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Cursos no RJ, graduação, etc.?

Por: Bloody Wine  

Em: 14/09/2004 01:02

Olá a todos! Vejo que a maioria aqui mexe muito bem com 3D e computação gráfica em geral. Gostaria muito da ajuda de vocês, sendo "veteranos" na área. É o seguinte: faço faculdade de informática no RJ e sempre me interessei por 3D. De uns tempos pra cá, vi que a área que me interessa mais realmente é a de design gráfico, principalmente 3D, de preferência ligado a design de interiores ou jogos. MAS a minha faculdade não tem nada a ver com 3D mesmo, já estou no 3º período, e fico com receio de estar na área errada... :(:( Vocês fazem o que da vida? Trabalham com 3D? Fazem alguma faculdade específica sobre isso? Ou fazem outra faculdade, e um curso de 3D por fora? Gostaria de saber mais sobre quem já atua na área, ou mesmo sobre quem não atua mas sabe muita coisa - e se você for do RJ, tem algum curso que me indicaria? Eu mexo com 3D por hobby desde 2001, nunca fiz curso, aprendi tudo sozinha. Eu realmente adoraria fazer um curso, aprender mais, aprofundar os conhecimentos na área, mesmo que não chegasse a fazer uma faculdade disso. Se alguém trabalha com isso, como anda o mercado de trabalho para desenvolvedores de jogos, ou 3D em geral? Muito obrigada pela ajuda de todos! Espero conseguir boas respostas e decidir o que fazer...
http://77simlane.angeltowns.com http://www.premiere.rg.com.br
Oi Bloody Wine, tudo bem? Normalmente você não aprende 3D na faculdade, e mesmo os cursos que englobam 3D muitas vezes não usam os programas mais conhecidos do mercado, então é por fora que aprendem, ou fazendo cursos, ou lendo tutoriais na internet, ou as duas, mas em todas as formas vai depender de muito estudo e dedicação, tem que gostar mesmo, porque para dominar um soft complexo de 3D, seus plugins, as técnicas envolvidas e os softs que trabalham em conjunto leva anos, mais do que o tempo da faculdade. Geralmente as pessoas escolhem a área de atuação que deseja, pois 3D se aplica a várias áreas, e assim faz a faculdade daquela área, por fora aprende o 3DS Max, seus plugins, PhotoShop, AutoCAD, Premiere, Combustion, depende da área que vai atuar para escolher os softs. Pode por exemplo fazer faculdade de Arquitetura, vai sair manjando de arquitetura mas não de 3D, então precisa do AutoCAD, do Max e do PhotoShop se não for fazer animação, ou pode fazer faculdade de cinema, vai sair manjando de cinema, mas não de efeitos especiais e 3D, vai precisar do Max, do Combustion, do Premiere, para começar, graduação em 3D e efeitos especiais não vai encontrar, em qualquer produtora que entrar vai ver que os profissionais de lá aprenderam sozinhos, são autodidatas nisso, fizeram faculdade de publicidade ou coisa parecida. Se você aprendeu sozinha é um ponto para você, porque mesmo que faça cursos para se aprimorar tem o dom de ser autodidata, tem facilidade com isso, então vai poder chegar no topo do 3D, trabalhando sempre com as ferramentas mais recentes quando estiver manjando, porque muita coisa não livros, tutoriais na net ou cursos, quando tem demoraram bastante para sair, só quem é autodidata consegue sempre estar usando o que tem de mais novo na área. Agora se tem vontade de fazer curso sobre isso deve aproveitar que está no Rio de Janeiro, ai é muito bom para CG, tem a AZMT que é a melhor escolha de 3DS Max e Combustion da américa latina, os caras fazem produções para cinema e tv também, são feras. Abraços
Muito obrigada, André! Percebi que as coisas deveriam ser mesmo assim. Vou procurar sim esse curso da AZMT, sabe onde posso encontrar? Tem algum site ou telefone de contato? O que me preocupa é que para "ser contratado" para trabalhar com 3D de alguma forma possa precisar de um diploma ou certificado de curso, já que nunca fiz nada do tipo não tenho nada que prove que eu sei mexer nisso. Você trabalha com o que? Eles pedem esses certificados ou não precisa? Tenha um bom dia, abraços!
http://77simlane.angeltowns.com http://www.premiere.rg.com.br
Olá.. Não esquenta com isso de diplona, certificado ou algo do genero, nesta area pelo menos aqui no Brasil nao conta muito nao, o pessoal quando precisa pede que seja enviado seus trabalhos, a partir dai eles avaliam o que vc sabe fazer, e nao vai contratando assim nao, vc fica um tempo de esperiencia trabalhando nos projetos e talz e assim eles veem se realmente vc sabe fazer....agora logico se vc tiver um diploma da Vancouver Film School (um centro de treinamento de CG muito conceituado) ja é outros quinhetos :D
Fagner Granella
Programador Oracle PL/SQL - Java
