atalho e MaxScript

Por: wmiler  

Em: 27/07/2012 16:39

*ATALHO
Supondo q eu tenho um box, e nele aplico vários modificadores, tipo, bend, uvwMap, TurboSmooth...
Existe um atalho para navegar entre estes modificadores, sem precisar de ficar clicando neles?

*MAX_SCRIPT
Queria criar uns botão usando o MAXScript Listener, para mudar o Material ID do poligono.
Mas a linha que o Listener grava não funciona, dá um erro.
Alguém sabe uma maneira?
Vlw...
O atalho teria que criar um macroscript para isso. Cada modificador tem um indice que é marcado de baixo pra cima, sendo assim $.modifiers[1] é o primeiro, teria que criar um atalho que contasse o numero e um pula pra cima na contagem e outro pra baixo até chegar no baseobject.

Sobre o maxscript, nem tudo que sai do recorder da pra usar direto. Como diz a mensagem, o comando setmaterialindex do editable poly requer dois parametros, o primeiro é o ID que vc colocou, e o segundo é a face que é para aplicar esse ID, ja que ele não aplica sozinho na face selecionada. O problema é que ele usa o indice das faces, então vc precisa antes definir um array com o indice das faces selecionadas antes de aplicar, e ainda assim eu acho ele meio esquisito, prefiro usar as funções do polyop, primeiro define uma variável para as faces selecionadas e em seguida aplica o ID assim:

selectedfaces = polyop.getFaceSelection $.baseobject
polyop.setFaceMatID $.baseobject selectedFaces 5 -- esse ultimo valor é o ID que vc quer
Vc pode customizar o quad menu é bem mais ágil trabalhar assim.
Vc pode customizar o quad menu é bem mais ágil trabalhar assim.

Mas se não criar o macroscript não vai aparecer na lista de comandos na customização.
Aê Fla3DMadness, mt obrigado, deu certo o MaterialID. Trabalho grande e com atividades repetitivas, maxScript ajuda d+.
Tento aprender, mas tem coisa q não entendo. Veja o Synoptic q fiz com MaxScript
http://www.youtube.com/watch?v=LtlIgxKrreI

Acabei criando um Script para o MaterialID, veja no link
http://www.4shared.com/file/f2OOGh-F/Material_ID_01.html?

Eu tenho estudado MaxScript no Help e nos videos do John Wainwright q estão no vimeo. Mas não sei inglês, então fico bem limitado. Como vc estuda MaxScript?

Verdade juniormaccedo, eu já faço isso. Mas nesse caso, pro MaterialID, esta solução seria mais rápido. Vlw.
É, também tenho tentado me aprofundar mais no maxscript, eu comecei a aprender com um amigo que ja tinha sido programador e entendia bastante de maxscript. Como eu nunca tinha trabalhado com programação demorei bastante pra deixar de cometer erros basicos. [:)]

Hoje estudo muito o help do maxscript, por mais estranho que ele possa parecer as vezes, tem horas que o mais difícil é decifrar as explicações que tem la. Leio bastante também no cgtalk na área de maxscript, as vezes quando tenho duvidas eu jogo lá na busca e muitas vezes aparece outros que tiveram a mesma duvida. Se não eu posto lá que sempre tem um pessoal muito bom pra ajudar. E também assisti os videos do John Wainwright que são realmente muito bons, ele é o pai do maxscript e explica muito bem. Mas no meu caso eu não tenho problemas em ver videos em ingles, pior que se quiser seguir nessa área é bom começar a estudar ingles.

Eu to agora criando umas ferramentas para trabalhar com o CAT, que tem umas coisas legais e outras mais chatas de fazer por script, criei um tópico pra ir postando lá:
http://www.tresd1.com.br/forum/comentarios-e-grupos/grupos-de-estudo-e-dicas/83686

Ficou bem legal o teu Synoptic, ainda estou vendo com o pessoal que trabalha comigo quais são as ferramentas realmente uteis para aumentar a produtividade.
O help do Max, é mt confuso, chato procurar coisas neles.
O ingles me persegue, tenho q estudar isso, rs.
Synoptic no max é osso, no XSI é mole mole.
Massa teu Script do Cat.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717329.

Total de membros registrados: 143136

Últimos membros registrados: dtabach, Vanotium34, rayz7, LulutoxDetoxTea4566, OzemPlusKapseln, giovanepm, jalisajewel, MelaraAirPillow556.

Usuário(s) on-line na última hora: 989

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.