como limitar o curso do IKChain

Por: MoaMartins  

Em: 07/12/2012 13:04

Oi pessoal
eu gostaria de pedir uma ajudinha.
estou maontando a estrutura de bones e o rig de um personagem e não sei como limitar o curso do IKChain, acredito ser simples, mas não encontor a solução. (ver imagem)
Alguém poderia dar um help?
Obrigado
Moacyr
Olá Moacyr,

Bem esse é o comportamento normal da IKChain.

Bem mas pelo q vejo quando vc sobe a bacia os pés ficam parados o q é o normal. Para contornar vc cria um point e alinha com a bacia e depois restringe posição do point com \"position constaint\" no menu (animation / constraints) em relação a bacia, porém vc perde o movimento de se agachar, pois ao descer a bacia os pés vão juntos, ou seja para agachar vc precisa subir o pés para isto. Assim cabe a vc avaliar o que é melhor para sua animação, se o personagem não vai se agachar com frequência ou não.

Outra solução é criar 1 ?Stretch de bones? (bones elásticos) e aplicar IK (HI solver), fiz um tutorial mostrando como criar em:
\"http://mezkyta.com.br/blog/tutorial-3d-studio-max-sobre-stretch-de-bones-com-ik-ossos-esticaveis/\"


Espero ter ajudado

Paz
Abraço
http://www.mezkyta.com.br/ [email protected]

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717318.

Total de membros registrados: 143135

Últimos membros registrados: Vanotium34, rayz7, LulutoxDetoxTea4566, OzemPlusKapseln, giovanepm, jalisajewel, MelaraAirPillow556, MelaraAirPillow676.

Usuário(s) on-line na última hora: 470

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.