Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Caue Rodrigues   Serra-ES - ES
Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR
Alexandro   Cascavel - PR
Joao   Itapetininga-SP - SP
renatoconti   Londrina - PR - AC

Portfólios Ver Mais

Iraq   BRASIL
IgorPamplona   Curitiba - PR
Andre Bittencourt   Rio de Janeiro - RJ
ThiagoBrugnolo   Cabreuva - AC

Manchas na cena com vray

Por: Rafael Nakahayashi  

Em: 26/01/2013 12:46

Ola galera.

Fiz um teste aqui e parece que ficou meio estranho. acho que fiz alguma coisa errada. Então Danilo, eu coloquei as aconfigurações que voce me mostrou e o fundo da cena ficou muito clara por causa do gamma.
http://www.flickr.com/photos/rafaelnakahayashi/
Ai vai o link da cena para download.

http://www.sendspace.com/file/oj26dq
http://www.flickr.com/photos/rafaelnakahayashi/
Olá!
Eu renderizei aqui e não apareceu mancha nenhuma, você mandou o arquivo, mas sem a imagem HDR! Coloquei duas luzes VRayLight.
Está um pouco granulado nas sombras, mas é por causa do subdivs da luz que está baixo!
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!! [:D]

Rafael Nakahayashi: oi Rafael!! tudo bem?? Sobre a sua imagem você com certeza está usando mesmo o \"subdivs\" da sua luz com valores bem baixos.

Algumas manchas no render V-Ray se devem ou a baixos samples de GI ( light cache ), ou a baixos samples de \"subdivs\" das suas luzes.

Veja nas imagens que eu anexei lá em cima que você tem que colocar uma imagem HDR no \"environment\" do seu render V-Ray.

Como o nosso amigo e colaborador \"William Cesar B7\" postou a cena dele, não apresentou nenhuma mancha. E ficou bem legal a imagem dele.

Falta colocar uma imagem HDR no \"environment\" do render V-Ray. Façam de acordo com esta imagem, tudo bem??



Coloquem uma imagem HDR no \"environment\" do render V-Ray, assim o render terá o que refletir principalmente em objetos metálicos.

Sua cena ficou clara por causa do gamma do render V-Ray. Na verdade muitas pessoas dizem que é 2,20, mas a verdade é que o valor do gamma fica interpolado entre 1,80-2,20.

Quais valores que estiverem entre 1,80 a 2,20 podem ser o valor do gamma da sua imagem. Para saber o valor exato, abra o 3ds Max, clique na aba superior \"Custmize\" -->> \"Preferences\" -->> aba \"Gamma and LUT\" e aparecerá esta janela.



No meu monitor o valor 2,20 ficou ideal, pois o quadrado de dentro ficou mais claro e combinou com o quadrado de fora ( maior ).

Mas essas configurações dependem de cada monitor. O meu é da \"Samsung\" e o valor ideal ficou 2,20, porém pode ter casos que o valor ideal fique 1,8. Tem que testar para saber qual o valor correto do seu \"gamma\".

Sobre a sua cena ter ficado escura, é porque não tem nenhuma luz na sua cena. Você renderizou seu \"teapot\" sem nenhuma luz e com o fundo preto do 3ds Max, ai desta forma sempre irá ficar escuro.

Para criar as luzes para sua cena, você deve acessar o Painel Light -->> VRay -->> Vray light.

Agora você coloque o visor Left ( Esquerda ) ou Right ( Direita ) e cria uma luz vraylight ( se for no visor left-esquerda ) e depois copia esta luz para o outro lado ( direito ).

Depois copia esta luz pra cima e rotaciona a direção da luz apontando para o \"teapot\" e depois coloca uma quarta vraylight lá atrás da sua cena.

Escolha a opção de cópia no 3ds Max a opção \"Copy\", porque caso você queira fazer ajustes diferentes para cada luz, isso poderá ser feito, tudo bem??

Selecione uma vraylight e clique no painel Modify e no parâmetro \"subdivs\" coloque algo em torno de 32 samples. Não esqueça de habilitar a opção \"Invisible\" de cada vraylight, assim NÃO aparecerá um brilho estourado branco de cada \"vraylight\" na sua imagem final. De acordo com a imagem abaixo.



OBS:. Cuidado com valores altos nos \"Subdivs\" das vraylights, porque retiram completamente as manchas da sua cena mas o tempo de render aumenta drasticamente, demora muito.

Faça o mesmo procedimento da sua primeira \"vraylight\" para as outras 3 vraylight\'s. Selecione cada uma separadamente, clique no painel Modify, depois no parâmetro \"Subdivs\" coloque algo em torno de 32 samples. O valor padrão desse parâmetro vem com 8,00. Sempre coloque números múltiplos de 8,00: 16, 24, 32, 40, 48, 56, 64, 72, 80...etc.

