Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC
juliano.lins   Recife-PE - AC
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
Alisson Braga   Maceió - AL - AC
valdez   Curitiba, PR

Portfólios Ver Mais

mse   Novo Hamburgo
Rolnei   São Paulo - AC
rogeriodec   Ponta Grossa - PR - AC
Cristiane   São Paulo

Como gravar um vídeo em fundo azul?

Por: manoelrmjr  

Em: 22/10/2004 00:51

Olá galera!!! Eu agora estou precisando gravar um outro vídeo, que vou dar de presente a minha esposa, mas quero mudar o fundo da cena por outra que fiz no 3Dsmax, só tenho uma dúvida... 1) O tal fundo azul, ele é um azul qualquer ou só serve um azul específico? 2) O fundo tem que ser lizo como uma parede ou pode-se usar um pano azul de fundo? 3) Há algum tipo de regra para este tipo de gravação? Muito Obrigado!!!!!
Seja muito bem vindo manoelrmjr. Pelo que sei, e não é muito, pode ser qualquer tom de azul, mas eu gosto de usar um azul parecido com o do céu, um pouquinho mais escuro. Pode ser um pano sim, mas é bom que fique o mais esticado (lizo) possível. A "regra" é iluminar o fundo azul, e com outra luz iluminar a pessoa filmada. Procure fazer um fundo de bom tamanho, para permitir que a pessoa não fique muito próxima a ele, isso pode provocar um reflexo azulado na borda do corpo e atrapalhar o recorte da imagem. Tem tutoriais sobre croma key na 3d1, são sobre imagens fixas, mas pode ser aplicado a videos. Espero ter ajudado Boa sorte.
Luis Estrazulas
Porto Alegre - RS
Oi Manoel, tudo bem? Profissionalmente não é qualquer tom de azul que pode usar não, porque a cor é determinada pela luz, para um Croma ficar legal depende de manjar de iluminação real para estúdio, pois tem que iluminar com perfeição esse fundo, de modo que não gere sombras, não gere reflexo da cor azul no objeto, e que a cromância do fundo se mantenha uniforme, não é fácil. Se altera a temperatura da cor haverá variações que vão interferir na qualidade final do trabalho. A tinta própria para Croma Key custa uma nota a latinha, tem outras opções, e depende muito também do recurso de Croma que seu programa tem, por exemplo, os recursos do Combustion são iguais aos dos softs high end da Discreet, tipo Flame e Inferno. Abraços
Aztruzelas e Adminin, muito obrigado pela resposta, muito iluminou minhas idéias... Gostaria de perguntar mais uma coisa sobre o croma key: A cor só serve azul? Não posso usar um verde ou um fundo branco também? O programa Adobe Premier, é bom para trabalhar com o cromakey ou existe programa mais poderoso ainda? Obrigado!!!! :lol:
cara.. pelo pouco que sei.. pode ser usada qualquer cor diferente das cores do primeiro plano.. ate mesmo vermelho, caso por exemplo um objeto a ser filmado seja azul. o importante, como foi falado muito bem, eh a uniformidade na cor de fundo. ;) hmm.. e temos tambem o after effects da adobe e o combustion da discreet que possuem esse recursos.. q eu conheça.
Valeu Explicit!!! Porque a minha cortina azul não tá ficando esticada nem passando a ferro!!! rsrsrs O jeito vai ser filmar em frente a uma parede qualquer e lascar luz por todo lado... flw...
E ai, manoelrmjr! Que tipo de video tu vai usar?Proficionais ou amadores (VHS, SVHS e outros)? Qual o propósito? O andré tem rasão, mas acho que se for uma produção amadora, tipo VHS, dá pra usar "gambiarras" com resultados satisfatórios, como estudo ou mesmo diverção. Se o objetivo é apresentar como portfolio, é melhor usar equipamentos mais... digamos... profissionais.
Luis Estrazulas
Porto Alegre - RS
Oi gente, tudo bem? Realmente, pode ser qualquer cor que não tenha no primeiro plano, é difícil alguma coisa ser azul royal como o de Croma Key, mas o importante é que seja uma cor bem viva e não mude a cromância com a luz, porque normalmente as cores mudam conforme a luz, a própria para croma key não muda muito, facilitando a iluminação, que tem que ser perfeita para ficar realmente bom em qualquer situação, porque recortar um cubo do fundo azul é fácil, mas e um cabelo, e água, e fumaça? Ai depende de muita técnica e muita prática. Como o Estrazulas disse, se for para brincar em casa pode testar com qualquer coisa, quanto mais aumentar a qualidade das coisas que estiver fazendo, mais vai perceber que não dá para melhorar sem melhorar toda a parte de captura e composição, vai perceber que pode fazer coisas lindas em 3D mas não ficam boas quando compostas com os vídeos, porque a qualidade do vídeo é baixa, é ai que tem que melhorar equipamentos, iluminação e tudo mais. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710612.

Total de membros registrados: 138078

Últimos membros registrados: ketobhbpremium, Mhiwuwese, deluronforte, Aahiravan026, Percivalgodfrey, Canithencer, Virk, fabriciostm.

Usuário(s) on-line na última hora: 518, sendo 1 membro(s) e 517 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: claro_lima.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.