Oi gente, tudo bem?
Sempre que eu divulgo qualquer novidade do Terragen aparece um monte de mensagens sobre ele aqui no fórum.
O pessoal que não conseguiu instalar deve ler atentamente as informações que estão no site dele, pois depende da máquina virtual do windows, tem que instalar antes se não tem.
E sobre os outros problemas, tem que lembrar que o programa está em desenvolvimento, não está pronto, essa segunda versão pública está prevista para lançar no meio de 2005, é um programa que está sendo desenvolvido lentamente.
Ele é muito legal mesmo, e fácil de usar, mas não chega nem aos pés dos principais softs para criação de paisagens 3D que existem no mercado, como o World Builder, o Vue Pro, o Mojo World, o World Contruction Set, entre outros.
Agora tentando responder as perguntas específicas do pessoal.
Texturas:
O Terragem não importa texturas, você cria com os mapas proceduriais dele, pelo menos na primeira versão que conheço bem, a segunda versão eu nem vi ainda.
Importação do terreno no Max:
Você pode importar em OBJ se não me engano, precisa do plugin de importação, o terreno vai como um Mesh sem texturas. Não vale a pena, dá para fazer um terreno igual no Max facilmente. Aquela qualidade do terreno no Terragen é só dentro dele, a sensação de detalhe é criada com os mapas procedurais dele.
Interação com o Max:
A melhor forma é usar a imagem de fundo mesmo, mas se quiser interagir de verdade tem como, mas dá trabalho.
Vai exportar o terreno para o Max e usar como Matte para interagir com a paisagem renderizada no Terragen em pós produção.
Para manter a posição e animação da câmera você usa um Script que tem para download no site do Terragen.
O Script que o Roger indicou é muito bom, mas só a versão comercial, porque a Free não faz tudo o que promete, já testei.
Abraços