Asas de uma Ave - Physique

Por: ziriguidum  

Em: 17/01/2005 12:16

E aê galera. blz? tipo.. tava aki pensando no skin d uma ave ou qlqr bicho q tenha asa.. como morcego e dragão.. bom.. normalmente eu faço o skin com a asa aberta.. óbvio! hehehe.. tá.. mas depois.. qdo vou fechar a asa... não fica perfeitinho.. saca?? qdo é uma malha só.. até q fica mais ou menos... mas agora imagine com penas.. se elas fosse objetos... como faria pra prendê-las no topo e só afastar as mais distantes dos ossos qdo a asa abrisse?? nunca descobri como se faz isso! hehehehe Abração!
www.rodolforoth.com
Oi Ziriguidum, tudo bem? Usando os Joints Deformers, Morphs Deformers e Bulges Deformers você faz facilmente. São uma simplificação dos Bulges, Tendons e Joints do Physique. Eles criam Gizmos deformáveis de acordo com o ângulo dos Bones, permitindo total controle na deformação. Nem tem como fazer o Skin de um personagem comum sem isso, porque vai dar defeito no cotovelo, no joelho, nas juntas dos dedos, em tudo que é lugar se não tiver estes ajustes. Abraços
poutz! tenho q aprender a usar o Physique então! hehewhehe.. não sabe me indicar algum tudo dele?? Abração André! vlw!
www.rodolforoth.com
ae andré... dei uma fuçada no physique... dá pra ver nitidamente a diferença entre o mod skin e o physique.. fiz dois cilindros só q no physique sempre precisa sobrar um bone, não?? enqto no skin, posso deletar o último bone... mas tem zilhões e zilhões de parâmetros.. ali qdo eu seto o bone inicial... abre uma caixa com mtas perguntas. hehehehe... eu cliquei direto em initialize... Sabe me dizer pra que serve o Floating bones?? Flw meu véio! Abração! e tipo.. no Paint Weights do Skin.. se tem algo parecido no Physique?? bem.. até aí tudo bem.. acho q me encorajaria a fazer um physique num boneco inteiro.. mas depois vou fazer um teste com apenas uma mão.. agora.. acho q eu até saberia fazer a estrutura de bones da asa d uma ave.. problema é fazer com q la torne-se uma "sanfona" qdo a asa fechar.. acho q aí é q entra aquele esquema q vc falou d Joints Deformers, Morphs Deformers e Bulges Deformers. a pergunta é.. onde encontro isso? hehehehe
www.rodolforoth.com
Ae.. mais um exemplo do q não sei fazer.. olha o q acontece com a barba do papai noel.. como se faz isso? hehehehe http://www.3d4all.org/index.php?page=cssfpg3 tem várias coisas.. tipo.. uma bochecha inflando de tudo mais.. pucha vida!! o max é cheio de mistérios! hehhee
www.rodolforoth.com
Ae André! blz?? testei o Reaction Manager.. vai ser uma mão na roda... qto ás bochechas inflar.. acho q é só setar como Scale, né? mto bala mesmo... e o esquema ali da barba do papai noel acho q é a mesma coisa, né? só q acho q a lógica seria um poko mais complexa... tipo... qdo o bone da cabeça mexe pra direita, os bones da barba da direia movimentam-se, correto?? sendo q estes bones são slaves(escravos) do bone da head, certo?? mas ali o cara acho q fez um esquema de ikchain, não? e posso ainda ter um outro controlador q controla a cabeça, não é? Abração!
www.rodolforoth.com
Oi Ziriguidum, tudo bem? EU sugiro que estude profundamente o Skin antes de se aventurar no Physique, porque o Skin é uma versão super simplificada do Physique, então se souber usar bem ele, vai ser muito mais fácil partir para o Physique. Sobre o Paint Weights, para te falar a verdade, nunca usei para nada, prefiro setar o envelope "na mão", assim tenho controle preciso da ação deles, já o Weight Tab é muito mais útil, para ajustes finos no peso dos vértices, o Paint é muito sem controle. No Physique tem um esquema parecido com o Weight Tabs, onde pode definir o tipo de ação que vão ter os vértices pela sua cor, mas antes disso tem que saber envelopar corretamente, só vai usar isso para refinar a ação do Envelope sobre os Vértices. A questão da "sanfona" na asa que disse, é justamente usando os deformadores que vai conseguir esse efeito, mas sugiro que teste com coisas mais simples. Por exemplo, como faria o movimento do músculo do braço quando ele se flexiona? É exatamente o mesmo processo para fazer a deformação na asa, só que na asa a deformação é muito mais drástica, então teste primeiro com um Biceps que é mais fácil. Float Bones são Bones secundários para criar movimentos secundários, por exemplo esse lance do Bíceps, mas pode fazer igualzinho usando os deformadores, que na minha opnião é mais fácil, mas tem casos que não dá para fazer só com os deformadores, ai sim vai usar Float Bones. Os Derformers estão na parte inferior do menu do Skin. Sobre a segunda mensagem, não vai escalonar nada, vai usar Deformers para aumentar a bochecha. Agora o lance da barba, é o Rig que falo para você, dominando as ferramentas você pode montar o rig que quiser, fazendo os Bones se comportarem como você quiser, para isso tem diversos Controlles, Contraints, Wires e Expressions que deve juntar para formar a estrutura que deseja, o que chamam de Rig. Por isso que te falei que animar personagem só com Dummy como você disse que fazia, é um martírio. Imagine fazer essa barba movendo na mão os dummies de controle, seria muito trabalhoso e não ficaria bom nunca. Veja os Dummies na ponta de cada Bone da barba, ele que controla essa movimentação, mas não é você que controla esses dummies, porque ai seria pagar promessa, usa-se Controlles, Contraints, Wires e Expressions para fazer esse controle. Quem controla é o programa, você só mexe na cabeça, e não diretamente, faz por meio de um controlador. Esse é um assunto para anos de estudo, se for com calma vai aprender com o tempo, tenha em mente que se tiver muita facilidade vai levar cerca de um ano para dominar esse assunto. Abraços
vlw André! ajudaste bastante... vou me puxar nesta área agora já q quero começar a fazer animações pro meu portfólio. hehehehehe Vlw as dicas. vou dar uma estudada. Abração
www.rodolforoth.com

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717341.

Total de membros registrados: 143142

Últimos membros registrados: PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455, Whispers, dtabach, Vanotium34.

Usuário(s) on-line na última hora: 308

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.