Preço Animação 3D para Comercial de TV

Por: Unamine  

Em: 12/01/2013 10:33

Galera, primeiramente bom dia! Sou novo por aqui e se não for o lugar certo pra perguntar, me desculpem ;)

Sendo simples e direto gostaria de pedir a ajuda de vcs no seguinte:

Estou fazendo um freelancer de animação 3D de mais ou menos uns 20s para um comercial de TV de um SUPERmercado local (ele é grande com várias filiais espalhadas pela cidade e etc...).
Moro em João Pessoa - Paraíba, e a quantidade de pessoas que fazem esse tipo de trabalho por aqui é muito escassa, difícil de encontrar.

Como sou novo nessa área de trabalho freelancer, não tenho muita idéia de preço, sobre quanto cobrar, de hora de trabalho(moro com meus pais, e não preciso pagar praticamente nada), se me aproveito para cobrar um pouco mais caro justamente pela escassez da região, por isso gostaria da ajuda de vcs para me explicar e me ajudar a definir um preço pro cliente, jeito certo de mandar orçamento e tudo.
Tenho que dar uma resposta até amanhã: Domingo (13/01).

Desde já agradeço!
Ola amigo sobre valores aqui em Sao Jose dos Campos é cobrado 30,00R$ o segundo blz espero ter ajudado ate mais!
30,00 o segundo...!!! Mas isso é valor de merado por ai? Cobrado por produtoras de animação? Eu já vi uma tabela mostrando, para uma animação bem simples com poucos elementos, por, no minimo, 300 Reais o segundo... não é possivel! será que a animação no Brasil está tão banalizada assim? 30 reais não é nada! eu não sou profissional mas não gastaria o meu tempo por esse valor... desculpa Lekao, mas 600 reais por uma animação de 20 segundos... eu não acho justo.

Luis Estrazulas
Porto Alegre - RS
vc e maluco!Nao cobra isso nao!!
No minino 100...nao sei a qualidade do seu trampo mas tem q se valorizar!
30 o segundo nem levanto da cama!
As vezes aqui nem imagem estatica sai por 600
Acho que varia muito, depende da ideia dessa animação, se é uma fly logo ou se tem animação de personagens, tempo de render, ou vc pode combinar a animação não por segundo mais por produção, enfim, o lance é complexo.
Agora 30 REAIS o segundo é brincadeira né[:)], Acho que no mínimo R$ 100 ok Unanime...
www.lucarte.com.br
Muito interessante este topico...
Ja eu queria saber mais, tbm sou iniciante e gostaria de trabalhar como freela
e noçao de preço ainda nao tenho , peço a ajuda dos \"ANTIGÕES\" na área que colaborem com suas experiencias...
Vlw
Isso é uma coisa muito complicada, cada trabalho tem um preço...
De primeira mão concordo que 30 dilmas o segundo é muito barato, agora se for uma coisa muito simples, como disseram acima uma logo voando sem muita complexidade, eu cobraria uns 1.000 reais a animação, acho que seria justo para ambas as partes. Agora uma animação complexa, que o render demore dias, não vale a pena por um preço baixo... Eu li em vários locais antes de começar a ter um padrão de preço, pessoas falando em preço por imagem, preço por m² no caso de imagens para construtoras e afins, preço por segundo no caso de animações... No final das contas eu vi decidi que vale mais a pena pensar no projeto ao todo. Atualmente eu coloco preço dividindo todas as tarefas do projeto e avaliando parte por parte e colocando os valores separados, depois somo tudo e este valor é o que passo ao cliente...
Exemplo:
O cliente normalmente não tem muita ideia do que quer, ele quer o negocio dele em 3D, as vezes quando tem agência junto ao cliente a coisa vem mais especifica, ai fica mais fácil você colocar os preços por item... Quando não é auxiliado por agência você deve fazer um contrato e passar ao cliente o que você irá fazer e quanto vai custar, tudo muito claro e detalhado... No meu último projeto, após finalizar a primeira etapa (Foi combinado 4 etapas e somente a primeira havia sido entregue e paga) o cliente me solicitou o projeto do Max, eu peguei o contrato e confirmei que eu havia deixado claro que a primeira etapa consistia em entregas de imagens estáticas, bem claro... Liguei pro cliente e disse que conforme estava no contrato o projeto não fazia parte do item vendido e que se ele quisesse teria que desembolsar mais X. Após muita conversa o cliente entendeu e desistiu de comprar o projeto e deu continuidade nas outras etapas. Porque eu estou dizendo isso? Porque quando eu dividi o projeto do cliente em 4 etapas, eu peguei o valor total das 4 etapas e dividi elas para que o cliente não achasse muito caro a primeira etapa, que era a parte mais trabalhosa pra mim, pois teria que começar do zero através de arquivos do autocad o empreendimento do cliente, seria modelagem, iluminação, texturização e renderização de imagens estáticas, já as outras etapas são animações específicas de algumas áreas que eu já as teria prontas, seria só fazer o roteiro de câmera e renderizar... Se eu entregasse o projeto o valor da primeira etapa não valeria a pena. Portanto, acho que quando você tem controle total do tempo e trabalho que cada coisa necessita fica mais fácil colocar um valor, pois você coloca valores separados pra cada etapa, soma tudo e se tem o valor do projeto.

