Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!! [:D]
Rafael Nakahayashi: oi Rafael!! tudo bem?? Sobre a sua imagem você com certeza está usando mesmo o
\"subdivs\" da sua luz com valores bem baixos.
Algumas manchas no render
V-Ray se devem ou a baixos samples de GI ( light cache ), ou a baixos samples de
\"subdivs\" das suas luzes.
Veja nas imagens que eu anexei lá em cima que você tem que colocar uma imagem HDR no
\"environment\" do seu render
V-Ray.
Como o nosso amigo e colaborador
\"William Cesar B7\" postou a cena dele, não apresentou nenhuma
mancha. E ficou bem legal a imagem dele.
Falta colocar uma imagem
HDR no \"environment\" do render V-Ray. Façam de acordo com esta imagem, tudo bem??
Coloquem uma imagem
HDR no
\"environment\" do render V-Ray, assim o render terá o que refletir principalmente em objetos metálicos.
Sua cena ficou clara por causa do gamma do render V-Ray. Na verdade muitas pessoas dizem que é
2,20, mas a verdade é que o valor do gamma fica interpolado entre
1,80-2,20.Quais valores que estiverem entre 1,80 a 2,20 podem ser o valor do gamma da sua imagem. Para saber o valor exato, abra o 3ds Max, clique na aba superior
\"Custmize\" -->>
\"Preferences\" -->> aba
\"Gamma and LUT\" e aparecerá esta janela.
No meu monitor o valor
2,20 ficou ideal, pois o quadrado de dentro ficou mais claro e combinou com o quadrado de fora ( maior ).
Mas essas configurações dependem de cada monitor. O meu é da \"Samsung\" e o valor ideal ficou 2,20, porém pode ter casos que o valor ideal fique 1,8. Tem que testar para saber qual o valor correto do seu
\"gamma\".
Sobre a sua cena ter ficado escura, é porque não tem nenhuma luz na sua cena. Você renderizou seu
\"teapot\" sem nenhuma luz e com o fundo preto do
3ds Max, ai desta forma sempre irá ficar escuro.
Para criar as luzes para sua cena, você deve acessar o Painel
Light -->> VRay -->> Vray light.Agora você coloque o visor Left ( Esquerda ) ou Right ( Direita ) e cria uma luz
vraylight ( se for no visor left-esquerda ) e depois copia esta luz para o outro lado ( direito ).
Depois copia esta luz pra cima e rotaciona a direção da luz apontando para o \"teapot\" e depois coloca uma quarta vraylight lá atrás da sua cena.
Escolha a opção de cópia no 3ds Max a opção
\"Copy\", porque caso você queira fazer ajustes diferentes para cada luz, isso poderá ser feito, tudo bem??
Selecione uma vraylight e clique no painel Modify e no parâmetro \"subdivs\" coloque algo em torno de 32 samples. Não esqueça de habilitar a opção
\"Invisible\" de cada
vraylight, assim
NÃO aparecerá um brilho estourado branco de cada
\"vraylight\" na sua imagem final. De acordo com a imagem abaixo.
OBS:. Cuidado com valores altos nos
\"Subdivs\" das vraylights, porque retiram completamente as manchas da sua cena mas o tempo de render aumenta drasticamente, demora muito.
Faça o mesmo procedimento da sua primeira \"vraylight\" para as outras 3 vraylight\'s. Selecione cada uma separadamente, clique no painel Modify, depois no parâmetro
\"Subdivs\" coloque algo em torno de 32 samples. O valor padrão desse parâmetro vem com 8,00. Sempre coloque números múltiplos de
8,00:
16, 24, 32, 40, 48, 56, 64, 72, 80...etc.Na setagem do seu render
V-Ray está bem diferente da que eu postei no meu post anterior. Olhe cada imagem da que eu anexei lá em cima no meu post anterior, e faça da mesma forma, tudo bem??
A seguir envio para você a imagem final renderizada do teapot com as configurações que eu coloquei:
Atenção: Os seus valores do parâmetro
\"V-Ray:Adptive DMC image sampler\" estavam muito altos. Você colocou
4,00 em
\"Min.subdivs\" e
8,00 em
\"Max.subdivs\", foi por isso que render demorou tanto.
