Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Sieben.Sieben   Rio de Janeiro, RJ - AC
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
clebercmds   Timbó - SC - SC
Juliano Kloss   Blumenau - SC - SC

Portfólios Ver Mais

Kassio Massa   São Paulo - SP
DavidMartony   centro da terra
annaluiza   Mairiporã-SP - AC
mlcalesco   Assis - SP

Uma velha dúvida de modelagem

Por: xtama  

Em: 05/11/2004 18:27

Pessoal, acho que ja postei essa dúvida antes. Porém, como ainda dominava pouco o max, ficou dificil explicar. Tenho fuçado bastante e já aprendí muitas coisas, ja modelei profissionalmente alguns projetos para o meu trabalho, já fiz anúncio publicitários veiculados em revistas, enfim, hoje domino um pouco mais essa poderosa ferramenta. Ainda assim, não consegui resolver essa velha dúvida de modelagem, já postada anteriormente. Sem mais lerolero, vamos ao problema: 1) Tracei no max um objeto irregular; 2) Apliquei o extrude; 3) O extrude tem a opção de incrementar a malha somente na extrusão (laterais do objeto extrusado). A face não tem malha. 4) Preciso agora aplicar um boolean. Não tenho sucesso pq não tenho malha nas faces. 5) Pergunta: é possível criar malha nas faces desse objeto? Se eu utiliza-se um box e o modificador FFD Box, chegaria próximo do objeto irregular e controlaria a malha para a aplicação do modificador boolean. Porém, não conseguiria um resultado final igual ao do traço, devido a complexidade do desenho.
Oi Xtama, tudo bem? Se eu entendi direito, você quer aumentar a resolução de um objeto extrudido, mas só consegue aumentar os segmentos da extrusão. Se for isso você deve lembrar que existem duas coisas controlando o objeto, um é a extrusão, o outro é a linha, a extrusão se baseia nos segmentos da linha, se aumentar os segmentos da linha vai conseguir aumentar a resolução da malha no outro sentido. Dentro do menu Interpolation da Line você pode definir quantos passos ela usa para fazer cada segmento, aumentando o valor de Steps e desabilitando o Optimize, a resolução da extrusão é aumentada. Agora quanto ao Boolean, como sempre falo aqui, ele não é uma ferramenta muita adequada para usar em Mesh, mesmo com bastante faces pode ter problemas no uso dessas operações, no Max o certo mesmo é modelar em Mesh, arrastando e cortando polígonos, soldando e editando vértices. Abraços
Grande dica! Obrigado pela atenção!
"Adminin" disse: Oi Xtama, tudo bem? Se eu entendi direito, você quer aumentar a resolução de um objeto extrudido, mas só consegue aumentar os segmentos da extrusão. Se for isso você deve lembrar que existem duas coisas controlando o objeto, um é a extrusão, o outro é a linha, a extrusão se baseia nos segmentos da linha, se aumentar os segmentos da linha vai conseguir aumentar a resolução da malha no outro sentido. Dentro do menu Interpolation da Line você pode definir quantos passos ela usa para fazer cada segmento, aumentando o valor de Steps e desabilitando o Optimize, a resolução da extrusão é aumentada. Agora quanto ao Boolean, como sempre falo aqui, ele não é uma ferramenta muita adequada para usar em Mesh, mesmo com bastante faces pode ter problemas no uso dessas operações, no Max o certo mesmo é modelar em Mesh, arrastando e cortando polígonos, soldando e editando vértices. Abraços
é xtama, eu ja apanhei muito usando o boolean, até que entendi que era melhor fazer as operações no braço mesmo, pelo menos assim vc consegue controlar totalmente o comportamento do mesh. o grande problema do boolean ao meu ver é que destroi a estrutura da malha, impossibilitando alterações de projeto, animação e dando mais dor de cabeça do que ajudando. por isso eu tenho tentado desenvolver tecnicas que minimizem o trabalho braçal, mas isso é so praticando, fazendo a mesma coisa de uns 5 jeitos diferentes pra vc ver qual o mais produtivo. Um abraço!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710613.

Total de membros registrados: 138079

Últimos membros registrados: diobene, ketobhbpremium, Mhiwuwese, deluronforte, Aahiravan026, Percivalgodfrey, Canithencer, Virk.

Usuário(s) on-line na última hora: 815, sendo 12 membro(s) e 803 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Osvaldo Arquiteto, Celso Borttoloto, qazxsw123, Leonardo, emersonforentin, Ronaldo, Cledson, Geraldo Nunes, Roberto Movanni, gago, Eng Damasceno, Starter.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.