Muitas vezes o cliente acha caro se você vende por imagem... Por exemplo, cada imagem estática custa X... Sendo que você tá colocando no valor da imagem o trabalho que teve em todo o projeto, por isso eu acho interessante a conversa para explicar ao cliente todo o processo, saber MUITO bem qual é real necessidade do cliente, criar um contrato bem claro para o cliente saber o que você irá entregar, se ele pode pedir alteração, se alteração vai ter custos, quantas alterações ele pode fazer se não for cobrado... Enfim, deixar o cliente e você tranquilos com relação ao que foi negociado.

Outra coisa que eu gosto de fazer, é pegar parte do projeto quando fecho o contrato. Normalmente eu coloco já no contrato que a forma de pagamento é 40% imediato, 30% na entrega do projeto por minha parte e os outros 30% quando o cliente dá o OK, quando não tem mais alterações.
:D Dont worry, be happy! :D
É eu concordo com o waltergms, pois uma animação não é só render de frames... tem etapas, a modelagem de cenarios, personagens, acessorios... depois o mapeamento, as texturas o rig o skin, o morph... bah! um monte de trabalho, só depois vem a animação (que pode ser cobrada por segundo ou pelo tempo que demorou pra fazer), ainda tem a composição, a edição... isso tudo deve ser somado.

Meu pai, nos idos de 1978, teve, em Criciuma SC, uma pequena agencia de propaganda, não durou muito, o mercado era pequeno, chegamos a fazer alguns comerciais e inclusive uma animação para uma empresa de construção, não lembro do valor cobrado (era outra moeda na época) mas foi caro, era animação tradicional com desenhos feitos em acetato........ naquela época já se cobrava por segundo e era calculado o material gasto para cada segundo, de 12 a 24 folhas de acetato mais tintas e outros materiais fora a mao de obra para cada segundo da animação. Mas foi muito divertido para mim que tinha uns 14 anos na época, meu trabalho foi colorir uma sequencia pintando um monte de acetados por traz do desenho... hehehehe...

Contei isso para comparar o modo antigo do de hoje... claro que o CG diminuiu os custos de uma animação se comparado ao modo antigo, mesmo para desenhos ainda feitos \"a mão\", hoje os desenhos são escaneados e colorizados no PC , não temos mais o custo do acetato, tintas etc...

Mas nem por isso vamos trabalhar por micharia né...
Luis Estrazulas
Porto Alegre - RS
Prezados colegas
Realmente, cobrar R$ 30,00/segundo é de doer! É aconselhavel, no mínimo R$ 100,00/seg.Já cobrei até R$ 200,00/seg, conforme o grau de dificuldade envolvido.
Um abraço á todos
Roberlane
Roberlane
Prefiro acreditar que a intenção era digitar R$300,00 e um zero falhou, heheh

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 712821.

Total de membros registrados: 140063

Últimos membros registrados: glycofortepris, gguilherme, Riva Moreira, MR COMERCIAL, arraisalencar, ebz@1991, nandes, fiorese98.

Usuário(s) on-line na última hora: 472

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.