V-Ray com MatteShadow

Por: az  

Em: 23/06/2012 20:35

Olá pessoal, sou novo aqui no 3D1 e estou tendo a maior dor de cabeça. Se alguém poder me ajudar agradeço a todos desde já.
Bem quando uso o Matte/Shadow para inserir algun objeto em alguma cena, ao utilizar materiais cromados, ou qualquer outro que seja reflecsivo (metal, acrílico, prcelana) a imagem deixa aparecer o fundo através dela, isto é, não refelete e sim deixa transpor o objeto na cena.
A foto que enviei, mostra este problema.
Já tentei de tudo, alterei os parâmetros nas propriedades do v-ray e do matte/shadow e nada.
Obrigado desde já,
Aires Zingano
Olá AZ, não sou muito bom nisso, más tive um problema para trabalhar com mateshadow com mental ray.
Para refletir, vc precisa jogar uma imagem no canal do basckground do material mate shadow, ai ela reflete no objeto, é por ai. mais tem tutoiasi aqui no site que pode te esclarecer melhor. Não sei se por vc estar usando o V ray faz alguma diferença, pois não sei trabalhar com o V ray. ok
Más de uma olhadinha nos tutoriais daqui do site, são muito bons mesmo.

Abraço
Antonio

Bom, não sei se entendi mas vou tentar ajudar.

Se você está usando o Matte/Shadow do render Scanline, esquece! O V-Ray tem seu próprio matte. Selecione o objeto para ficar em matte, clique com o botão direito e vá em V-Ray Propeties, no canto superior direito tem a opção Matte Propeties, clica em Matte Object, aí se vc deixar o alpha contribution em 1, seu objeto não aparece no render, mas aparece no alpha. Se vc deixar 0 ou -1 o objeto não aparece no render nem no alpha. Mas se vc quiser que a sombra apareça no alpha, tem que deixar em -1 e ligar lgo abaixo o affect shadow e affect alpha.
A questão não é o matteshadow, mas sim a imagen de plano de fundo, que fica aparecendo quando uso materias cromados e etc.
Na imagem que enviei vc pode ver que quando uso uma cor sólida (teapot amarela) o fundo não vaza, isto é vc não vê a imagem do fundo através do teapot, já quando uso um material cromado, ele ao invés de refletir, deixa vazar a imagem de fundo como se o teapot fosse transparente.
Agradeço ao Antonio e a vc SacilottoVFX, vou tentar com as dicas de vcs.
obrigado mais uma vez.
Abraço,
Aires
Vê aí se por engano você não deixou com transparência seu objeto ou mesmo seu material.
Olá AZ! O que acontece é que a sua imagem de fundo e que também está sendo refletida noa materiais, ela está com o mapping como SCREEN, e por causa disso a reflexão é gerada de forma errada dando parecer que é uma transparencia e não reflexão. Para resolver isso vc precisa mudar o mapping da imagem de fundo para SPHERICAL ENVIRONMENT, mas aí vai ter um outro problema. Se sua imagem de fundo não for uma paronânima (ideal para modo esférico). Mas há uma outra forma de fazer isso. Tem um shader no max em que vc pode aplicar uma imagem para o fundo e não irá afetar a reflexão, e outra imagem para a reflexão que não afeta o fundo. Assim vc pode com a mesma imagem (ou imagens diferentes) configurar da forma que desejar. Lembre-se que para reflexão vc deve sempre configurar o mapping para SPHERICAL ou CYLINDRICAL.

Dê uma olhada nestes tutoriais para entender melhor aí:
http://www.tresd1.com.br/tutoriais/tutoriais-3dsmax/tutoriais-dos-usuarios/materiais-reflexivos-com-imagem-de-fundo
http://www.tresd1.com.br/tutoriais/tutoriais-3dsmax/tutoriais-dos-usuarios/incluindo-objeto-3d-em-ambiente-real-com-o-mental-ray

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717329.

Total de membros registrados: 143136

Últimos membros registrados: dtabach, Vanotium34, rayz7, LulutoxDetoxTea4566, OzemPlusKapseln, giovanepm, jalisajewel, MelaraAirPillow556.

Usuário(s) on-line na última hora: 1009

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.