Como exportar fbx com textura embutida?

Por: hubaleque  

Em: 15/09/2012 11:55

Olá pessoal da 3d1, tenho uma duvida simples, e solicito a poderosa ajuda de vcs, gostaria de saber como eu faço para exportar modelos fbx com textura, e na hora de importar ele esteja com a textura, detalhe: estou usando o unity 3d engine para importa-lo, mas as texturas não vem junto, daí tenho que imrpota-las tmb, se alguem poder me ajudar ficarei grato desde já!
Portfólio: http://hubaleque.wix.com/in3d
Eu recem comecei a usar o unity, mas acredito que caso o modelo exportado estiver com o material standard e e com a opção embed media marcada ele exporta, acredito eu.
Só aproveitando a pergundo do amigo, tbm tenho uma pergunta, teria uma configuração pra exportar o FBX sem q a malha ficasse tiangulada,q permanecesse com os poligonos de 4 lados, isso acontece quando exporto do Max pro Maya.
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!! [:D]

Mauricio Rios: oi Maurício!! tudo bem?? SEJA BEM VINDO AO SITE DA 3D1, ESPERO QUE PARTICIPE BASTANTE CONOSCO E QUE GOSTE MUITO!! sobre a sua pergunta quando você exporta uma cena simples do 3ds Max para o Maya, o melhor formato de exportação para \"MANTER\" a malha quad ( 4 lados ) é o formato de exportação .OBJ e não o formato .FBX, tudo bem??

Mas tenha sempre em mente que toda malha 3d é triangular porque NÃO existe face de 4 lados; pois o menor número de lados para formar uma face é igual a 3,00, por isso que toda malha mesh possui a \"edge\" ( aresta ) diagonal \"cruzando\" uma malha de quatro lados formando duas malhas triangulares. ( 2 triângulos retângulos ).

Toda malha na verdade é \"mesh\" porque no fundo, na realidade como falei anteriormente a malha é triangular e não quadrangular. O recurso de \"Poly\" do 3ds Max é uma \"ilusão de ótica\" e esconde a edge ( aresta ) diagonal de uma face de quatro lados, portanto quando você ver sempre uma malha com quatro lados é pura ilusão, os softwares 3d escondem a edge ( aresta ) diagonal que formará duas faces triangulares para facilitar o seu trabalho não só de modelagem mas de animação 3d também.

Se você exportar a cena do 3ds Max para o Maya procure usar o formato .OBJ se quiser que a malha vá poly para o Maya. Mas no \"workflow\" interno do Maya não existe poly, tudo é \"mesh\", e isso no final das contas é a pura verdade, pois só existe somente face triangular.

Todo o recurso de \"mesh\" do Maya já tem embutido todos os recursos de mesh, poly e patch do 3ds Max.

Agora se você for fazer o contrário, ou seja, exportar do Maya para o 3ds Max, o formato mais adequado para se trabalhar é o formato .FBX, mas se você quiser exportar para o formato .OBJ também não tem problema.

O que acontece quando se exporta qualquer objeto do Maya para o 3ds Max com o formato .OBJ geralmente os objetos vem agrupados em \"grupo\".

Por padrão o formato de exportação em .OBJ do Maya não vem habilitado e para habilitá-lo você precisa ir em Window >> Settings/ Preferences >> Plug in manager e habilitar a opção \"objExport.mll\", tudo bem??

Depois que você habilitar esta opção do .OBJ do Maya agora fica fácil exportar neste formato ( .obj ) do Maya para o 3ds Max.

Para evitar esse agrupamento em \"grupo\" na hora da importação do Maya para o 3ds Max em formato .OBJ, você precisa na janela de importação selecionar somente um objeto \"por vez\" no parâmetro \"Name\" e \"face\", tudo bem??

Para importar outro objeto do Maya para o 3ds Max em formato \".obj\" você precisa novamente clicar em \"Import\" e na janela de importação selecionar no campo \"Name\" e \"face\" somente o que você quer, tudo bem?? e fazer novamente esta mesma operação para todos os outros campos, tudo bem??

Outra solução também é importar tudo do Maya para o 3ds Max em formato \".OBJ\" e dentro do 3ds Max você selecionar o sub-object \"Element\" clicar no objeto que você quer e depois clicar em \"Detach\" para desatachar um objeto do grupo. Faça o mesmo procedimento para os demais objetos 3d, tudo bem??

Depois pretendo fazer um \"tutorial\" de tudo isso que falei, tudo bem??

Espero ter ajudado de alguma forma.

Forte abraço e sucesso!!

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\"FORÇA & CORAGEM SEMPRE\"...
Tudo bem comigo Danilo, rapaz eu fico muito grato por essas ótimas dicas, com certeza seram de fundamental importância pra mim, me tiraram bastante dúvidas, e tbm fico feliz em saber que aqui bem ao lado em nossa querida Teresina possui bons proficionais nessa área de computação gráfica, estou há +/- 3 anos estudando o Max e descobri q o Maya tbm é uma ferramenta poderosa principalmente na criação de Rig e ajuste do Skin q no 3d Max é mt trabalhoso, o meu objetivo seria exatamente esse, fazer integração entre esses programas pra facilitar o meu trabalho.Tudo de bom e um forte abraço Danilo!

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