Rig Robo Cinemática Inversa

Por: adestudio  

Em: 04/12/2012 23:07

Olá senhores.

Gostaria por favor de contar com a ajuda de vocês.

Um cliente me solicitou fazer uma animação com um braço robótico, porém percebi que animar o robô por partes fica bem complicado. Pensei em fazer usando cinemática inversa para que possa mover as peças do robô baseado na ponta final( filho) movendo o restante.

Fiz um esquema de como o robô funciona.

Fiz um rig, coloquei bones, hisolver e tudo mais. A dificuldade está em fazer as peças não se moverem em determinados eixos ao puxar a mão do robô.

A minha idéia é que quando puxar a mão, as peças acompanhem naturalmente o movimento.
Até Cheguei a um resultado com bones e hisolver. Mas o robô faz movimentos que não deveria,
Ex:
A base deveria acompanhar o movimento do braço girando somente no eixo Z
O antebraço deveria girar somente no eixo Y, Assim como o Braço.

Um dos maiores problemas é puxar a mão e a base girar no eixo Z para o lado que a mão vai com os devidos limites.
Gostaria de contar com vossa ajuda.

Desde já Obrigado
O prazer do trabalho aperfeiçoa a obra!! Aristóteles Visite o Auto Data Studio - www.adestudio.com.br
E ai cara blz, seguinte ja fiz algo parecido tbm, mas fiz baseado em links dos objetos, por exemplo, o braço é linkado no antebraço que por sua vez é linkado na base, dai vc tem q corrigir o centro do movemento como se fosse um eixo,,pra nao dar deformações,,Mas dessa forma como vc quer acho q bones é a melhor forma, aqui no site mesmo tem bons tutoriais a respeito, vale a pena dar uma olhada la,,um abraço..
Dá pra fazer com Constraints ae depois é só desativar os eixos que vc não quer que se mova
Primeiro vc precisa setar um upnode para o IK alinhado com a base para ele não sair do plano inicial como vc mostra nas imagens. O resto é contraint e look at, da pra fazer bastante coisa brincando com os upnodes do look at, se quiser disponibiliza o arquivo que eu dou uma olhada pra te dar umas idéias.
Vou disponibilizar sim

o link está aqui mesmo
http://www.4shared.com/get/vpIAJuJA/modelo_de_roboteste.html

4shared

Por favor me dá uma força nisso

desde já obrigado
O prazer do trabalho aperfeiçoa a obra!! Aristóteles Visite o Auto Data Studio - www.adestudio.com.br
Olá Adestudio,

Como Fla3DMadness é a boa opção para solucionar o problema...

Já baixei o arquivo, a semana esta meia corrida... No fim de semana olho com calma e publico a solução... Quem sabe até postar como um novo tutorial se permitir usar seu arquivo para o tuto.

Paz
Abraço
http://www.mezkyta.com.br/ [email protected]
Enquanto o nosso amigo Mezkyta busca uma solução, alguém mais se habilita e me dar uma solução? Só queria puxar a mão do robô fazendo com que o resto das peças sigam( mover e girar) respeitando os eixos. Por favor
Senhores, silêncio total nesse post, por favor me ajudem a resolver essa questão...

Desde já Obrigado
Então, eu cheguei a fazer uns testes mas não tive tempo de ir adiante, a parte do IK é fácil como eu falei, só setando um upnode que ele funciona. O problema é automatizar a parte de esticar o braço, se puder ter controles separados do IK e do braço esticando eu posso te mandar um exemplo mais tarde.
Tentei fazer usando IK, mas não consegui. Também não consegui fazer a ponta seguir a parte que estica. Em anexo coloco o que eu consegui fazer, espero que seja útil.

http://www.4shared.com/file/uEKu0EL9/modelo_de_roboteste_jc.html

Obs: Para ter acesso aos controles, selecione a base (paralelepipedo amarelo) e vá até o menu modify.
JC 3d modelling and concept art student. https://www.artstation.com/artist/juliocampos

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717318.

Total de membros registrados: 143135

Últimos membros registrados: Vanotium34, rayz7, LulutoxDetoxTea4566, OzemPlusKapseln, giovanepm, jalisajewel, MelaraAirPillow556, MelaraAirPillow676.

Usuário(s) on-line na última hora: 377

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.