Isso é uma coisa muito complicada, cada trabalho tem um preço...
De primeira mão concordo que 30 dilmas o segundo é muito barato, agora se for uma coisa muito simples, como disseram acima uma logo voando sem muita complexidade, eu cobraria uns 1.000 reais a animação, acho que seria justo para ambas as partes. Agora uma animação complexa, que o render demore dias, não vale a pena por um preço baixo... Eu li em vários locais antes de começar a ter um padrão de preço, pessoas falando em preço por imagem, preço por m² no caso de imagens para construtoras e afins, preço por segundo no caso de animações... No final das contas eu vi decidi que vale mais a pena pensar no projeto ao todo. Atualmente eu coloco preço dividindo todas as tarefas do projeto e avaliando parte por parte e colocando os valores separados, depois somo tudo e este valor é o que passo ao cliente...
Exemplo:
O cliente normalmente não tem muita ideia do que quer, ele quer o negocio dele em 3D, as vezes quando tem agência junto ao cliente a coisa vem mais especifica, ai fica mais fácil você colocar os preços por item... Quando não é auxiliado por agência você deve fazer um contrato e passar ao cliente o que você irá fazer e quanto vai custar, tudo muito claro e detalhado... No meu último projeto, após finalizar a primeira etapa (Foi combinado 4 etapas e somente a primeira havia sido entregue e paga) o cliente me solicitou o projeto do Max, eu peguei o contrato e confirmei que eu havia deixado claro que a primeira etapa consistia em entregas de imagens estáticas, bem claro... Liguei pro cliente e disse que conforme estava no contrato o projeto não fazia parte do item vendido e que se ele quisesse teria que desembolsar mais X. Após muita conversa o cliente entendeu e desistiu de comprar o projeto e deu continuidade nas outras etapas. Porque eu estou dizendo isso? Porque quando eu dividi o projeto do cliente em 4 etapas, eu peguei o valor total das 4 etapas e dividi elas para que o cliente não achasse muito caro a primeira etapa, que era a parte mais trabalhosa pra mim, pois teria que começar do zero através de arquivos do autocad o empreendimento do cliente, seria modelagem, iluminação, texturização e renderização de imagens estáticas, já as outras etapas são animações específicas de algumas áreas que eu já as teria prontas, seria só fazer o roteiro de câmera e renderizar... Se eu entregasse o projeto o valor da primeira etapa não valeria a pena. Portanto, acho que quando você tem controle total do tempo e trabalho que cada coisa necessita fica mais fácil colocar um valor, pois você coloca valores separados pra cada etapa, soma tudo e se tem o valor do projeto.
Muitas vezes o cliente acha caro se você vende por imagem... Por exemplo, cada imagem estática custa X... Sendo que você tá colocando no valor da imagem o trabalho que teve em todo o projeto, por isso eu acho interessante a conversa para explicar ao cliente todo o processo, saber MUITO bem qual é real necessidade do cliente, criar um contrato bem claro para o cliente saber o que você irá entregar, se ele pode pedir alteração, se alteração vai ter custos, quantas alterações ele pode fazer se não for cobrado... Enfim, deixar o cliente e você tranquilos com relação ao que foi negociado.
Outra coisa que eu gosto de fazer, é pegar parte do projeto quando fecho o contrato. Normalmente eu coloco já no contrato que a forma de pagamento é 40% imediato, 30% na entrega do projeto por minha parte e os outros 30% quando o cliente dá o OK, quando não tem mais alterações.
:D Dont worry, be happy! :D