Na setagem do seu render V-Ray está bem diferente da que eu postei no meu post anterior. Olhe cada imagem da que eu anexei lá em cima no meu post anterior, e faça da mesma forma, tudo bem??

A seguir envio para você a imagem final renderizada do teapot com as configurações que eu coloquei:



Atenção: Os seus valores do parâmetro \"V-Ray:Adptive DMC image sampler\" estavam muito altos. Você colocou 4,00 em \"Min.subdivs\" e 8,00 em \"Max.subdivs\", foi por isso que render demorou tanto.

Os valores padrões deste parâmetro do \"V-Ray:Adptive DMC\" ( anti-alising ) são estes de acordo com a imagem abaixo:



Algumas informações importantes sobre o sistema de \"anti-alising\" do render V-Ray:

\"Fixed\" - este amostrador sempre leva o mesmo número de amostras por pixel;
 
Adaptive DMC - o amostrador recebe um número variável de amostras por pixel, dependendo da diferença de intensidade de pixels;
 
Adaptive subdivision- este amostrador divide a imagem em uma estrutura do tipo grelha adaptativa e refina, dependendo da diferença de intensidade de pixel.
 
Filtro anti-aliasing:
 
Os filtros do V-Ray permitem que você escolha um filtro anti-aliasing. Todos os padrões de filtros do 3ds Max são suportados com a exceção do filtro \"Plate Match\".

Fixed rate sampler,ou simplesmente \"Fixed\":

Este é o mais simples de amostragem da imagem, e que leva um número fixo de amostras para cada pixel.
 
Subdivs ( Fixed ) - determina o número de amostras por pixel. Quando isso for definido como 1, uma amostra no centro de cada pixel é tomada. Se esta é maior do que 1, as amostras são distribuídos no interior do pixel. O número real de pixels é o quadrado deste parâmetro (por exemplo, 4 subdivs produzir 16 amostras por pixel).

Adaptive DMC

Este amostrador faz um número variável de amostras por pixel com base na diferença de intensidade entre o pixel e os seus vizinhos.
 
O diagrama a seguir mostra visualmente a forma que o V-Ray está colocando amostras ao usar o filtro anti-alising Adaptive DMC.

Os quadrados pretos representam os pixels da imagem enquanto os pontos representam as amostras individuais.

Na primeiro \"pass\" do V-Ray sempre coloca o número mínimo de amostras determinadas pelo Parâmetro \"Min. Subdivs\". Em seguida, a cor das amostras é comparada e mais são adicionados quando necessário nos \"passes\" seguintes.



O Adaptive DMC é o \"filtro\" preferido para imagens com muitos detalhes pequenos (como VRayFur, por exemplo) e / ou efeitos borrados ( DOF, borrão de movimento, etc reflexões brilhantes ). Ele também ocupa menos memória RAM do que o filtro Adaptive subdivision.

Explicação dos parâmetros: Anti-alising -->>Adaptive DMC
 
Subdivs min - Determina o número ( mínimo ) inicial de samples por pixel. Você raramente precisará definir isso para mais de 1,00, exceto se você tem linhas muito finas que não são capturados corretamente, ou objetos em movimento rápido, se você usar DOF ( borrão de movimento ). O número real de pixels é o quadrado deste número (por exemplo, 4,00 subdivs produzir 16 amostras por pixel).
 
Max subdivs - Determina o número máximo de \"samples\" para um pixel. O número máximo de amostragem real é o quadrado deste número (por exemplo, 4 subdivs produz um máximo de 16 amostras).

Note que o V-Ray pode ter menos do que o número máximo de amostras, se a diferença na intensidade dos pixels vizinhos é suficientemente pequeno.
 
O parâmetro \"Use DMC sampler threshold\", o render V-Ray vai usar o limite especificado no filtro \"Adaptive DMC\" para determinar se as amostras são necessários mais de um pixel. Quando está desligado, o parâmetro de \"Color threshold\" será usado.
 
Color threshold- O limiar que será utilizado para determinar se um elemento de imagem necessita de mais amostras. Este é ignorada se a opção \"Use DMC sampler threshold\" está ligada.
 
Show samples - se esta estiver habilitada, o render V-Ray irá mostrar uma imagem em que a luminosidade do pixel é diretamente proporcional ao número de samples tomados a esse pixel. Isso é útil para afinar a suavização da imagem.

Notas Importantes:

Quais dos filtros de anti-alising do render V-Ray serão usados para uma determinada cena? A resposta é mais encontrada com experimentos próprios, mas aqui estão algumas dicas:

Para as cenas com \"smooth\" com apenas alguns efeitos borradas e texturas com smooth, o \"Adaptive DMC\" com a sua capacidade de amostras de pixels é imbatível.