Os
valores padrões deste parâmetro do
\"V-Ray:Adptive DMC\" ( anti-alising ) são estes de acordo com a imagem abaixo:
Algumas informações importantes sobre o sistema de \"anti-alising\" do render V-Ray:
\"Fixed\" - este amostrador sempre leva o mesmo número de amostras por pixel;
Adaptive DMC - o amostrador recebe um número variável de amostras por pixel, dependendo da diferença de intensidade de pixels;
Adaptive subdivision- este amostrador divide a imagem em uma estrutura do tipo grelha adaptativa e refina, dependendo da diferença de intensidade de pixel.
Filtro anti-aliasing: Os filtros do V-Ray permitem que você escolha um filtro
anti-aliasing. Todos os padrões de filtros do 3ds Max são suportados com a exceção do filtro \"Plate Match\".
Fixed rate sampler,ou simplesmente
\"Fixed\":
Este é o mais simples de amostragem da imagem, e que leva um número fixo de amostras para cada pixel.
Subdivs ( Fixed ) - determina o número de amostras por pixel. Quando isso for definido como 1, uma amostra no centro de cada pixel é tomada. Se esta é maior do que 1, as amostras são distribuídos no interior do pixel. O número real de pixels é o quadrado deste parâmetro (por exemplo, 4 subdivs produzir 16 amostras por pixel).
Adaptive DMCEste amostrador faz um número variável de amostras por pixel com base na diferença de intensidade entre o pixel e os seus vizinhos.
O diagrama a seguir mostra visualmente a forma que o
V-Ray está colocando amostras ao usar o filtro anti-alising
Adaptive DMC.
Os quadrados pretos representam os pixels da imagem enquanto os pontos representam as amostras individuais.
Na primeiro \"pass\" do V-Ray sempre coloca o número mínimo de amostras determinadas pelo Parâmetro \"Min. Subdivs\". Em seguida, a cor das amostras é comparada e mais são adicionados quando necessário nos \"passes\" seguintes.
O
Adaptive DMC é o \"filtro\" preferido para imagens com muitos detalhes pequenos (como VRayFur, por exemplo) e / ou efeitos borrados ( DOF, borrão de movimento, etc reflexões brilhantes ). Ele também ocupa menos
memória RAM do que o filtro
Adaptive subdivision.
Explicação dos parâmetros:
Anti-alising -->>
Adaptive DMC Subdivs min - Determina o número ( mínimo ) inicial de samples por pixel. Você raramente precisará definir isso para mais de
1,00, exceto se você tem linhas muito finas que não são capturados corretamente, ou objetos em movimento rápido, se você usar DOF ( borrão de movimento ). O número real de pixels é o quadrado deste número (por exemplo, 4,00 subdivs produzir 16 amostras por pixel).
Max subdivs - Determina o número máximo de
\"samples\" para um pixel. O número máximo de amostragem real é o quadrado deste número (por exemplo, 4 subdivs produz um máximo de 16 amostras).
Note que o
V-Ray pode ter menos do que o número máximo de amostras, se a diferença na intensidade dos pixels vizinhos é suficientemente pequeno.
O parâmetro
\"Use DMC sampler threshold\", o render V-Ray vai usar o limite especificado no filtro \"Adaptive DMC\" para determinar se as amostras são necessários mais de um pixel. Quando está desligado, o parâmetro de \"Color threshold\" será usado.
Color threshold- O limiar que será utilizado para determinar se um elemento de imagem necessita de mais amostras. Este é ignorada se a opção
\"Use DMC sampler threshold\" está ligada.
Show samples - se esta estiver habilitada, o render V-Ray irá mostrar uma imagem em que a luminosidade do pixel é diretamente proporcional ao número de samples tomados a esse pixel. Isso é útil para afinar a suavização da imagem.
Notas Importantes:Quais dos filtros de
anti-alising do render
V-Ray serão usados para uma determinada cena? A resposta é mais encontrada com experimentos próprios, mas aqui estão algumas dicas:
Para as cenas com
\"smooth\" com apenas alguns efeitos borradas e texturas com smooth, o
\"Adaptive DMC\" com a sua capacidade de amostras de pixels é imbatível.
Para imagens com texturas detalhadas ou muito de detalhes de geometria e apenas alguns efeitos borrados, o filtro
\"Adaptive subdivision\" tem o melhor desempenho.
Também no caso de animações envolvendo texturas detalhadas, o sampler \"Adaptive subdivision\" pode produzir
\"jittering\" que o filtro
\"Adaptive DMC\" evita.
Espero ter sido útil de alguma forma.
Boa sorte.
Forte abraço e sucesso!!
________________________________
\"FORÇA & CORAGEM SEMPRE\"...