Reactor: Toycar + Tuto

Por: ziriguidum  

Em: 25/12/2004 14:42

Ae galera.. eu consegui fazer o carrinho andar. hehehe.. mas e pra fazer ele fazer uma curva? como faço? tenho q animar a carroceria parada apenas com o rotate?? Abraços
www.rodolforoth.com
Oi Ziriguidum, tudo bem? O máximo que pode fazer com o Toy Car é isso mesmo, pode animar a carroceria no caminho que desejar, até poderia fazer curvas, mas as rodas podem não acompanhar corretamente. Como o próprio nome já fala, "Toy Car", é apenas um brinquedo, não serve para usar profissionalmente. É um setup rápido se precisa fazer um carrinho de brinquedo andar para frente e as rodas girarem acompanhando perfeitamente. É só para isso. Se quer fazer um veículo de verdade e com perfeição, tem que montar um sistema. Pode ser com Bones e Contraints do próprio Max, qualquer um com experiência em animação de personagens monta um Rig para carro sem muita dificuldade, pois usa poucos Controllers e Expressions se comparado com o Rig de um personagem. É bem mais fácil. Ou pode montar o sistema com os recursos do Reactor, com o Hinge, o CarWheel, os Dashpots, os Points, entre outros, que é muito mais fácil e fica perfeito também. E pode controlar as rodas com Constraints também. Abraços
mmm.. vc poderia entrar em contato comigo por e-mail ou msn para trocarmos uma idéia sobre isso? Abração [email protected]
www.rodolforoth.com
OI Ziriguidum, tudo bem? Eu não uso MSN nem nada parecido, não tenho tempo, mas mesmo quando tinha, não usava, porque não consigo falar com as pessoas, aparece mensagem de tudo que é lado, não tem como atender todo mundo. Mas aqui eu posso te ajudar com o maior prazer, vai postando suas dúvidas que eu te respondo da melhor forma que conseguir. Testa o CarWheel para você ver, não é difícil se já conhece mais ou menos o Reactor. Porque com o ToyCar é bravo mesmo. Coloca a carroceria do carro como Parent, e a roda como Child. Depois liga os Gizmos dele e ajusta a posição do eixo verde e do eixo vermelho, para ficarem na mesma posição que estaria o eixo da roda. Depois ajusta o Gizmo da suspensão, ele deve ficar na direção que estaria na suspensão de um carro de verdade, para dentro, levemente inclinado. OBS: as rodas e a carroceria devem ser colocadas num grupo Rigid Body. Abraços
tá.. só q neste child... só dá pra colocar 1 roda.. vou ter q por 4 carwheel??? sobre os Gismoz.. eu uso os gismoz do max mesmo ou tem alguma função do reactor pra isso? e qto a configuração dos parâmetros do car wheel.. pode me dar uma mão? depois eu posso animar estes parâmetros pra aumentar e diminuir a velocidade, né? Tá.. e daí? depois q estiver com ele pronto.. como vou poder manobrar o veículo seguindo uma pista?? Tu tb falestre outra hora sobre bones pra carro... nem imagino como seja.. hehehehehe.... Ah! vc não teria algum max com um exemplo de carwheel com box e cilindros pra me mandar pra eu poder dar uma olhada tb? Abração! espero não estar encomodando. hehehe
www.rodolforoth.com
Oi Ziriguidum, tudo bem? É isso ai mesmo, você usa um CarWheel para cada roda, é ai que está o melhor do negócio, assim pode criar o veículo que quiser, por mais louco que seja, e qualquer coisa com rodas, em cima, na lateral, onde quiser. Agora Gizmo é um nome usado para todo e qualquer objeto de auxílio visual na configuração, portanto, aqueles troços coloridos que aparece no CarWheel são os Gizmos dele!!!! velocidade é outro história, o Reactor não faz um carrinho de controle remoto, ai teria que ur para o Director, lá o Reactor faz isso, no Max é você que tem que animar, em qualquer situação o Reactor é usado apenas para fazer o que é impossível de fazer "na mão", o resto é com Key Frames mesmo. Em tudo o Reactor mescla animação convencional com os cálculos dele, esse é o poder dele, tem simuladores que não permitem isso e ficam limitados, porque não existe programa que anime tudo sozinho, se fosse assim nem precisava mais da gente. Mas se quiser brincar de carrinho no Max, então pode colocar um Motor do Reactor em cada roda para fazer ele andar sozinho, mas não vai acelerar e desacelerar como por controle remoto, você tem que animar tudo com Key Frames, editando curvas no Curve Editor, e tudo mais que é normal em qualquer animação. O lance de Bones, é fácil também, quem faz um braço faz uma suspensão no Max, só usa um controlador a mais. Antes de ter o Reactor, no Max 2.5 ainda, se não me engano, eu fiz um bugue que tinha suspensão