Para imagens com texturas detalhadas ou muito de detalhes de geometria e apenas alguns efeitos borrados, o filtro \"Adaptive subdivision\" tem o melhor desempenho.

Também no caso de animações envolvendo texturas detalhadas, o sampler \"Adaptive subdivision\" pode produzir \"jittering\" que o filtro \"Adaptive DMC\" evita.

Espero ter sido útil de alguma forma.

Boa sorte.

Forte abraço e sucesso!!

________________________________
\"FORÇA & CORAGEM SEMPRE\"...





Caramba, euqueci o hdri. Que mancada. Segue a cena novamente com o hdri. Eu utilizei apenas o hdri no v-ray environment para iluminar a cena. Tem necessidade de aplicar outras fontes de luz? O v-ray hdri tem valor de subdiv?

http://www.sendspace.com/file/l1yx0a

Obrigado.
http://www.flickr.com/photos/rafaelnakahayashi/
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!! [:D]

Rafael Nakahayashi: oi Rafael!! tudo bem?? Sobre a sua cena, eu postei no meu post anterior a configuração do \"teapot\" com a imagem \"HDR\" que eu baixei aqui no site 3d1.

Não precisa você mandar mais o seu arquivo, tudo bem?? Veja no \"post\" lá em cima que o nosso amigo e colaborador \"William Cesar B7\" postou a imagem renderizada do seu carro sem nenhuma \"mancha\".

Colocar somente uma imagem \"HDR\" no environment do render V-Ray não basta, você precisa colocar pelo menos uma fonte de luz direta ( ou uma vray sun, ou uma vray light nas suas mais variadas formas ).

O vray HDRI é um shader do render V-Ray. Dentro dos parâmetros desse shader é que você pode escolher uma imagem HDR própria para o V-Ray. E esse parâmetro do \"vray HDRI\" não é aceito pelo render Mental Ray; é tanto que se for tentar usar no render Mental Ray aparecerá uma mensagem de erro do \"Render Message\" do 3ds Max, informado que aquele shader do V-Ray NÃO é compatível com os do Mental Ray.

Imagens \"Hdr\" são imagens que guardam informação de canais especiais e mais uma informação adicional, que é a \"luz\".

Imagens não precisam de \"subdivs\" e sim materiais, luzes e parâmetros de configuração do renderizador.

Boa sorte!!

Forte abraço e sucesso.

________________________________
\"FORÇA & CORAGEM SEMPRE\"...

Valeu pela ajuda pessoal!
http://www.flickr.com/photos/rafaelnakahayashi/
Por nada, até mais!
E aí brother!

Eu baixei sua cena aqui e fiz alguns testes. Aí notei que o fundo estava com uma cor muito escura, e como se não bastasse isso, o bule também estava com cor muito escura. Assim o normal é que a cena fique escura mesmo. Se vc aumentar a iluminação de forma que essas cores fiquem claras, isso quer dizer que a iluminação que está muito forte. Experimenta colocar um objeto de cor clara aí para vc ver como irá estourar e muito.

Cara! Se vc não colocar uma cor clara no fundo como no piso, aí fica difícil. O principal problema que estava ocorrendo era isso. Vc tem que colocar cores claras, um cinza claro, mas não totalmente branco para não estourar.

obs: não cheguei a usar a hdri.

Sobre o problema das manchas não vou poder ajudar, pois não entendo muito de v-ray.
Ola, tudo bem ? vi alguns post de vocês aqui, porém não consegui solucionar meu problema, a minha imagem esta toda manchada, eu ja alterei o subdiv da iluminação, do sol... não sei mais onde posso estar mechendo para tirar essas manchas, anexei uma imagem para ver se vocês podem me ajudar.

Aguardo

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707717.

Total de membros registrados: 135322

Últimos membros registrados: vsanbrva, pmmng, unaarq, kene1981, leticiabarros, alexjohnson, Rickertjohnse, Maisa Sabugari.

Usuário(s) on-line na última hora: 622, sendo 26 membro(s) e 596 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Abilio, Willmitnick, clastac, claro_lima, emersonforentin, Geraldo Nunes, deathstars, Eng Damasceno, vsanbrva, Sergio1987, Carlos E. Nogueira, Roberto Movanni, Duda, pmmng, gola31, Paulo Rodrigues Lima, Le_Andro, TadeuB79, Fabio Catelleno, Reinaldo Silva, mastermax, Daniel Monteiro, Osvaldo Arquiteto, Thiago Couto, Celso Borttoloto, gago.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.