Rounded edges nas intersecções dos objetos com o vray?

Por: prata  

Em: 11/09/2012 01:00

No mental ray vc pode simplesmente usar a opção \"rounded corners\" do material arch&design.

Já no vray para se conseguir o efeito de rounded edges é preciso usar o Vrayedgestex no canal bump, mas eu sempre achei que isso não funcionava 100% pq só da o efeito nas quinas dos objetos e não na intersecção deles como visto na minha primeira imagem.

No link abaixo tem uam imagem de exemplo de rounded edges do material do Modo 601, que eu não seu pq não consegui upar aqui pro forum de jeito nenhum e tive que usar o Imageshack.

http://img211.imageshack.us/img211/6127/roundeintersection.jpg

Esse efeito na intersecção dos objetos eu acho muito legal e fiquuei triste por não conseguir ele com o Vray, mas eis que eu estou peranbolando pelo help do vray e encontro essa informação sobre o VRayColor2Bump :

\"This texture allows you to derive a bump map from any 3ds Max color texture. It is useful in case you want to apply f.e. a Color Correction texture to your bump map. It can also be used together with the VRayDistanceTex texture to produce \"rounded\" corners at intersections of two meshes.\"

http://www.spot3d.com/vray/

\\o/

O problema é que eu não sei como fazer, alguém tem alguam idéia de como fazer isso?

Ao PRata!

Eu fiz um teste aqui e funcionou a efeito de chanfro nos cantos e quinas. Vê aí as duas imagens lado a lado (uma com o efeito e outra sem o efeito).

Agora esse tal de v-ray color2 bump num consegui achar aqui não. A versão do v-ray que uso é 2,0

Somente inseri o v-ray edgesTex no bump e boa.
O round corner com edgestex só funciona no mesmo objeto, não em dois objetos diferentes fazendo interseção.

O color2bump é um plugin, se não me engano ele passou a vir no sp3 do vray 2.0, mas se vc não tiver pega ele aqui:
http://www.spot3d.com/vray/misc/

A idéia é usar o distancetex pra fazer o bump, ja que ele cria um mapa preto e branco da distancia entre dois objetos, tem esse tutorial no forum da chaos group que mostra o funcionamento, é um pouco complicado:
www.chaosgroup.com/forums/vbulletin/showthread.php?65260-Vray-round-corner-same-options-as-MR-round-corner-BLEND-WITH-MATERIAL-please/page3
valeu brother! É mesmo. Esqueci do detalhe de que interceção é dois objetos diferentes e não um canto de um só objeto. hehe

bom! E tu sabe uma forma de conseguir o corner nos cantos com o arch design e mental ray?
New o orunded com o edgetext eu to ligado, mas ele não cria o rounded na junção de dois objetos, pra isso segundo a chaosgroup tem que se usar o color to bump e o distancetext.

O ounded corners do Mental Ray cria o efeito nas intersecções tb não? É só o do vray que não faz isso eu acho.

Neste link que o Fla3DMadness postou o cara conseguiu fazer, ma ele não explica direito onde eu devo colocar os mapas e em que ordem, isso que ta confuso pra mim.
É brother, este é o grande problema, o cara mostra que conseguiu uma forma de fazer algo, mas num explica direito, e tem muitos tutoriais assim por aí.

Corners do mental ray, a principio, só deixa o efeito de suavização nas quinas, enquanto que nos cantos não ocorre nada, mas me parece haver uma forma pra isso.
HE!HE!

Olhando o help do arch design já vi como se faz. Eu tinha feito o tutorial sobre o arch design, mas eu não tinha entendido direito essa parte dos cantos concavos e interseções entre os objetos.

Na verdade eu vi que em cantos concavos não tem jeito mesmo de ocorrer o efeito de corners, mas entre dois objetos separados sim. O que deve ser feito é fazer com que a malha de um penetre um pouco a malha do outro. Isso deve ser feito em ambas as malhas as duas penetrando-se, entrando uma dentro da outra). Aí tu usa esse recurso para dar o efeito nos cantos de um objeto.

Então quando tiver fazendo um objeto e queira que o efeito do corner ocorra nos cantos, tu deve separar as malhas, que se encontram entre si nos cantos, em objetos diferentes (detach). Aí mova as edges ou vertices para que uma malha fique um pouco dentro da outra (acho melhor mover as edges com SHIT pressionado, assim de vez mover irá criar cria mais poligonos sem alterar a posição das edgfes selecionadas.

Tanto faz se for objetos diferentes ou simplesmente elementos diferentes. O que importa é que as malhas devem ser separadas e penetrarem entre si.

Aí no exemplo da imagem que de um lado eu separei a malha e deixei elas se penetrarem, já do lado direito está como malha única e o efeito não ocorreu. Vou tentar fazer depois com o material do v-ray e caso eu consiga posto aqui. ´uma pena que o corner do arch design não parece funcionar no v-ray.

Bom! Sei que isso nem resolve o seu problema, mas foi pelo fato de ser sobre o mesmo assunto e era algo que eu não sabia como fazer, aproveitei e postei aqui.
O mental ray aplica o rounded nos cantos das intersceções sim

foi o que eu expliquei, só usei um exemplo diferente. Eu não sabia como fazer, aí olhei no help, testei aqui e fiz agora. hehe. Eu precisava disso. hehe
Aki no mental-ray aplica a interseção entre 2 objetos tranquilo,
mais soh se os objetos estiverem com o msm material!

Se o material tiver diferente dai tem que ligar a opção
\"Blend with other materials\", pra funcionar!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 713187.

Total de membros registrados: 140358

Últimos membros registrados: sgengenharia, Outenrebecs, Vincemberger, profunction, CuralisCBDKapsler, purivakopen, CuralisCbdCapsules2025, Naitoran.

Usuário(s) on-line na última hora: 766

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.