interativa, só usando Bones, Controllers e Contraints do Max, não usei Expressões, não sabia isso ainda, e funcionou 100%, lembro que tinha dado um erro nas rodas de um lado do carro porque usei Mirror, depois que fiz uma a uma "na mão", montando o rig individualmente, funcionou perfeito. Agora achar um arquivo aqui entre milhares de CDs, putz, tem hora que minha vontade é jogar tudo fora, sempre que preciso de alguma coisa eu nunca encontro, depois de meses acabo encontrando sem querer, ai nem adianta mais. E olha que pelo menos 50% disso é tudo catalogado, mesmo assim nunca consigo encontrar o que preciso. Hoje em dia eu acho que dá para fazer até com o Reaction Manager, do Max 7, é uma coisa legal para testar. Abraços
E aí André! blz? mmmm.. interessante.. bem.. eu teria então q animar a carroceria(fazendo curvas e talz, linkar as rodas nela e depois usar o reactor?? é q no toy car vc dá uma velocidade pra rodas e elas empurram a carroceria pra frente. Não entendi o esquema de bones.. não consigo imaginar bones pra carro...hehehehehehe posta um esqueleto d um carro aí pra nós. quero ver.. hehee aí segue um gizmo do carwheel.. esta posição está correta? Abraço.
www.rodolforoth.com
Oi Ziriguidum, tudo bem? É isso ai, o Gizmo está certo, mas tem que ver as setinhas nas pontas deles, olha para que lado elas estão indicando a rotação, as duas devem estar para o mesmo lado, e para a frente do carro, se não vai de ré. No CarWheel você também pode colocar velocidade, mas antes não podia, então eu usava o Motor, ainda uso, acho que dá mais controle. Mas é o que te disse, impulsiona para frente, mas você tem que pegar ele para controlar, igual faziamos quando crianças com um carrinho. As rodas não são linkadas, são anexadas com contraints, as ferramentas do Reactor são Constraints também. Você tem uma idéia pequena de Bones ainda, com o tempo vai se ampliar, você vai ver, Bones é o troço mais legal do programa, quem curtia Lego quando criança, Bones é Lego para adultos, é demais. Quando não tiver o que fazer, vai ficar brincando com estruturas ai, porque é demais. Só que tem uma burduada de coisas envolvidas, só quando ver o todo que vai conseguir. Fiz uma brincadeira rápida aqui com um setup de carro, fiz só uma roda, mas já dá para ter uma idéia, veja que tem Bones em tudo, mas não aquele Bone que você cria lá no System, tudo que é linkado com Solver se torna um Bone!!! No tut que eu escrevi a semana passada para colocar na Três D1, por coincidência é justamente a base de tudo isso, vou colocar um arquivo de um braço mecânico para download, e vou aproveitar para colocar esse exemplo também, porque mostra o que pode fazer juntando o que foi explicado no tutorial com o conhecimento de Bones e Constraints, o braço é mais simples, é só feito com interações usando o Reaction Manager do Max 7, nem usa Constraints nem Bones, os controles do braço foram muito mais difíceis, porque neles usa Bones e Solvers, mas isso vocês vão ver no tutorial. Tentem fazer a outra suspensão, tem forma melhor de fazer, e com mais interação, esse foi um exemplo rápido que fiz de brincadeira, nem alinhei corretamente as coisas, vai ver que o Dummy da suspensão está um pouco para a frente, mas tudo bem. O amortecedor eu coloquei só por charme, é que ficar bonitinho com ele. Para mover o carro deve mover o Dummy grande, para mover a suspensão deve mover o Dummy da roda, para virar a roda é só virar o volante. Espero que gostem :) imagem de exemplo Arquivo para 3ds max 7 CLIQUE AQUI PARA BAIXAR Abraços
UHUW André! demais. vlw aí pelo arquivo... me ajudou bastante. hehehehe Depois.. qdo vc começar a fazer os tutos pra colocar no site.. se me permitir.. queria poder contribuir com exemplos de reactor e RF q estou estudando ... ainda bem q tem vc pra me ajudar aki no fórum !hehehehehehehe Abração!
www.rodolforoth.com
Poh André.. agora preciso da alguns explicações sobre o arquivo... Até agora eu não sabia pra q o Damper servia. hehehehe O meu.. como tu fizeste pra fazer a direção girar a roda e, qdo se arrastasse o dummy, a roda tb girava??? Bah meu.. mto loco! Abração!
www.rodolforoth.com

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717341.

Total de membros registrados: 143142

Últimos membros registrados: PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455, Whispers, dtabach, Vanotium34.

Usuário(s) on-line na última hora: 294

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.