Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

saba.3d   Pindamonhangaba - AC
Antonio   SÃO PAULO/BRASIL - AC
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
Claudio   Vila Velha ES - AC
LauroVictorDesign   São Bernardo do Campo

Portfólios Ver Mais

maykjose   Rio de janeiro - RJ
Victor MS   Rio de Janeiro
Matheus   Itapetinga - BA

Reactor e roupa de personagem? Como fazer?

Por: Flavio  

Em: 07/10/2004 02:54

Fala pessoal, Estou com problemas pra fazer uma camisa com o reactor. Acontece que ao mover o personagem a camisa acaba entrando por dentro da barriga dele. Eu criei a camisa com editable poly, usei o "dmcollection" para o personagem, o "Clcollection" para a camisa, e atachei alguns vertices da gola e da abertura de baixo ao "def mesh" (personagem). É mais ou menos assim que se faz? O que pode estar causando o problema? Quais os vertices q eu tenho q selecionar neste caso? Tem alguma coisa a mais que eu tenha que configurar? Se alguém puder me dar uma luz eu agradeço... se souberem de um tutorial pra roupas com reactor... tô postando a imagem pra vcs verem o problema. valeu.
cara.. acho q isso soh funcionaria depois q a animação do pesonagem tivesse pronta.. ai voce poderia colocar a camisa na clothe collection e o personagem numa rigid body.. usando a opção "uniyelding" pra ele usar a tua animação pro personagem.. ai voce manda calcular a animaçao.. e ele cria os frames.. tem um tutorial sobre essa clothe collection, aqui na tresd1, vc deve ter visto.. mas os testes que eu fiz por aqui nao funcionaram muito bem em alguns aspectos.. o reactor nao aceitou muito bem um proximidade muito grande com a rigid body.. e deformou toda a malha.. como uma explosao, ou repulsa.. existe um plugin "soft cloth" pra isso.. mas sinceramente.. nunca vi em ação..
Oi gente, tudo bem? Explicit, não é com RigidBody que faz isso. Flávio, você criou as coisas corretamente pelo que falou, os grupos e os links, mas depende de configurar corretamente as propriedades do Reactor de acordo com sua cena, depende do tamanho da cena, e depende também de ter uma certa experiência com o Reactor, porque tem seus macetes, tem que usar do bom senso também, não vai usar um corpo detalhado como esse no cálculo né? Olha um exemplo bem simples que fiz uns dias atrás para mostrar para um amigo, fiz em 5 minutos, saiu de primeira, sem configurar nada do Reactor Cloth, nem nada, apliquei, ajustei as propriedades do Reactor e mandei calcular. http://www.tresd1.com.br/Temp/teste_reactorcloth.zip Abraços
Bem legal, a animação... Andre. Já fiz algo parecido, começa a ficar mais dificil na hora de dar mais realismo ao tecido(Movimento e aparencia)!! mas é como tu fala sempre, fazer... fazer... e fazer, para aprender. Em breve estarei novamente com um bom computador e poderei fazer meus exercicios. Outra coisa chata no reactor é que o tecido sempre fica muito longe do corpo, isso tira o realismo da cena, pois roupas tocam em nossos corpos... mas acho que isso tem como configurar? Valeu
Luis Estrazulas
Porto Alegre - RS
Oi Estrazulas, tudo bem? Concordo com você, mas não acho difícil ajustar os parâmetros do tecido para dar mais naturalidade, eu acho que é chato pacas, mas não difícil, porque é só ajustar aqueles poucos parâmetros do Reactor Cloth, só que é chato porque a cada ajuste tem que simular no preview do Reactor para saber se está certo, se a máquina for fraca ou o modelo for muito complexo, ai não tem jeito, tem que renderizar para poder ver se o movimento está certo, ai haja paciência para aturar, é chatíssimo e demorado, desanima quaquer um. Mas ainda é a melhor forma de fazer isso, pois os outros plugins nem tem esse preview, só renderizado mesmo. Eu costumava fazer um esquema na produtora, quando tinha que animar roupa eu fazia já gravava uns 15 arquivos do projeto com configurações diferentes para o tecido, a no final da tarde na hora de ir embora, eu colocava todos os arquivos na fila de render, no dia seguinte chegava e estava tudo pronto, assistia os vídeos e pegava o que ficou com a configuração mais adequada, ai era só mais alguns ajustes para ficar legal. Uma sugestão é sempre usar o Complex Force Model e o Spatial Model, porque roupa é difícil para ele calcular, estes itens tem mais recursos para controlar. Uma coisa importante é a modelagem, sempre que for ter uma costura, uma parte mais dura da roupa, depende de ajudar a "segurar" isso na modelagem, criando Edges e polígonos no lugar. Abraços
massa mesmo cara.. eu ateh tenho que fazer uma roupa hoje.. prum personagem, ia partir direto pro "simcloth" mas vendo isso que voce fez vou tentar com o reactor ;) mais dicas sao muito bem vinda.. ou quem sabe um link de tutorial :P
O Andre tem razão, eu troquei as palavras... chato é a palavra mais correta para esse caso, voce configura e testa, configura e testa, conf... ...até acertar ,e como a maioria de nós, pobres mortais, não temos "super máquinas" acaba ficando cansativo e chato esperar os resultados. Isso desanima muita gente, pois a maioria dos usuarios quer ver o resultado na hora. 3d é um exercicio de pratica e paciência, por isso só alguns conseguem atingir um bom nivel de conhecimento na área.
Luis Estrazulas
Porto Alegre - RS
É verdade, é um pouco desanimador ter q ficar testando e testando... eu até deixei de lado um pouco essa parte do tecido por enquanto, vou terminar outra parte e depois eu volto... mesmo assim valeu pela ajuda galera!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710611.

Total de membros registrados: 138076

Últimos membros registrados: deluronforte, Aahiravan026, Percivalgodfrey, Canithencer, Virk, fabriciostm, mariaalrb, machadowr.

Usuário(s) on-line na última hora: 415, sendo 3 membro(s) e 412 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Aahiravan026, claro_lima, deluronforte.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.