Rounded edges nas intersecções dos objetos com o vray?

Por: prata  

Em: 11/09/2012 01:00

HE!HE!

Olhando o help do arch design já vi como se faz. Eu tinha feito o tutorial sobre o arch design, mas eu não tinha entendido direito essa parte dos cantos concavos e interseções entre os objetos.

Na verdade eu vi que em cantos concavos não tem jeito mesmo de ocorrer o efeito de corners, mas entre dois objetos separados sim. O que deve ser feito é fazer com que a malha de um penetre um pouco a malha do outro. Isso deve ser feito em ambas as malhas as duas penetrando-se, entrando uma dentro da outra). Aí tu usa esse recurso para dar o efeito nos cantos de um objeto.

Então quando tiver fazendo um objeto e queira que o efeito do corner ocorra nos cantos, tu deve separar as malhas, que se encontram entre si nos cantos, em objetos diferentes (detach). Aí mova as edges ou vertices para que uma malha fique um pouco dentro da outra (acho melhor mover as edges com SHIT pressionado, assim de vez mover irá criar cria mais poligonos sem alterar a posição das edgfes selecionadas.

Tanto faz se for objetos diferentes ou simplesmente elementos diferentes. O que importa é que as malhas devem ser separadas e penetrarem entre si.

Aí no exemplo da imagem que de um lado eu separei a malha e deixei elas se penetrarem, já do lado direito está como malha única e o efeito não ocorreu. Vou tentar fazer depois com o material do v-ray e caso eu consiga posto aqui. ´uma pena que o corner do arch design não parece funcionar no v-ray.

Bom! Sei que isso nem resolve o seu problema, mas foi pelo fato de ser sobre o mesmo assunto e era algo que eu não sabia como fazer, aproveitei e postei aqui.

No vray ele cria o efeito nos canto, mas só se for na mesma malha, em malhas diferentes interseccionadas não.

Já o mental ray é o contrario, só cria o efeito em malhas separadas intereccionadas mas na memam malha não.

Pensando bem fsz mais sentido o modo do vray, se é o mesmo objeto os cantos tem que ficar aredondados. Mas se são objetos diferentes não precisa!
é mesmo. No v-ray faz mais sentido sim. Mas por um lado, no modo do mental ray ajuda muito para a modelagem, porque há objetos que se torna muito mais faccil modelar eles com malha separada, ss tentar grudar a malha pode danificá-la. Por outro lado em objetos mais simples ou formas mais retas sem curvaturas é bem prático o modo do v-ray. Em ambos tem vantagens e desvantagens.
é mesmo. No v-ray faz mais sentido sim. Mas por um lado, no modo do mental ray ajuda muito para a modelagem, porque há objetos que se torna muito mais faccil modelar eles com malha separada, ss tentar grudar a malha pode danificá-la. Por outro lado em objetos mais simples ou formas mais retas sem curvaturas é bem prático o modo do v-ray. Em ambos tem vantagens e desvantagens.

Por isso que eu queria aprender a fazer o rounded nas intersecções entre duas malhas co o vray. No modo o orunded funciona nas intersecções de duas malhas, da mesma malha, com o mesmo material, com material dierente, funcioan de qualquer jeito!

Existe um plugin para usar o renderizador do Modo no Maya, queria que fizessem um pra usar no 3d Max tb. Ele é bem melhor que o mental ray ou o vray. Não só por causa do rounded claro, mas por varios outros aspectos tb.
[quote] é mesmo. No v-ray faz mais sentido sim. Mas por um lado, no modo do mental ray ajuda muito para a modelagem, porque há objetos que se torna muito mais faccil modelar eles com malha separada, ss tentar grudar a malha pode danificá-la. Por outro lado em objetos mais simples ou formas mais retas sem curvaturas é bem prático o modo do v-ray. Em ambos tem vantagens e desvantagens.

Por isso que eu queria aprender a fazer o rounded nas intersecções entre duas malhas co o vray. No modo o orunded funciona nas intersecções de duas malhas, da mesma malha, com o mesmo material, com material dierente, funcioan de qualquer jeito!

Existe um plugin para usar o renderizador do Modo no Maya, queria que fizessem um pra usar no 3d Max tb. Ele é bem melhor que o mental ray ou o vray. Não só por causa do rounded claro, mas por varios outros aspectos tb. [/quote]

Melhor acho algo meio dificil de se dizer quando se trata desses renders. Tem a questão de um ser mais robusto que o outro, ter mais opções ou mais shaders, enfim, vantagens e desvantagens talvez. Mas a qualidade do trabalho final depende muito mais do conhecimento de quem usa tais renders. É só dar uma pequena olhada pela net que veremos imagens que impressiona.
Aki no mental-ray aplica a interseção entre 2 objetos tranquilo,
mais soh se os objetos estiverem com o msm material!

Se o material tiver diferente dai tem que ligar a opção
\"Blend with other materials\", pra funcionar!

Aeou fiote! HE!HE!

cheguei a fazer esse teste também. Só num levei muito em consideração porque na maioria das vezes aplicamos somente um material no objeto onde a malha deveria ser junta (só separamos para obter o efeito de arredondamento). Mas mesmo assim é bom vc ter colocado aí, pois é útil também. hehe
Neste link que o Fla3DMadness postou o cara conseguiu fazer, ma ele não explica direito onde eu devo colocar os mapas e em que ordem, isso que ta confuso pra mim.

É chato mas não é tão complicado. Vc aplica em um dos objetos o color2bump no bump. Dentro dele um mapa de output para poder fazer a curva como o cara mostra ali. Dentro do mapa de output vc coloca o distancetex, inverte as cores e acerta a distancia. Lá em baixo vc escolhe o outro objeto para ele medir a distancia e criar o mapa.
Da tanto trabalho que é mais fácil fazer um boolean e juntar os objetos em um só pra poder usar o edgestex.

E é interessante que o Vlado comentou que ele não pode fazer o mesmo round corner entre objetos diferentes do mental ray pois o Master Zap registrou uma patente do método que faz isso.
Só uma questão que não tinha pensado antes. É bem comum utilizarmos o bump para simular relevo inserindo imagens ou mapas. Como se usa o EdgesTex junto com isto?
Só uma questão que não tinha pensado antes. É bem comum utilizarmos o bump para simular relevo inserindo imagens ou mapas. Como se usa o EdgesTex junto com isto?

É só usa algum mapa de varios mapas (e é que me entente), tipo um sujb-object de mapas em vez material
Eu acho que é mix eim =] vc pode usar o color 1 o bitmap do bump por exemplo de uma parede, e no color 2 o edgestex e vc pode usar o valor 99 de mixagem que mesmo assim o edgestex vai funcionar ele só precisa de 1% do mix pra funcionar.
HE!HE!

Valeu meu brother!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 712820.

Total de membros registrados: 140062

Últimos membros registrados: gguilherme, Riva Moreira, MR COMERCIAL, arraisalencar, ebz@1991, nandes, fiorese98, italorafaelgomes.

Usuário(s) on-line na última hora: 425

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.