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ajuda em animação simples

Por: pablofonseca  

Em: 20/09/2004 23:51

estou precisando fazer uma animação bem simples, como no esquema abaixo: minha pergunta é: como faço pra linkar as esferas de cima apos um certo número de frames? qual seria o melhor método para fazer essa animação? como remover um obj da cena após um determinado nº de frames?
seguinte: Pra linkar um obj durante determinado tempo.. e soltar depois vc deve fazer o seguinte: selecione o obj q deve ser linkado. Vá ao painel de Motion. selecione "Transform" no painel "Assign Controller".. Escolha "Link Constraint" e dê Ok. Bem.. agora vc terá 2 botões.. o "Link to World" e o "Add Link". O link to world é pra vc linkar o objeto com o mundo.. ou seja, vc movimenta qlqr coisa e ele não vai estar linkado com nada. no add link, vc adiciona um link com um objeto ou alguma coisa.. vamos a um exemplo: Se vc quer fazer uma mão levantando um copo e o soltando na mesa. no frame 0, adicione um link to world no objt. anime a mão de forma como se pegasse o objeto e depois soltasse na mesa. no quadro em q a mão se "pega" o copo, dê um add link e selecione a mão. no quadro em q a mão "solta" o copo, dê um "link to world". é isso aí! Infelizmente vc não pode fazer com q um objeto suma da cena.. vc pode esconde-lo. Faça o seguinte: No quadro em q vc quer q o objeto esteja visível, adicione um key frame e vá nas propriedades do obj. e em visibility, digite 1 novamente(ele deve estar marcado como 1,0). e no próximo quadro, adicione outro key frame e em visibility, digite 0. 0 = invisível 1 = visível se vc separar os quadros chaves.. sua visibilidade ficará animada. Abraços.
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valeu ziriguidum ajudou MUITO mesmo! []'s
Oi gente, tudo bem? Parabéns Ziriguidum, eu fico muito feliz de ver você ajudando os outros e com respostas tão precisas, lembro quando apareceu aqui a primeira vez fazendo perguntas estranhas, e hoje está ensinando, é um ótimo exemplo de quem tem vontade e tesão por 3D aprende bem e logo seguindo as dicas do pessoal aqui. Pablo, em 3D você não pensa como no mundo real, pode usar dos subterfúgios que o 3D oferece para fazer o que precisa, só interessa o tempo de render e o resultado final, é comum em 3D você sumir com objetos da cena para trocar por outros idênticos que vão sofrer efeitos especiais, como em simulações físicas por exemplo, então o recurso do Visibility que o Ziriguidum te falou é muito importante, pois é a melhor forma de "esconder" um objeto durante a animação. Lembre também do Mirror se vai fazer uma animação simétrica como essa, pode ajudar muito, usando o Mirror ou o Simmetry só faria metade das esferas. Abraços

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