Oi gente, tudo bem?
Com certeza absoluta o Mental Ray vai continuar com a limitação de render em apenas um micro com no máximo dois processadores, nem teria como ser diferente, o Maya tem o Mental Ray a umas 3 versões e sempre foi assim.
O Mental Ray custa o dobro do 3DS Max, como vão colocar um render desse de graça no programa sem aumentar nem um centavo de dólar no valor dele?
Colocaram o Mental Ray para produções pequenas, quase caseiras, porque uma grande produção precisa de RenderFarm e neste caso tem que comprar o Mental Ray full.
É uma boa estratégia da empresa, deixam o Mental Ray mais popular porque os usuários em vez de pegar um render de terceiros partem para ele, e quando tiver precisando de poder de renderização acaba comprando o programa, porque não vai aprender outro render por causa disso, e teria que comprar também.
Na minha opnião as melhores adições ao 3DS Max 7 foram os Shaders de SSS para o Mental Ray, que antes dependia de Shaders de terceiros, e a integração do Character Studio, porque com o Motion Mixer temos um editor não linear de animação 3D dentro do próprio Max.
E não existe o 3D Studio Max 7, é 3DS Max 7, o nome do programa foi modificado na versão 4 para não confundir com o 3D Studio R4 for DOS, a partir do Max 4 passou a se chamar apenas 3DS Max, 3D Studio é o programa antigo.
Abraços