Uso de memória ram 3ds max

Por: luyspaulo  

Em: 20/03/2013 11:02

Pessoal, estava renderizando uma cena, e raparei que na janela do Render MR, logo no canto inferior esta mostrando uso de memória ram (Memory Used: 1380), meu pc tem 8GB de Ram, este número utilizado pelo render é normal ou no caso eu teria que aumenta-lo, tendo em vista que meu pc contém um numero de ram bem maior do que o usado pelo 3ds max.
Olá pessoal da 3d1... bom dia a todos!! [:D]

luyspaulo: oi luys!! tudo bem?? Sobre a sua pergunta a memória física que aparece na janela do render Mental Ray na hora que você renderiza é a memória usada pelo 3ds Max, mas precisamente pelo render Mental Ray durante o render da sua cena final.

Este número que aparece na sua janela do rendering do Mental Ray é em mb e não em gb ( gigabyte ). Portanto se você tem 8,00 gb de memória Ram na sua máquina e apareceu somente 1380 mb, ou seja, 1,38 gb de ram que foi usado, portanto sobrou ainda pra sua máquina 6,62 gb ( 8,00 gb - 1,38 gb ), tudo bem??

Anexei pra você um render bem simples de um box que fiz em que foi usado somente 1.064,1 mb, ou seja, 1,00 gb de memória render foi usada.

Quando se tem cenas mais pesadas com bastante vegetação 3d, grama ( hair and fur ) ou displacement, pessoas em 3d, carros 3d costuma-se transformar a maioria dos objetos em proxy.

Tanto os renders Mental Ray, V-Ray quanto o Final Render possuem recursos ótimos de proxy, que deixam tanto a cena 3d bem mais leve quanto o render também.

Espero ter ajudado de alguma forma.

Forte abraço e sucesso!!

Prezados colegas
Eu tenho o Max 2010. Como faço para ativar a visualização do RAM usado durante uma renderização?
Um abraço a todos
Roberlane
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!! [:D]

luyspaulo: oi luys!! tudo bem?? Sua dúvida agora é sobre poder de processamento de renders em projetos 3d.

Para o 3ds Max usar toda a memória que tem na sua máquina basta você colocar várias árvores 3d com materiais com reflexão borrada, hair and fur na grama ou displacement, pessoas em 3d, carros em 3d, texturas em altas resoluções com specular, glosiness altos e altas configurações de Mental Ray ou V-Ray e mandar renderizar.

Você está confundindo [b]memória ram
com poder de processamento de processadores. O que faz um render ser bem veloz é um conjunto de fatores de hardware e não somente memória Ram, tudo bem??

O que faz um render ser bastante rápido em cenas 3d pesadas é ter um ótimo processador core i7- última geração ou um da AMD- phenom II x6 3,3 ghz, com bastante memória Ram, algo em torno de 24,00 gb ddr-3 e uma ótima placa de vídeo, de preferência as da linha Quadrofx da N-vidia ou as da AMD, como a AMD Radeon? HD 7970 GHz Edition com 3072 mb de memória, mas é bem cara também.

Mesmo assim, só essas características que citei acima vão te dar uma performance ótima em cenas pesadas em 3d e evitar que o 3ds Max feche na sua cara.

Mas se quer mesmo fazer render bem rápido, veloz mesmo de cenas bem pesadas em 3d, a melhor solução se tiver dinheiro, é claro, é você montar uma mini ou pequena render farm.

Comprar mais uns 03 computadores ou mais, tirando o que você tem, e em todos eles colocar um processador core i7- última geração com uma placa de vídeo boa ( N-vidia ) em todos eles e uma boa quantidade de memória Ram também em todos os computadores.

Porque você tendo uma mini render farm com uns 04 computadores ( cada um com no mínimo 16,00 gb de ram ddr-3 ) com o 3ds Max instalado, você poderá renderizar em rede usando os recursos de Backburner do 3ds Max, assim, todos os \"buckets\" de render dos 04 processadores core i7- última geração irão convergir todos para sua única cena 3d e renderizar a sua cena de forma bastante rápida principalmente em cenas pesadas.

Somente com uma máquina, você sempre irá ficar limitado em renderizar cenas muito grandes, pois o trabalho de renderizar uma cena inteira com tudo em 3d será cobrado somente de um único processador, de uma única placa de vídeo e da quantidade de memória Ram que você tem instalado na sua máquina, ok??

A melhor forma, mais cara também obviamente e mais rápida de renderizar animações realistas usando os softwares da linha Autodesk é obtendo uma mini render farm como falei anteriormente e usando todos os buckets de render de todos os seus processadores para \"agilizar\" o render de sua animação 3d.

Se você dispõe de um único computador pra trabalhar profissionalmente com Computação Gráfica como eu também, uma solução interessante para você ( que eu uso bastante ) é começar a usar outros softwares para fazer animação 3d e passeios virtuais.

Um destes softwares usados para fazer animação 3d e passeios virtuais é o Lumion, que atualmente é uma ótima engine de animação e passeios virtuais para área de Arquitetura, pois o render dos keyframes são bem rápidos e a qualidade da animação final também é muito boa.

O link do Lumion é este: http://lumion3d.com/

Espero ter respondido a sua pergunta da melhor forma possível, ok??

Forte abraço e sucesso!!

Prezados
Já aprendi a visualizar.
Roberlane

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717317.

Total de membros registrados: 143134

Últimos membros registrados: rayz7, LulutoxDetoxTea4566, OzemPlusKapseln, giovanepm, jalisajewel, MelaraAirPillow556, MelaraAirPillow676, KARV.

Usuário(s) on-line na última hora: 692

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.