Bom dia, pessoal. Problemas...
Seguinte, esse erro eu já tive em um modelo antigo meu e não consegui fazer desaparecer, mas como era um projeto pessoal, sem cliente, deixei pra lá. Mas essa coisa agora aconteceu de novo num modelo que eu tenho no trabalho, e só fui notar depois que mapeei e texturizei o maldito inteiro.
O que ocorre é que certos materiais (Arch & Design é o que está aplicado na imagem aí, mas já vi acontecer em SSS Fast Skin também) geralmente quando renderizados com luz MR area, exibem esses fragmentos de linhas pretas, parecidas com sujeiras, ao lngo de algumas edges. Até onde sei, isso é causado quando se muda o sistema de unidades do MAX enquanto se está com o arquivo aberto na Viewport. A partir daí, tudo que for geometria vai acabar com esse erro. Parece que essa praga só ocorre quando se renderiza o arquivo em vista ortogonal (sem perspectiva) ou com a câmera marcada com Orhographic Projection (idem).
Bom, a causa é conhecida, mas para consertar é que é uma novela. Parece que não existe método que resolva isso: Já tentei deletar o MeshSmooth e colocar outro, converter para Editable Mesh e depois de novo para Editable Poly, zerar o Transform e o Scale, colocar um Reset XForm e converter pra poly de novo, mudar outra vez as unidades do Max com o arquivo aberto... Já até exportei como .OBJ, abri no ZBrush, criei outro OBJ daí e importei de novo no Max, mas a caca persiste.
Sei que isso acontece com frequência, até respondi algumas dúvidas a respeito mas nunca vi alguém dizer que chegou a uma solução... Fazia algum tempo que não mexia no Max e não me deparava com isso, então não sei nem se tem um termo próprio pra isso pra fazer uma pesquisa mais completa, mas alguém aí sabe se existe uma solução, se inventaram um meio de consertar essa maldição? Porque parece que isso corrompe o arquivo de um modo sobrenatural, nunca vi coisa parecida! Queria fazer renders em orthographic projection com sombras suaves, pô!
Agradeço desde já.