Fresnel historico?

Por: Marilene  

Em: 20/10/2012 10:15

Oie gente procurei no \"glossario\" da 3d1 mais não tem na lista o que vem a ser o \"fresnel\". Eu utlizo ele apenas em tecidos, mais de onde ele vem? em que situações ele acontece? x)
Frensnel é um tipo reflexão da luz que os objetos tem de acordo com o angulo de visualização. Na verdade todo material tem fresnel, as vezes muito e as vezes bem pouquinho mas tem.

Faça um teste, qualquer objeo que vc pegar, até mesmo uma folha de papel, se vc inclinar bem com a sua visão vera que reflete mais a luz, isso é fresnel

Uma coisa importante é que materiais como plastico, pocelana ou pisos que parecem ser bem reflexivos deve-se usar um fresnel alto e não reflexo, o correto é se usar reflexos somente em vidros, espelhos e metais por exemplo que são superficies que realmente refletem o ambiente, o resto é tudo fresnel.

Veja um exemplo do que eu to falando nas imagens, geralmente esse tipo de material porcelanato eu vejo o pessoal colocando um reflexo bem baixo, mas o correto é colocar o relexo alto mesmo mas marcar como fresnel.

Na primeia imagem o reflexo esta alto e sem fresnal, completamente errado o material parece de metal. Na segunda o reflexo esta baixo e sem fresnel tb, da pra engana agora mas ainda esta errado. E a terceira é o material fisicamente correto, com reflexo alto marcado como fresnel.

Prezado Prata
Parabéns pelas explicações. Gostei muito.
Roberlane
Roberlane
Vidro também se usa reflexão fresnel.
Vidro também se usa reflexão fresnel.

Reflexão sem fresnel seria apenas em espelhos e metais então, ou apenas em espelhos? Pq eu acho que metais tb usam, tem ate como usar um IOR fisicamente correto de cada metal diferente.

Acho que o certo é usar sempre o frenelç, apenas ajustando o valor de IOR para o efeito desejado, reflexo puro só em superficies espelhadas, que não variam a reflexão de acordo com o angulo.
É, o certo mesmo é usar em tudo, com espelho e metal usando IOR bem alto. Mas como a diferença é muito sutil, nesses dois casos não faz muita diferença usar fesnel ou não.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717318.

Total de membros registrados: 143135

Últimos membros registrados: Vanotium34, rayz7, LulutoxDetoxTea4566, OzemPlusKapseln, giovanepm, jalisajewel, MelaraAirPillow556, MelaraAirPillow676.

Usuário(s) on-line na última hora: 591

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.