Dúvida sobre mapas

Por: hasufel  

Em: 05/01/2005 19:13

Olá a todos do fórum. Estou fazendo uma animação sobre o sistema solar com os nove planetas, sol e asteróides para fins didáticos (pequeno curso de astronomia). No entanto não possuo experiência com os maps do 3 dmax. Vi em um post sobre o planeta terra uma imagem muito legal com relevo e as nuvens do planeta. Peço ajuda de como trabalhar com isso ou se tem um tut que alguém conheça. Desde já agradeço..... "Se vc não acha a sua metade da laranja, vá ao mercado, compre um limão, parta ao meio, coloque num copo, adicione açúcar e pinga e seja feliz!""
Oi Hasufel, tudo bem? Não tem erro, é bem simples. Basta aplicar a textura do planeta Terra no Diffuse e copiar para o Bump. Assim vai criar os relevos. Para criar as núvens não é difícil, mas fica feio olhando o planeta de fora, teria que ter um mapa das núvens da forma que é vista do espaço, e aplicar numa outra esfera, um pouco maior que o planeta. Neste material de núvem, colocaria a imagem no Diffuse e copiaria para o canal opacity, com pequenos ajustes no Color Map do Output, dentro do mapa Bitmap, você pode criar as núvens com perfeição. Agora olhando o planeta de fora, costumam fazer aquela áura da atmosfera. Isso é feito usando um mapa Falloff no Self Illumination e no Opaticy, mas já depende de mais conhecimento do programa para poder fazer a composição correta, porque depende de ajustes mais avançados no material. Eu lembro do tópico que está falando, nele eu descrevi detalhadamente como fazer essa áura com o falloff, se procurar no Busca do fórum por Terra, ou Planeta, certamente vai encontrar. Abraços
Isso mesmo, eu tenho a textura das nuvens só não sabia esse "macete" da esfera maior. Muito obrigado pela ajuda tresd1, vou renderizar o vídeo em uma resol bem pequena e vou ver se disponibilzo pra vcs darem uma olhada, mas mesmo assim acho que vai ficar grande, pq eu tô fazendo com 8000 frames. Valeu mesmo.
Pois é, não rolou o esquema das núvens, não consegui "mexer" no output do color map para conseguir o efeito desejado. O mapa fica meio transparente porém todo cinza, não consigo dar o efeito de branco das núvens e a transparência da região sem núvem. Grato. "Algumas pessoas quando atendem vc na porta de casa pingando perguntam: "Vc se molhou?".... Não é óbvio que estou suado pois pratiquei coper até sua casa".... [/img]
Só pra constar, a imagem q estou tentando usar como map para núvem é a primeira desta série http://www.celestiamotherlode.net/catalog/earthcloud.php Té +. [/url]
Oi Hasufel, tudo bem? Então, usando aquela imagem em preto e branco das núvens no canal Opacity do seu material, nem precisa mexer no Color Map. Ela já está adequada para isso, a imagem precisa ser totalmente preta onde você quer que seja transparente, e completamente branca onde deseja que fique opaco, ou seja, onde serão as núvens. No diffuse desse material você aplica a textura de núvem colorida, assim tem pequenas variações de azul e cinza, dando mais realismo. Lembre de diminuir o Specular Level e o Glossiness para 0, e colocar preto nas cores diffuse e specular, porque caso contrário o reflexo da luz pode delatar o subterfúgio da esfera maior transparente. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717341.

Total de membros registrados: 143142

Últimos membros registrados: PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455, Whispers, dtabach, Vanotium34.

Usuário(s) on-line na última hora: 774

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.