"J.O." disse: Será que alguém pode me ajudar? :Dnão sei se isso pode te ajudar (infelizmente eu não posso, não sei nada ainda :( ), mas procurei no google e achei algumas coisinhas: http://tutorialized.com/tutorial/Caustics-with-Mental-Ray/6307 (caustics) http://usa.autodesk.com/adsk/servlet/item?siteID=123112&id=4431573&linkID=982674 e tem um grupo de estudo do Mental Ray aqui mesmo no fórum da 3d1, não sei se é o que vc quer (parece que eles lá estão falando de GI), mas dá uma passada lá.... []s,
"tresd1" disse: Oi Jo, tudo bem? Veja só, leva anos para dominar o Mental Ray, então se começou a fuçar agora e só conseguiu fazer os efeitos básicos, está indo muito bem, porque normalmente nem os efeitos básicos as pessoas conseguem fazer. Isso significa que você já tem uma boa experiência com o Max ou tem muita facilidade. Está no caminho certo, estude o Mental Ray com bastante calma, porque não tem receita de nada, muito pelo contrário, quanto melhor conhecer os componentes, mais efeitos consegue criar, mesmo que o programa não tenha sido preparado para aquilo. Os Sahders e os Phenomenos do Mental Ray são como peças de Lego, você monta da forma que quiser para criar coisas novas. Por isso te aconselho a estudar separadamente cada um dos Shaders e Phenomenos, para se entender com seus recursos e parâmetros, assim vai conseguir "ver" nitidamente a montagem que precisa fazer para obter um determinado efeito. Sobre Caustics, qualquer material reflexivo ou refratário gera este efeito se a cena estiver adequada para isso, Caustics depende muito mais da posição do objeto e da luz do que das configurações do efeito. Qualquer Map ou Shader de reflexo gera Caustics no Mental Ray, até o Reflect/Refract, porque o Mental Ray descarta todos os parâmetros deles e trata como se fossem um mapa Ray Trace. Não existe Flat Mirror e Reflect/Refract para o Mental Ray, para ele é a mesma coisa que colocar um mapa Ray Trace. O Flat Mirror do Mental Ray se chama apenas Reflect (Base). Mas ele também pode ser usado em objetos com faces não coplanares. Em todos os casos ele descarta a direção das Normals das faces do objeto e cria reflexo plano, ao contrário do Ray Trace que leva em consideração a Normal das faces dos objetos. Sobre o Difraction, para poder fazer precisa primeiro aprender a fazer Causitcs. A defração é a decomposição dos raios de luz, ou seja, é um Caustics que decompõe a luz em seus espectros básicos. Já o Volume Caustics é muito mais complicado, ai precisa mesmo ter a visão completa do programa, nos meus primeiros testes, mesmo eu conseguindo fazer, não tinha entendido o porque era feito daquela forma, só depois de estudar melhor a forma de "pensar" no Mental Ray que fui perceber o motivo. Estude bem a geração de Volume antes, existem muitas formas de fazer isso no programa, sabendo todos os macetes para gerar Volume, você vai conseguir "ver" como gerar Caustics volumétrico. AbraçosConcordo completamente Andre. Sou iniciante nesse maravilhoso mundo 3D. Mas sou designer há 6 anos. Sinceramente acho que muitos aqui já foram ajudados com esse site e vários outros sites de ótimo nível. Eu particularmente dou nota 10 àqueles que sabem mais e ensinam os demais. Acho que a nossa sociedade já é pequena e se for desunida então, putz! André, aproveito o tópico e essa é minha primeira postagem aqui no fórum (de várias, espero) para parabeniza-lo pelo belo trabalho. Acho que você foi muito feliz na sequência de seus tutoriais. Estou estudando todos muito atentamente. O mundo 3D realmente é fascinante, mas felizmente ou infelizmente é pra poucos. É pra quem realmente ama as três dimensões. Quem não gosta, não tem "saco" pra estudar e MUITO MENOS pra ENSINAR. Minhas congratulações para aqueles que trabalham com 3D e ENSINAM 3D. A arte de ensinar é pra poucos, a de aprender só precisa de força de vontade. Um grande abraço a todos e espero muitas postagens nesse tópico. Ajudar e ser ajudado.
Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717341.
Total de membros registrados: 143142
Últimos membros registrados: PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455, Whispers, dtabach, Vanotium34.
Usuário(s) on-line na última hora: 736
Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .