de trabalho). Muitos artistas consagrados da história se basearam em métodos e procedimentos de outros artistas, da mesma época ou de épocas anteriores. Há ainda o fator da prática, onde é possível perceber o que funciona e o que não funciona para cada trabalho. Com o estudo e a prática, você estará munido para desenvolver suas próprias workflows no ramo de maquetes eletrônicas. Eu não entendo muito de maquetes, mas o workflow que o kuwan escreveu me parece muito bom. Já é uma referência para você começar. Abs, Christiano Rezende.
Você pode adquirir o dvd de maquete da 3d1, ele tem 1 workflow sensacional, e se vc segui-lo, com certeza vai ganhar tempo, e consequentemente $$$. http://www.tresd1.com.br/loja.php Abraços!!!
kuwan:cara era isso mesmo,nao conseguia seguir uma linha den pensamento na hora da produçao.com certeza sua dica vai me ajudar e muito,obrigado e ate mais. chrisrezende:obrigado cara,tenho estudado bastante,mas assuntos focados dentro de cada ferramenta e a pouco tempo estou arriscando uma produçao inteira,valeu pela dica,brigadao. doggone:entao quero muito adquirir este dvd,acho que ele vai ser a chave que me falta,e nao restarao mais portas. este ano começou bem e acho que no fim do mes vai dar para encomendar o meu. vou aproveitar e pegar tambem o de mental ray,dizem que e muito bom tambem.mas valeu mesmo,ate qualquer hora.
nilson
Boa sorte cara!! ps: pow, vc é de SJC, tenho mtos amigos ae, eu morava em Caraguá.
entao doggone sou de sjc sim. estou tentando trabalhar na area de maquetes aqui na cidade.nao e um trabalho muito seguro ainda. as pessoas acham tudo caro. mas me fala de onde sao os seus amigos,e algum deles mexe no max?ou com computaçao grafica? em caragua so conheço uma praia que se chama massaguaçu,tive uma obra la perto. valeu e ate mais.
nilson
Linear workflow é quando trabalha com correção de gamma durante todo o processo de produção da imagem.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717341.

Total de membros registrados: 143142

Últimos membros registrados: PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455, Whispers, dtabach, Vanotium34.

Usuário(s) on-line na última hora: 410

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.