Cristal de Quartzo com 3ds max e mental ray

Por: ricardocr  

Em: 15/03/2011 00:54

Olá pessoal, alguem conhece uma maneira de criar um cristal no 3ds max/mental ray? Digo, um cristal semi-transparente com volume interno, tipo quartz, como nas imagens anexadas? Estou tentando com o A&D, tentando aplicar um mapa na parte de "color at max distance" do refraction. Tb tentei o parti volume shader, mas não achei satisfatório. Pensei também em alguma solução atravéz de modelagem (criar os volumes internos do cristal na modelagem) e scattering talvez. Alguma idéia? Grato, Ricardo
Complicado isso, Ricardo. É um material complexo. Na verdade, acho que entra aí também a modelagem. Talvez com mapas vc consiga controlar as diferenças de tonalidade na refração, e na aplicação de efeito de transluscência. Não é tão difícil. Agora, o desafio é recriar os efeitos das clivagens internas do cristal. Acredito que só com a modelagem mesmo. Dentro do cristal, há fraturas, como se fossem faces dentro da pedra, que alteram o IR da luz em determinados pontos. Eu tentaria modelar estas faces dentro da pedra, tomando cuidado com a orientação destas faces. Mas não sei se ficaria bom.

www.zuinn.com.br/andresgsoares
Nossa não deve ser facil criar esse efeito, a dica do Dudamel é boa pode ser que de certo.
Oi Dudamel, foi exatamente o que eu pensei, trabalhar shader e modelagem juntos. Pensei até em usar o fracture para criar as rechaduras internas, depois levar para o zbrush e detalhar mais. Outra opção imagino seria usar algum tipo de volume shader, mas não achei nenhuma opção para o 3ds max/mental ray. Vocês conhecem algum shader volumétrico, tipo voxel ou que crie volumes baseado em mapas procedurais, a partir de uma geometria pré-definida? E valeu pelas dicas, dudamel!
ricardocr, achei mais interessante, num primeiro momento, a sua idéia de trabalhar shader e modelagem, podendo usar até o zbrush, aí vc trabalharia num modelo hi-poly. (mas sem usar um modelo low poly com o mapa normal aplicado, pois aí não há simulação das faces internas) Volume shader especifico pra isso não conheço, talvez exista.

www.zuinn.com.br/andresgsoares

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717341.

Total de membros registrados: 143142

Últimos membros registrados: PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455, Whispers, dtabach, Vanotium34.

Usuário(s) on-line na última hora: 383

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.