Oi Estrazulas, tudo bem?
Concordo com você, mas não acho difícil ajustar os parâmetros do tecido para dar mais naturalidade, eu acho que é chato pacas, mas não difícil, porque é só ajustar aqueles poucos parâmetros do Reactor Cloth, só que é chato porque a cada ajuste tem que simular no preview do Reactor para saber se está certo, se a máquina for fraca ou o modelo for muito complexo, ai não tem jeito, tem que renderizar para poder ver se o movimento está certo, ai haja paciência para aturar, é chatíssimo e demorado, desanima quaquer um.
Mas ainda é a melhor forma de fazer isso, pois os outros plugins nem tem esse preview, só renderizado mesmo.
Eu costumava fazer um esquema na produtora, quando tinha que animar roupa eu fazia já gravava uns 15 arquivos do projeto com configurações diferentes para o tecido, a no final da tarde na hora de ir embora, eu colocava todos os arquivos na fila de render, no dia seguinte chegava e estava tudo pronto, assistia os vídeos e pegava o que ficou com a configuração mais adequada, ai era só mais alguns ajustes para ficar legal.
Uma sugestão é sempre usar o Complex Force Model e o Spatial Model, porque roupa é difícil para ele calcular, estes itens tem mais recursos para controlar.
Uma coisa importante é a modelagem, sempre que for ter uma costura, uma parte mais dura da roupa, depende de ajudar a "segurar" isso na modelagem, criando Edges e polígonos no lugar.
Abraços