Oi gente, tudo bem?
Acho que nem tem 5 livros de Max 6 em português.
Sobre as mudanças, realmente no Max em si não mudou como mudou do 4 para o 5, houve muitas adições, principalmente na parte de animação, e houve também a melhoria de muitos recursos já existentes, como o Array, o Align, o Skin, entre outros.
Já o Mental Ray mudou drasticamente, apesar de não parecer, a forma de configurar agora é bem diferente, o MR foi modificado internamente, agora ele chega mais próximo do resultado do Radiosity, porque passou a usar algorítimos físicos para as luzes Photometrics, mudou a forma de emissão de Photons, o que pode confundir muito a configuração se acompanhar um tutorial do Max 6, porque agora cada luz emite Photons de acordo com a sua intensidade definida pelo Multipler, antes o Multipler não tinha influência nisso, se estava com 10 mil e tinha duas luzes na cena, uma mais forte e outra mais fraca, as duas emitiriam 10 mil photons, no Max 7 não é mais assim, a luz com Multipler maior vai emitir mais Photons que a luz com multipler menor.
O sistema de Caustics foi aprimorado, e agora está muito superior a qualquer outro renderizador, pois aceita transparência nas sombras do objeto que gera Caustics, que antes não aceitava, até postei um tópico sobre isso na Evermotion e o Pendzell, que é Deus lá me disse que isso era normal em todos os renders, agora no MR não é mais normal.
E como o aabb disse, o MR 3.3 está muito mais rápido, cerca de 30%, principalmente em cenas com bastante polígonos.
Tem um novo sistema de Motion Blur, muito mais rápido, tem um monte de modificações importantes. Acho que foi o que mais mudou no Max, o resto foi adição.
Abraços