Erro ao \'\'extrudar\'\' textos

Por: gabrielmuller  

Em: 13/02/2013 13:57

Boa tarde

Sempre que tenho que fazer um logo em 3D eu apanho demais, porque na maioria, as fontes com que eu trabalho simplesmente dão erro na hora de dar o extrude, por exemplo:

P - B - R (letras que tem um \'\'vazio\'\')

A única forma que eu encontro é MODELANDO a letra, o que leva muito tempo, alguém poderia me dar dicas ?

Obrigado.
Rolling around at the speed of sound
Tenta usar o quadify antes de dar o extrude.
E aplica o meshsmooth depois.
Se nao der certo só modelando mesmo.
Dá uma olhada !
3DS Max? Fiz uns testes aqui e só deu problema se o texto fosse convertido para editable poly e o modo de extrude estivesse em \"Local Normal\" ou \"By Polygon\", então tem duas soluções:
1- Não converta para editable poly e aplique o modificador \"Extrude\" no texto;
2- Após converter para editable poly, mude o modo de extrude para \"Group\": shift+botão esquerdo em extrude se estiver usando a barra de ferramentas de cima, quadrado do lado de Extrude se estiver usando a barra de ferramentas lateral.
Vai abrir uma mini-janela, clique na seta para baixo do primeiro balão e escolha \"Group\", controle o nível de extrusão (nem sei se a palavra existe) com o valor numérico embaixo, entrando com o valor e apertando enter ou clicando e arrastando para o lado nas setas do lado do número.

EDIT: Vi seu segundo post agora e realmente está acontecendo algo errado com essa fonte, voltando aos testes.
Fala skafast ! Obrigado por responder

O problema é que não é só essa fonte, são MUITAS que dão problema, as únicas que não dão problema são as simples que vem com o programa !
Consegui alguma coisa, não sei se funcionaria para outras fontes:
Escreva o texto normalmente e aplique o modificador extrude*;
Converta para editable poly, agora 2 caminhos (leia os PS):

1º: se a letra não tiver um contorno interno (T e S, do TRIBBUS), entre no modo seleção de bordas, selecione tanto a borda de cima como a de baixo e escolha a opção Cap. Poly da barra de ferramentas de cima (ou Cap da barra de ferramentas lateral), pronto;

2º: se ela tiver um contorno interno, aplique um material de dois lados;
selecione as bordas de cima e baixo do contorno interno;
Use o Cap Poly;
Entre na seleção de elementos e escolha o elemento criado no interior;
Use a função detach para separá-lo do objeto;
Agora volte para a seleção de bordas e selecione as bordas de cima e de baixo do contorno da letra;
Mais uma vez use o Cap Poly;
Entre na seleção de elementos e selecione o novo elemento criado com as laterais e as \"tampas\";
Use o comando Flip se a cor for um vermelho acinzentado, não o use se for um vermelho brilhante;
Use o modificador subdivide, o tamanho vai depender da letra, mas para as que testei (A, P e R), 5 ofereceu um resultado aceitável, enquanto 4 criou artefatos no R (nem cheguei a testar esse valor nas outras);
Converta o objeto para editable poly;
Volte para o painel create, saindo do modify;
Selecione o objeto dentro da letra;
Vá em Create-> Compound -> Boolean (ou selecione Compound Objects no painel lateral e clique em Boolean);
Clique em \"Pick Operand B\" (edit: selecione a letra fechada) e confira se a \"Operation\" está em B-A;
Daí a letra pode fechar ou não;
Se não fechar, converta novamente para editable poly, entre no modo de borda e as bordas internas devem estar selecionadas, clique em bridge. Pronto.

PS1: recomendo usar materiais de 2 lados de qualquer modo, independente do tipo da letra, não trará problemas para esse tipo de modelagem;
PS2: você pode tentar brincar com os valores do modificador subdivide se não tiver um resultado legal, inclusive usando-o no contorno interno fechado;
PS3: Recomendo que trabalhe com as letras separadas para não correr o risco de usar o subdvide desnecessariamente, criando faces inúteis; você pode separar as letras depois de convertê-las para editable poly na seleção por elementos;
PS4: Ao testar a letra A, seu contorno interno já veio pronto no extrude, menos trabalho.

É isso, se alguém entender mais sobre operações \"booleanianas\", seria interessante postar aqui o complemento sobre o porquê de resultados diferentes acontecerem com a letra P e R, por exemplo (em um de meus testes, a letra P já veio fechada após criar o Boolean, enquanto a R não, usando as mesmas configurações).

EDIT: acabei de perceber que não teve diferenças entre usar um material de 2 lados ou não, se lembrar de dar o flip depois de fechar a letra. Imagens do teste (não fiz separado em TRIBBUS, criando polígonos desnecessários):
http://imageshack.us/a/img189/1817/tribbuswire.jpg
http://imageshack.us/a/img853/2815/tribbus.jpg
http://imageshack.us/a/img221/1350/testeswire.jpg
http://imageshack.us/a/img189/2899/testesfq.jpg

EDIT2: Alguns textos podem dar problema ao dar o extrude inicial (ex: PBpb), nesse caso, faça as letras separadas mesmo.

EDIT3 (OH COMPLICAÇÃO :P): pode ser que algumas letras \"extrudem\" totalmente fechadas, mas mantendo as bordas internas (exemplo: p, minúsculo), nesse caso, entre na seleção de bordas, selecione as bordas internas, de um detach nelas e feche-as; depois basta seguir normalmente. Fiz apenas um teste aqui e não tenho certeza se segui os meus próprios passos corretamente, mas sobraram alguns polígonos na área interna de baixo, mas eles estavam bem recortados e bastou selecioná-los e deletá-los no final.
Aplica o modificador Edit spline - vertex (selecione todos os vertex) - break - fuse (se der errado pule esse passo) - weld. Depois só aplicar o bevel ou extrude.
Skafast !

Salvou minha vida cara, eu sempre tentei fazer essa gambiarra do boolean, mas nunca dei subdivide, gerando assim umas letras inviáveis, valeu pelo verdadeiro TUTORIAL !!!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717317.

Total de membros registrados: 143134

Últimos membros registrados: rayz7, LulutoxDetoxTea4566, OzemPlusKapseln, giovanepm, jalisajewel, MelaraAirPillow556, MelaraAirPillow676, KARV.

Usuário(s) on-line na última hora: 792

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.