Environment Map ou Environment modeler

Por: AndersonLS  

Em: 03/11/2004 15:01

Olá a todos Eu faço modelagem de estruturas e to afim d montar um cenario para que use ele sempre, dai eu só mudo a estrutura ou casa, eu não sei uso Environment Maps ou se modelo um cenario todo com montanhas, arvores, terreno e tudo mais ?. Aqui um exemplo de meu trabalho. Obs: Usei o 3dmax 6 com V-ray, Dreamscape, a modelagem é feita com boxes com poly, splines com lattice, as texturas alguams eu fiz procedurais, outras sao mapas do próprio 3d studio. Abraço à todos
Oi Anderson, tudo bem? Se você usa o fundo apenas para compor a cena, não há necessidade de calcular toda vez o render desse fundo, ainda mais usando o Dream Scape que pesa no render. O ideal seria você modelar a sua cena de fundo, completa, como preferir, faz um render dela em alta resolução, vai demorar mas é uma vez só, depois você passa a usar esse render como fundo, mas veja só, deve renderizar a imagem num formato panorâmico, a partir do Max 6 pode fazer isso nele mesmo, no Max 5 ou inferior precisa de um scriptzinho para gerar essa imagem neste formato. Assim quando aplicar no Environment com a opção Spherical vai ficar perfeito. Em baixo da sua estrutura você coloca um plane com Matte Shadow para fazer a sombra interagir com o fundo. O resultado final é idêntico e o tempo de render é imensamente menor. Abraços
o Adminin, kra grande idéia, eu não havia pensado nisso, porém eu estava tentando usar essas imagens HDRI, mais tive um grande problema, a resolução do background ficou horrível, vc tem algumas dicas com relação aos parametros de composição dessa imagem ? q software ou ferramenta eu devo usar para fazê-las ? Obs: nunca fiz um HDRI, apenas usei alguns prontos q achei na net, e foi com eles q percebi a resolução ruim Obrigado novamente !
Salve galera, Desculpe interromper a discussão, mas vou pegar carona... Vcs estão 5 passos a frente de mim nessa etapa... hehehe... Uma dúvida: qual a melhor maneira de encaixar um map como cenário de modo que ele se adapte as diversas cameras??? Tipo, como fazê-los acompanhar o meu horizonte da câmera??? Não sei se fui claro, mas acho que dá pra entender... Desde já agradeço... Márcio
Ponha mais emoção em sua vida: faça pipoca com a panela destampada !!!
Oi gente, tudo bem? Anderson, você quer fazer uma cena 3D e na renderização gerar uma imagem HDRI? Se for isso tudo bem, dá certo, agora se quer tirar uma foto de um lugar e transformar em HDRI é quase impossível, tem umas gambiarras que dá para fazer, mas é complicado e não fica 100%, só usando uma câmera própria para HDRI mesmo. No caso de ser uma cena 3D, pode colocar para salvar em HDRI na janela Render, veja que não adianta salvar em HDRI depois do render, tem que já colocar lá no File o nome do arquivo e a extensão HDRI, para ele ir gerando conforme a renderização, pois é float point, como uma imagem RPF, não adianta salvar depois em RPF que não guarda os canais, e deve usar o Expossure Control. Agora quanto ao uso da imagem HDRI como fundo, depende muito de cada renderizador e do que deseja fazer, se for apenas para colocar a imagem de fundo, não precisa ser HDRI, pode ser uma imagem normal, mas se deseja que a iluminação seja gerada por essa imagem, ai tem que ser HDRI, mas ai tem diversos outros macetes, nem sempre vale a pena dependendo da situação, o tempo de render será muito maior e vai precisar refinar bem mais as configurações do render para não gerar manchas, não deve usar uma imagem de alta resolução, vai demorar demais e vai gerar manchas com certeza, para iluminar com HDRI usa-se uma imagem em baixa resolução e com bastante Blur, por isso não é comum usar a mesma imagem de fundo, que tem alta resolução. No Mental Ray por exemplo, você pode usar uma imagem de fundo e outra para gerar iluminação HDRI aplicada na Sky Light. Insoc, você já leu o tutorial Background na Três D1? Nele eu explico isso, não adianta colocar de fundo uma imagem que não vai acompanhar a câmera, tem que aplicar numa esfera gigante ao redor da cena. Abraços
O adminin, valeu pelas dicas, tipow assim, eh isso mesmo q eu keria, fazer uma cena(padrao) e poder renderizar como Hdri, pois se eu usar os fundos d background terei cenas muito repetitivas devido as cameras tornarem-se padrões, eu quero o hdri para fundo a iluminacao nao tem muita importancia, eu jah fiz esse lance da esfera com textura cubica(normalmente uso para o ceu), porem eu queria fazer isso d um jeito q nao fosse tão a facão, pois na hora d editar vira uma bagunça ! valeu ai !

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