3ds Max 2014: Se preparando para uma GRANDE MUDANÇA

Por: Simbjji  

Em: 03/04/2013 14:18

Após ver alguns videos e fotos do 3ds max 2014 fiquei SUPER FELIZ com tanta mudança
(aparentemente). Materiais, menus, plugins, botoes, renders, iray, e funções

Sera que estas mundaças foram feitas no miolo do programa tambem ? agilizando o seu pse e velocidade?

Mas acredito que tanta coisa assim pode fazer e VAI fazer o programa dar muito pau, como foi o com 2013.
Claro que o 2013 teve poucas mundaças e ja encomodou.

Sera que o sistema de particulas sera mais bem estruturado ? evitando travr o programa com mais freguencia e deixando os errors de script?

Mas mesmo assim estou ancioso, vou esperar uns 6 meses apos o lançamento para que muitos bugs sejam arrumados e assim eu instalar..

Nível de alegria: ........90%
Nível de anciedade: ...40%
Nível de esperança de melhorias: .......80%
Nível de preocupações .......70%
Nídel de dizer que vai pesar MUITO: .........100%

O que voces amigos lindos, amados, cherosos, simpaticos, fofos, acham ?
www.simbjjimufsa.com www.twitter/simbjji www.youtube.com/simbjji07 Designer 3ds max e Second Life Vida VIRTUAL com possibilidades REAIS.
Kra nem sei oq falar!

Fiz uma boa leitura no review do André Vieira, e me parece que muita coisa mudará pra melhor.

Tive o prazer de conversar pessoalmente com o André em Fevereiro deste ano e ele se mostrava muito entusiasmado com as novidades do 3dmax e do Mental ray.

Pelo Review dele deu pra notar que realmente esta td muito bom.

Acho que devemos esperar pra ver em detalhes. mais estou ansioso tb.
Por incrivel que parece ele parece estar funcionando bem redondo, bem melhor que qualquer outro max na época do lançamento. Estou bem empolgado com ele!
Também estou gostando muito dele.
Tem até alguns pluguins do 2013 q funcionam nele.
Vi o review do André e gostei bastante.
Vou aproveitar pra perguntar a vcs algumas duvidas..heheh
oq seria esse IBL?
E o iray? Pra q serve? Vejo muitos sites falando dele.
Qual a vantagem dele? É melhor usar ele q o MR?
Seria o RT do vray?
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!! [:D]

3Designer: oi 3Designer!! tudo bem?? Sobre a sua pergunta o modo IBL é chamado de \"Image based lighting\", ou seja, é uma opção de \"iluminação\" em que você usa uma imagem como base para iluminar a sua cena 3d.

É uma poderosa opção de \"iluminação\" com o Mental Ray. Para quem não gosta de passar muito tempo configurando as luzes, a opção de IBL é ótima neste caso, pois a iluminação será gerada por uma imagem que você escolher nas opções do IBL.

Claro que a opção de IBL-\"Image based lighting\" aceita qualquer imagem, seja ela .jpg, .bmp, .tiff, .psd, mas o melhor é você escolher imagens que já reproduzam luzes fielmente em seus próprios canais, como é o caso das imagens .hdr e .exr.

Tanto a imagem .hdr quanto a .exr são as melhores para se usar em renders com o IBL sendo configurado. A imagem .exr virou padrão mundial de imagens dinâmicas de alta resolução e foi criado pela ILM- Industry Light and Magic, que é a maior e melhor empresa do mundo de animação gráfica 3d; foi a mesma empresa que fez todos os filmes fantásticos dos \"Transformers\".

A conexão do render modo IBL- Image Based Lighting se dá com o 3ds Max \"ANTES\" da versão 2014, por meio de um ótimo script desenvolvido por Arthur Leão mais o mestre Thorsten Hartmann da Infinity Vision.

O link do site da Infinity Vision com o script IBL pro 3ds Max é este aqui embaixo:

http://www.infinity-vision.de/page/ibl_mode

O script é o Render optimizer v.2.0 e neste mesmo site da Infinity Vision, tem ótimos pequenos testes e pequenos tutoriais com este script e mostrando as suas imagens com os parâmetros modificados.

No Maya este ótimo recurso do IBL- Image based lighting já existe no software há muito tempo. Antes da versão do Maya 6.5 já havia uma conexão do IBL com o programa e dava ótimas opções de render para quem NÃO quisesse renderizar somente com Final Gathering ou somente com Global Illumination ou Importons.

A opção de IBL- Image based lighting nada mais é do que uma opção do Mental Ray alternativo e excelente de \"iluminação\" ao uso demasiado da mr sun e mr sky e do Final Gather ou da combinação final gather + global illumination.

O modo de iluminação IBL faz o mesmo princípio de iluminação de uma luz \"skylight\".

