Oi gente, tudo bem?
Anderson, você quer fazer uma cena 3D e na renderização gerar uma imagem HDRI?
Se for isso tudo bem, dá certo, agora se quer tirar uma foto de um lugar e transformar em HDRI é quase impossível, tem umas gambiarras que dá para fazer, mas é complicado e não fica 100%, só usando uma câmera própria para HDRI mesmo.
No caso de ser uma cena 3D, pode colocar para salvar em HDRI na janela Render, veja que não adianta salvar em HDRI depois do render, tem que já colocar lá no File o nome do arquivo e a extensão HDRI, para ele ir gerando conforme a renderização, pois é float point, como uma imagem RPF, não adianta salvar depois em RPF que não guarda os canais, e deve usar o Expossure Control.
Agora quanto ao uso da imagem HDRI como fundo, depende muito de cada renderizador e do que deseja fazer, se for apenas para colocar a imagem de fundo, não precisa ser HDRI, pode ser uma imagem normal, mas se deseja que a iluminação seja gerada por essa imagem, ai tem que ser HDRI, mas ai tem diversos outros macetes, nem sempre vale a pena dependendo da situação, o tempo de render será muito maior e vai precisar refinar bem mais as configurações do render para não gerar manchas, não deve usar uma imagem de alta resolução, vai demorar demais e vai gerar manchas com certeza, para iluminar com HDRI usa-se uma imagem em baixa resolução e com bastante Blur, por isso não é comum usar a mesma imagem de fundo, que tem alta resolução.
No Mental Ray por exemplo, você pode usar uma imagem de fundo e outra para gerar iluminação HDRI aplicada na Sky Light.
Insoc, você já leu o tutorial Background na Três D1? Nele eu explico isso, não adianta colocar de fundo uma imagem que não vai acompanhar a câmera, tem que aplicar numa esfera gigante ao redor da cena.
Abraços