COMO DESFOCAR FUNDO NO 3D MAX COM VRAY?

Por: victorkgve  

Em: 19/10/2012 00:59

Gostaria de saber a forma mais correta de conseguir o efeito de desfoque de lente
no 3dmax com vray, já que toda vez faço o desfoque na pós! hehe

Obrigado!
Mas fazer o desfoque na pós é a melhor maneira mesmo.

De qualquer forma, vc faz isso pelas configurações da camera, aqio na 3d1 tem tutoriais de todas as formas de zdepth.
Tenho que descordar... pelo 3ds nax é a melhor maneira... talvez não a mais rápida mas sim a mais correta.
Ex.:

Um objeto de vidro transparente por exemplo por fora do vidro é fácil fazer mas onde está o vidro já seria inviável.

\"Com uma folha qualquer eu desenho um sol amarelo... e com 5 ou 6 setas é facil fazer um castelo\" http://marcelorezende3d.blogspot.com/
Você tem que habilitar a opção \"Deph of Field\" em Sampling na VrayPhysicalCam, e habilitar a opção \"Specify Focus\". Após isso, é necessário um pouco de conhecimento de fotografia, por exemplo quanto menor o \"f-number\"(simula o diafragma), maior será o desfoque e mais luz irá entrar na câmera, assim é preciso aumentar o valor de \"shutter speed\" e diminuir o \"film speed\".
Mas fazer o desfoque na pós é a melhor maneira mesmo.

De qualquer forma, vc faz isso pelas configurações da camera, aqio na 3d1 tem tutoriais de todas as formas de zdepth.

se for levar em consideração a praticidade é bem melhor, mas na qualidade o desfoque no render é bem mais preciso (ele é calculado na própria cena).
Eu Faço o desfoque no Photoshop com Brushes mesmo! gostaria de saber como renderizar o depth, aquela camada em escala de cinza pra depois compor no photoshop!

Alguém?

Obrigado!
[quote] Mas fazer o desfoque na pós é a melhor maneira mesmo.

se for levar em consideração a praticidade é bem melhor, mas na qualidade o desfoque no render é bem mais preciso (ele é calculado na própria cena). [/quote]

Uma vez eu fiz uns testes e a qualidade ficou a mesma coisa, então dali pra frente eu passei a fazer somente me pós, pela rapidez no render e pela flexibilidade.
[quote] [quote] Mas fazer o desfoque na pós é a melhor maneira mesmo.

se for levar em consideração a praticidade é bem melhor, mas na qualidade o desfoque no render é bem mais preciso (ele é calculado na própria cena). [/quote]

Uma vez eu fiz uns testes e a qualidade ficou a mesma coisa, então dali pra frente eu passei a fazer somente me pós, pela rapidez no render e pela flexibilidade. [/quote]

Num é bom vc se basear em poucos testes para saber a diferença de qualidade. Em muitos casos há diferença, mas nós que não notamos. De qualquer forma um boa é fazer um render com mapa de Depth, aí sim tu faz a composição no photoshop com o render normal.
Tenho que descordar... pelo 3ds nax é a melhor maneira... talvez não a mais rápida mas sim a mais correta.
Ex.:

Um objeto de vidro transparente por exemplo por fora do vidro é fácil fazer mas onde está o vidro já seria inviável.

Por isso eu recomendo o script Quick Passes, eu já havia recomendado ele emum tópico meu sobre AO, maspara zdepth ele também é muito bom. Alias esse script é perfeito, adorei ele!
Da uma olhafa nas screen quye eu postei, ele tem opção de no pass de AO preservar os bumps e a opacidade dos materias, e no pass de zdepth preservar a tranparencia.

Sim, ele faz uam pass de zdepth com o objeto tranparente sem problemas, incrível!
Vou perquisar depois sobre este script e testá-lo. Mas ele serve tanto para mental ray como v-ray?

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717318.

Total de membros registrados: 143135

Últimos membros registrados: Vanotium34, rayz7, LulutoxDetoxTea4566, OzemPlusKapseln, giovanepm, jalisajewel, MelaraAirPillow556, MelaraAirPillow676.

Usuário(s) on-line na última hora: 582

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.