No modo IBL- Image based lighting quando você o habilita no Maya, automaticamente uma esfera gigantesca é criada envolvendo toda a sua cena 3d, que é uma simulação aos artistas gráficos que trabalhavam com animação muito tempo atrás ( em tempos antigos ), quando não havia a criação dos bounces do Final Gather.

O modo IBL- Image based lighting cria uma esfera gigantesca ao redor de toda a sua cena, em que você define que tipo de imagem ( .jpg, .bmp, .tiff, .pds, .tga, .hdr, .exr ) você irá aplicar nesta esfera.

Ainda nas configurações do IBL, você precisa escolher a opção \"spherical\" ou cilindrical. A melhor obviamente pela forma da esfera é a \"spherical\".

A imagem que você escolher ( de preferência as .hdr e as .exr ) irão iluminar toda a sua cena 3d, inclusive gerando ótima radiosidade, que é uma alternativa, repito, a não usar os bounces do Final gather.

É uma ótima opção de iluminação, o modo IBL, mas que tem que ser configurado com cuidado, pois se for configurado equivocadamente, o seu tempo de render pode aumentar drasticamente.

A seguir envio algumas imagens do ótimo artista gráfico \"Stephen Melagrano\" em que ele modelou um garotinho, rigou-o, o iluminou e o renderizou com o modo IBL do Mental Ray do Maya.

1.0- Todas estas imagens tem os \"direitos autorais\" de: Stephen Melagrano.

E sobre a sua outra pergunta, o Iray é o módulo via render GPU do Mental Ray. É uma ótima opção de render para quem tem ótimas placas de vídeo, de preferência as da linha QuadroFX da N-Vidia, que são bem caras, porém bem robustas e poderosas.

Para renderizar com o Iray do 3ds Max, a sua cena 3d tem que caber dentro de toda memória gráfica da sua placa de vídeo, caso isso não ocorra, sua cena não será renderizada e você terá que renderizar usando mesmo o modo CPU do Mental Ray.

O Iray é uma ótima promessa do que vai ser no futuro de render em real time, ou seja, em tempo real, semelhante ao V-Ray adv. RT ( GPU ) que também é bem limitado na composição de materiais e render.

Ainda tudo é muito novo e recente no Iray e o mercado terá que se acostumar e se moldar a ele, porém muita coisa, mas muita coisa nele ( Iray ) precisará ser melhorado, não só nele, mas no V-Ray adv. RT também.

No 3ds Max 2013 pelos testes que eu fiz, o Iray não se deu bem ( cenas pequenas de teste ) ao tentar renderizar mapas procedurais do 3ds Max, como o noise, speckle, perlin, wood, smoke e muitos outros.

É uma promessa de futuro, uma aposta genial da Autodesk o render em real time, mas que ainda esbarra nos altos preços das placas de vídeo de alta performance, como as da N-Vidia e da AMD também.

Tem muito \"pano\" para rolar ainda e vai demorar um certo tempo, creio eu, para o Iray e o V-Ray RT ficarem 100% compatíveis com todos os recursos do 3ds Max, como o Mental Ray é desde a sua primeira conexão com o 3ds Max na versão 6.0.

Seja como for, toda criação da Autodesk será bem vinda para acabar de vez com a tela preta de entrada do frame buffer de qualquer renderizador, pois essa janela de frame buffer é muito \"chatinha\" e irritante.

Espero ter ajudado de alguma forma.

Forte abraço e sucesso a todos.

Eita Danilo..sempre dando uma aula:D
Valeu pelas explicações[:p].
Mas me diga uma coisa no max 2014 tem q hablitar esse tal de IBL em algum lugar?
Entre os renderizadores que sao embutidos com programas 3D, que neste caso não necessita comprar separadamente (iray, MR) o iray é sim um renderizador bom, porem não é uma grande promessa, porque o OCTANE Render é mais veloz em todos os aspectos, tanto é que ele é vendido separado.E tabm ele é capaz de reconhecer os materiais Stantard, A&D.

Voce faz uma cena com material com A&D e depois quer mudar para o renderizador Stantard, o que acontece com os slots ? Ficam pretos. A mesma coisa é vc texturizar com Stantard e depois colocar o Iray, ele fica tudo branco.

Mas o OCTANE na versao comprada, ja muda isso automaticamente se necessario, com isso voce nao precisa ficar recolocando os materiais.

Iray do max 2014 sera capaz de fazer isso?. Espero que sim

Caso falei besteira me corrigem.
www.simbjjimufsa.com www.twitter/simbjji www.youtube.com/simbjji07 Designer 3ds max e Second Life Vida VIRTUAL com possibilidades REAIS.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717317.

Total de membros registrados: 143134

Últimos membros registrados: rayz7, LulutoxDetoxTea4566, OzemPlusKapseln, giovanepm, jalisajewel, MelaraAirPillow556, MelaraAirPillow676, KARV.

Usuário(s) on-line na última hora: 722

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.