Trajectories to Frames Animation?!

Por: MMullerOfficial  

Em: 08/01/2013 20:05

Pessoal, tudo bem!

Venho com mais um caso complicado para se resolver!

Alguém conhece o Max2AE? É um Script que auxilia na transferência de objetos 3D do After Effects para o 3DS Max e vice-versa, para sincronizarmos as cenas, com Cameras, Helpers, e Luzes... Se não conhecem, recomendo!!!

Estou animando uma personagem virtual, que interage com um ambiente totalmente holográfico, onde a Apresentadora está sendo animada em 3DS Max, e os elementos holográficos, em Illustrator e After Effects.

Para ficar perfeito a sincronia dos movimentos das mãos, estou utilizando este Script para transferência das animações entre os programas....

Animei a mão da personagem, primeiramente para testes, e me deparei com uma dificuldade quando criei uma Position Constrain do HELPER (Max2AE) não palma da mão, e tentei levar esta animação para o After Effects. Notem que somente o HELPER é exportado em 3D, a personagem é renderizada em separado, e depois em composição no After Effects, tudo é sincronizado.

O que acontece, é que o HELPER não possui chaves de animação (Somente segue a trajetória do movimento - Biped).

Quando importo para dentro do After Effects, o objeto se perde, não tem a mesma sequencia de animação que tenho no 3DS MAX.

Primeiramente, pensei em fazer um Bake Animation, mas não conheço bem a técnica, e se funcionaria bem para Exportar através do Script, mas se alguém conhecer bem o processo, talvez seria uma solução bem viável.

Uma forma, seria exportar o objeto em FBX, e importar novamente para o 3DS MAX... Mas o Max2AE não reconheceria, já que o Helper faz parte do pacote e é elaborado justamente para ser reconhecido pelo Script. Além de ser um processo que demandaria muito tempo, já que são diversos os momentos que precisarei desta sincronia.

Conversando entre nós aqui na produtora, pensamos em ir nas Trajectories, e dar um Collapse Transform: Neste caso, se cria as chaves, mas não da forma correta, pois fica uma linha contínua (Curve Editor) sem a informação dos eixos (X,Y,Z).

Alguém tem alguma idéia para resolver?

Agradeceria muito se conseguisse resolver o problema, já que impede meu processo de dar certo....

Grande abraço a todos, Marcelo.

É, o que ta se movendo por link não vai ja que ele não ve os keyframes do objeto. Faz um bake mesmo, tem varios scripts que fazem isso, procura no scriptspot.com
Iremos verificar o Bake Animation via Script, e posto aqui os resultados!

Muito Obrigado, Marcelo.

É, o que ta se movendo por link não vai ja que ele não ve os keyframes do objeto. Faz um bake mesmo, tem varios scripts que fazem isso, procura no scriptspot.com
Amigos,

Por favor me ajudem, o BAKE ANIMATION não funcionou!!! [:(]
Cria as chaves ainda lineares.... sem informação correta de coordenadas....

Existe algum Script específico para isto?

Obrigado!
Marcelo.
O que seriam chaves lineares? O bake não criou um keyframe por frame?

Uma opção que eu vejo é usar o link pro after que vem no max 2013.
Olá, sim criou frame por frame, mas estes possuem as mesmas informações de coordenadas...

Copio aqui um trecho do arquivo .TXT gerado pela exportação para o After Affects.
Perceba que todas os frames possuem o mesmo número para os frames seguintes.

Transform Position
Frame X pixels Y pixels Z pixels
0 50.523 49.875 0.045
1 50.523 49.875 0.045
2 50.523 49.875 0.045
3 50.523 49.875 0.045
4 50.523 49.875 0.045
5 50.523 49.875 0.045
6 50.523 49.875 0.045
7 50.523 49.875 0.045
8 50.523 49.875 0.045
9 50.523 49.875 0.045
10 50.523 49.875 0.045
11 50.523 49.875 0.045
12 50.523 49.875 0.045

O Script que utilizei é este: bakeAnim_v1.2.zip
Site de Download: http://www.mayec.eu/scripts.html
Descritivo: Bakes source object\'s transform animations to target object.

Obrigado, Marcelo.

O que seriam chaves lineares? O bake não criou um keyframe por frame?

Uma opção que eu vejo é usar o link pro after que vem no max 2013.
Tenta esse:
http://www.scriptspot.com/3ds-max/scripts/bake-transform

Cria um helper, deixa ele parado, roda o script, pega a mão como source e esse helper como target, deve funcionar.

Já testou o link do max 2013 como eu comentei?
Olá!

Irei testar agora este script, seguindo tuas orientações.

Procurei no Google artigos falando sobre esta interação, pois queria entender bem antes como funciona esta comunicação, pois aqui na empresa, o software é licenciado para 3DS MAX 2011.

Tenho mais um problema, teria que instalar nas 48 máquinas de render o 3DS MAX 2013...

Por isso, estou evitando ao máximo migrar para o software. ;)

Assim que testado sua dica, posto o resultado aqui no fórum.
Muito obrigado!

Marcelo.
Fla3DMadness,

Muito obrigado meu caro, pois o Script indicado, e a técnica realmente resolveram o problema!

Consigo levar agora o HELPER do MAX2AE com toda a informação de movimento necessário para a composição.

Já fiz os testes e tudo correu como planejado inicialmente!

Quando estiver com a primeira cena finalizada, preparo um vídeo para postar para todos.

Mais uma vez, obrigado pela ajuda!
Abraços, Marcelo.

Tenta esse:
http://www.scriptspot.com/3ds-max/scripts/bake-transform

Cria um helper, deixa ele parado, roda o script, pega a mão como source e esse helper como target, deve funcionar.

Já testou o link do max 2013 como eu comentei?

Pessoal,

Postei um vídeo com o resultado, o movimento foi capturado do 3DS Max.

Grato ao Fla3DMadness!

Abraços, Marcelo.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717317.

Total de membros registrados: 143134

Últimos membros registrados: rayz7, LulutoxDetoxTea4566, OzemPlusKapseln, giovanepm, jalisajewel, MelaraAirPillow556, MelaraAirPillow676, KARV.

Usuário(s) on-line na última hora: 320

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.