Oi FireBoy, tudo bem?
Aquele efeito de fogo criado com Gizmos no Environment é uma imitação, fácil e prática para arquitetura, como uma lareira por exemplo, agora para fazer fogo de verdade, que se move como numa tocha, ai só usando partículas mesmo, precisa de um bom conhecimento nos sistemas de partículas e na criação de materiais volumétricos para elas, sabendo isso cria fogo, água, fumaça, poeira, areia, todas essas coisas com facilidade.
Dá uma olhada nos tutoriais sobre partículas na Três D1, com o que está explicado neles pode fazer fogo.
Por exemplo, no do PArray para quebrar objetos você aprende a usar o PArray, ai pode configurar diferente, para emitir partículas pelo objeto, fazendo o objeto "pegar fogo", lendo o tutorial sobre fumaça aprende a fazer materiais volumétricos, modificando a configuração consegue fazer fogo, em vez de tons de cinza passa a usar tons de laranja, amarelo e vermelho, aplica um Noise no Gradient do Diffuse e do Opacity, para deixar mais fagulhado, e muda para Additive no Extend Parameters, para saturar o que tiver por trás, e usa um mapa igual ao do Diffuse no Self-Illumination, para fazer o efeito de auto iluminado.
Abraços