Oi Abilio! Você chegou a ler o meu tutorial? Lá ele responde alguma de suas dúvidas:
qual a real utilidade de personalizar o " gamma " ? é para ficar mais facil de trabalhar ?
Sim, mas essa é somente a consequência. Ele é mais fácil porque é fisicamente correto.
é para deixar a imagem com a mesma aparencia independente do monitor na qual abre a imagem ?
Posso estar falando bobagem, mas é sim. Isso, claro, depende de o monitor estar corretamente calibrado para ver as cores certas na tela. O valor 2.2 é uma aproximação para monitores LCD; para o de tubo acredito que seja 2.5. Então, sim, é uma espécie de padronização, até porque o que é mostrado na tela seria fisicamente real.
é ruim deixar o " gamma " desligado no MAX ? por que ?
Não é ruim; isso depende de como você gosta de trabalhar. A vantagem da técnica de LWF é que ela é fisicamente correta e é mais fácil de iluminar. Agora, existem pessoas que gostam de trabalhar na técnica Old School, que é colocar várias luzes nos lugares que você deseja. Esse jeito é, digamos, mais artístico.
eu fui configurar o " gamma " do VUE 9 e parece que em 2,2 fica igual ao do max . Todos os programas de imagem teriam a mesma configuração do MAX ? ou os valores mudam de um programa para o outro ?
Sim, de preferência coloque todos os valores padronizados para não haver diferença de cores.
Espero ter ajudado.
Abraços.