shag hair: movimento...

Por: luiz290788  

Em: 21/01/2005 18:57

e ai galera... eu to começando a trabalha com o shag hair pra faze o cabelo de um personagem q eu to criando... dai eu fiz os cabelos retos pra pode usa os pre-calculated pro cabelo fica caido com a gravidade.... ate ai tudo bem... mas eu vo usa esse personagem pra faze umas animações e eu queria q qnd eu movese ele o cabelo se mexe-se como acontece no modo on-the-fly mas como eu coloco nesse modo eu tenhu q tira do como do pre-calculate dai os cabelos voltam a ficar retos... tem algum jeito de eu fazer com q o cabelo fique caido como se fosse no pre-calculated e ao mesmo tempo ficar se movendo qnd eu animo a cabeça??????
Acho q é simples, vc faz a animação inteira, e depois disso pre-caulcula (da pra configurar de frame a q frame a simulação vai acontecer...) Se eu entendi bem sua duvida é isso! Flw!
cara eu fiz o cabelo e animei a cabeça com o shag hair no modo on-the fly depois disso eh q eu tenhu q calcula???? eh isso q eh pra faze?? cara qnd eu animei eu percebi q os cabelos estão "entrando" na cabeça dai eu configurei os lance lah da colisão mas mesmo assim alguns cabelos ainda estão entrando na cabeça... pra colisão funciona eu tenhu q usa o pre-calculated???
Fala Luiz. Para resolver esse problema eu inventei uma tecnica meio maluca. :maluco: Vamos lá: O q eu fiz foi organizar a minha cena primeiro. Qual seria o momento correto para garota ai da foto entrar em cena. Feito isso tentei calcular o movimento do cabelo, mais tive problemas. Os fios estavam penetrando na cabeça. Então para tirar completamente os fios da cabeça antes de começar a animação do meu personagem eu inseri um GRAVITY space warp nos cabelos com força o suficiente para levantar todos os fios em alguns poucos frames e posteriormente desliguei o gravity e pronto. Seu personagem vai parecer que tomou uma descarga eletrica violenta, mas depois tudo fica penteadinho sem problemas e sem nunhum fio de cabelo penetrando. Para mim isso resolveu e agora quando tenho esso problema sempre faço isso. Se eu estiver errado sobre alguma coisa ai galera Foi mal e por favor pode me corrigir. E se alguem souber de outro esquema fala ai tb. :D Valeu!! :)
cara a sua tecnica eh boa... mas eu fiz isso coloquei força -10 na gravity e os cabelos ficaram espetados por 10 frames dai eu desliguei o gravity mas eu achei q ele deformo o cabelo... qnt vc coloca de força no gravity???????
Luiz eu usei logo 100 para rancar quase ocabelo da cabeça!!! :lol: . Comigo funcionou . Ficou do jeito que eu quis. Agora, vc pode tentar tambem com wind. outra dica é diminuir o efeito gradativamente, para que o cabelo volte suavemente. tente , depois de ter espetado o cabelo pra cima, puxar ele um pouco pra baixo tb, depois pra cima de novo. ( Se voce ver alguns fios soltando ou quebradiços é melhor procurar um instituto de tratamento capilar pro seu personagem. !! :lol: :)):)):)) ) O que pode estar , ogora depois de ter feito o que falei, bagunçando pouco o cabelo e que antes os fios que estavam penetrando na cabeça agora não estão mais ficando por cima do seu objeto de colisao. Não vi como modelou o seu cabelo. de uma olhada no colision distance no painel dinamics tambem. numeros baixos, fios mais proximos.Se usou, por exemplo, uma linha de um lado do cranio e depois usou no mesmo shag objeto outra linha do lado oposto do cranio o que o programa ira fazer e interpolar a distancia de uma linha a outra passando, assim, muito fios por dentro da cabeça. Voce pode até controlar pelo programa essa mistura de fios, mas não fica legal neste caso.Para concertar, voce deveria utilizar dois Shag obejetos ao inves de um só. Cada um conteria uma linha corespondendo um lado da cabeça. Desta forma os fios parariam de buscar um ao outro evitando a penetração destes. NA foto eu usei dos shags obejtos. Uma para cada emisferio da cabeça. Um ficou com o grupo de linhas de um lado do escalpo e o outro ficou com o outro grupo de linhas. O ideal e usar uma quantidade suficinte de linhas para modelar o cabelo e posicionar os fios não muito distantes do escalpo e nem colado neste. E mais uma dica é utilizar um Objeto a parte para ser o escalpo. Não utilize o seu persongem para criação dos fios. faça uma copia do mesh que contenha a modelagem da cabeca, delete os poligonos que não queira que deles surjam os fios e depois link ao osso da cabeça para que na animação o cabelo fique grudado no lugar certo. Isso é muito util fazer pois facilita o processamento do shaghair. :lol: Luiz , não sou muito bom de explicação. Desculpe se não consegui te ajudar brother,mas pelo menos tentei. :joiad: Pode existir muitas maneiras de concertar o cabelo do seu personagem. o Legal, caso realmente queira aprender e sair lendo e mexendo em tudo pra ver o que acontece. ja tentou o help que vem com ele? ta em ingles. Se vc saca de uma olhada lá. Abraço e boa sorte! . Se eu errei me corrijam galera. Por que ai eu aprendo certo também :joiad:
cara sera q vc poderia me passa um arquivo max seu pra eu pode ve como q eh q faiz??? eu queria um q tivese movimento e eh q o cabelo naum penetrase na cabeça pra q eu possa ve como q faiz pq eu to fazendo mas num consigo impedir q o cabelo penetre na cabeça... [email protected] se vc pude me envia nesse e-mail eu agradeço...
aeee.. tb quero.. hehehee.. tive q fazer um modelo q cortasse o cabelo para não penetrar na cebeça.. mas nunca animei.
www.rodolforoth.com
Oi Juan, tudo bom? Parabéns pela sua criatividade, é de criatividade que se vive nessa área, as vezes ser criativo é melhor do que conhecer muito bem o programa, pois acaba resolvendo a situação como você fez. Mas deixa eu te dar uma dica, liga a opção "Get Hair Out Of Colliders At Start", assim os fios que estiverem dentro do objeto de colisão, serão colocados para fora. Abraços
Fala andré. valeu pelo elogio!! quanto marcar a opção para tirar os fios de dentro do objeto ela ajuda mas as vezes dependendo da maneira como modelou o cabelo não funciona 100%. os fios saem mas ficam tortos. Ai vem a maluquice de puxar com o gravity. Vou tentar, pra ajudar a todos interessados no forum, desenvolver um texto explicando com detalhes tudo que sei sobre o shag hair e então posto aqui . Quanto a dúvida e o problema do nosso amigo eu não sei se ele resolveu, mas infelizmente os arquivos que tenho são bem grandinhos pra mandar por email. Minha conex é Lentox - isso mesmo: a versão lenta do velox. :lol: Valeu galera e um grande abraço!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717341.

Total de membros registrados: 143142

Últimos membros registrados: PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455, Whispers, dtabach, Vanotium34.

Usuário(s) on-line na última hora: 308

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.