OI Bloody Wine, tudo bem??? Eu acho que essa pergunta que vc se faz todo mundo, ou pelo menos grande parte do pessoal daqui também já se perguntou. mas eu penso de forma similar ao Granella e ao tresd1, o que importa é realmente vc conhecer o software, dominar todas as técnicas possíveis pra nunca ficar num beco sem saída, porque diferente de outras áreas, aqui um diploma não te salva absolutamente. se vc nao manjar mesmo do programa logo o pessoal da empresa saca e a menos que nao tenham outra opção, é rua. eu tb tento ser autodidata, aprendi muito com os tutoriais daqui e do próprio max, apesar de me considerar um completo iniciante em muito aspectos. na minha opinião, cg serve para quem é apaixonado por ela, tipo pessoas que preferem às vezes desenhar um objeto a assistir um filme, porque cg é divertido, é gratificante ver um objeto que vc fez e ficar admirando ele, renderizando, mostrando pros colegas, pros pais. por isso acho que é melhor ser autodidata, numa escola queiramos ou nao é sempre uma turma grande, o professor nao tem todo o tempo do mundo para ensinar e esclarecer as dúvidas de todos. sei disso porque dei um curso básico ede max na minha faculdade como horas complementares com duração de 80 horas. e não consegui passar tudo que eu imaginava, porque cada pessoa tinha uma dúvida diferente, ou apanhava em algum passo. e olha que só eram 15 pessoas, 4 horas por aula. no final do curso os alunos produziram alguma coisa, mas bem pouco, mesmo porque eu notei que só uns dois se dedicavam com vontade mesmo. alguns dos trabalhos estão em http://www.curso3dsmax.ubbi.com.br/. depois pode dar uma olhada. Um abraço e benvinda ao fórum!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
Passei um tempo fora, mas agora estou de volta e vou dar minha humilde opinião. Eu mesmo comecei a faculdade de designer gráfico visto que só mexer nos softs não dá camisa pra ninguém. Eu acho que não adianta manjar muito da ferramenta se vc não souber o que fazer com ela, e um pouco de teoria ajuda e muito, é sério. Pode ter pessoas que são craques em modelar, ou iluminar e etc e tal mas se enrolam para fazer uma composição decente, usar uma paleta de cores correta e muito menos dar uma mínima explicação do pq disso ou daquilo. O problema é que o mercado está sempre em busca de mão de obra barata e quando aparece alguém completo de agarra-lo com unhas e dentes. A ralação fica para os apertadores de botão. Eu sinto isso na pele e, por isso, decidi me qualificar. Isso não garantia de nada, mas ajuda a se impor um pouco mais no mercado e disputar através de argumentos sólidos quando o cara acha que é só apertar meia dúzia de botões e o trabalho dele está pronto. Isso dificulta até na hora de se cobrar por um freela. Acho que realmente falta mais cursos para tvz baratear os custos através de concorrência dos poucos que já existem por aí, a internet ajuda tb e dá pra aprender muito pelos foruns da vida (aqui principalmente), mas se pudermos ser mais especialistas daremos um grande salto no mercado e, quem sabe, passaremos a ter um pouco mais de valor.
eu concordo com o flavio marcelo em elguns pontos. coloco como exemplo eu mesmo, mexo em 3d já há algum tempo por hobby, mas antes de conhecer esse fórum e começar a trabalhar na áea, ficava totalmente perdido quanto ao profissionalismo da cg, e até hoje tenho bastante dificuldade em algumas áreas. eu trabalho com maquyete eletronica, área diretamente relacionada com arquitetura. o meu maior problema na minha opinião é a decoração dos jardins, eu fico meio perdido, sem idéias, porque é uma coisa que eu nunca tinha reparado antes, como são os jardins. por isso acho importante haver um poto de equilíbrio, não se enfiar tanto só no software e esquecer o mundo à sua volta, porque senão fica sendo o que o flavio comentou "apertadores de teclas" com muita técnica, muito conhecimento, mas pouca ou nenhuma criatividade pra por em prática esse conhecimento. acho importante o cara pensar em fazer algum curso relacionado à fotografia, arte, decoração, design e essas coisas, porque mesmo que lá vc não aprenda absolutamente nada em 3dsmax, com certeza criará noções que serão muito úteis na aplicação de técnicas que conhecer. o andré comentou esses dias que o cara pra ficar bom tem que fazer um curso como arquitetura e paralelamente ir estudando o max, porque aí reune o melhor dos dois mundos, o da técnica e o da arte. eu concordo com isso em todos os aspectos, faço ciencia da computação que não tem nada a ver com cg, mas o que aprendo na faculdade me ajuda a conseguir aproveitar melhor os recursos do computador, me abre a mente pra algumas coisas como o estilo do particle flow, maxscript, etc... Um abraço!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
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Oi Bloody Wine, tudo bem? O endereço da AZMT é www.azmt.com.br Abraços
Oi Bloody Wine, tudo bem? O endereço da AZMT é www.azmt.com.br Abraços

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