Devo recalcular o valor das lentes ao usar o sistema métrico?

Por: jjacq  

Em: 12/04/2013 20:05

Que eu saiba, o 3DS Max, embora aceite diferentes sistemas de medidas, trabalha internamente com polegadas (acho que lí isso num post daqui mesmo da 3D1).
Assim, se quiser que o programa faça os cálculos corretos, ao trabalhar com luzes fotométricas, por exemplo, devo usar este sistema (US Standard).
Moro no Brasil, e estou acostumado a pensar em centímetros e metros.
Portanto acho mais fácil fazer as conversões necessárias ao trabalhar com as luzes, por ex., e fazer todos os demais cálculos no sistema métrico.
Penso em fazer uma animação com interação com imagens captadas (filmagens).
Agora vem a dúvida: as lentes de câmeras do programa adotam o sistema métrico, amplamente usado, se estou usando o \"Display Unit Scale\" em \"Metric/Centimeters\", e o \"System Unit Scale\" com \"1 Unit=1,0 Centimeters\", mas o programa adota internamente o sistema americano - em polegadas -, devo \"re-calcular\" o valor da lente dado em \"cm\"?
Assim, uma lente nominal de \"36mm\" por ex., mostraria de uma determinada maneira um objeto com um metro de altura, mas se o programa trabalha em polegadas, vai ler os \"100cm\" digitados como \"100 polegadas\" (ou \"2,54m\").
Deveria então multiplicar o valor nominal da lente (36mm) por \"2,54\" p/ corrigir a distorção?
A lente então seria de \"91,44mm\".
Essa é pra gente grande.
cara!
o 3ds max trabalha internamento em polegadas, então usando a unidade genérica do programa e inseir um BOX com 1x1x1, esse valor um que é genérico, na verdade vale 2,54cm (pois 1 polegada = 2,54cm). Assim o BOX será de 2,54cm x 2,54cm x 2,54cm. Se vc mudar a unidade de generica para centímetros aí já vai aparecer 2,54cm nos parâmetros de dimensões do BOX (LENGTH, WIDTH, HEIGHT). Ou seja, só mudou na visualição para vc, mas o BOX permanece no mesmo tamanho (pois tanto faz 1 polegada ou 2,54cm já que o tamanho é a mesma coisa).

Agora se vc mudar de 1 polegada (INCHES) para 1cm no SYSTEM UNIT SETUP aí já muda tudo, pois o valor 1 aogra não será mais 1\" (polegada) que é o mesmo que 2,54cm, mas sim vai passar a ser 1cm. Ou seja, o BOX que com valor 1 x 1 x 1 na unidade genérica seria 2,54cm em cada lado agora passará a ser de 1cm x 1cm x 1cm. Se vc mudar de unidade generica para centímetros aí é só inserir nos parâmetros das dimensões do BOX 2,54cm que tá tudo certo, realmente permanecerá com 2,54cm. Porém a um detalhe que o 3ds max trabalha internamente com polegadas (2,54cm) e nisso as configurações de unidades que há nele são todas baseadas em polegadas. Nisso vc vai ter que reconfigurar muitos outros parâmetros, seja de luzes, materiais, efeitos, modelagem, texturização, seja o que for tu vai ter que reconfigurar muito mais parametros.

O meu conselho é que vc mantenha da forma que está na imagem aí que inseri se a vontade é trabalhar em cm.
New, antes de mais nada, obrigado pela resposta.
Fiz um teste aqui: havia começado uma modelagem com ambos, \"Display Unit Scale\" e \"System Unit Setup\" em \"cm\".
Abri o Max e alterei o \"System...\" p/ \"inches\".
Agora, ao abrir o arquivo (feito com \"System\" em \"cm\"), tanto faz se adoto o \"File\'s Unit Scale\" (cm) ou se reescalo p/ o \"System Unit Scale\" (inches), os objetos ficam com as mesmas dimensões (personagem com 175cm, no caso) e as lentes das câmeras também (72mm, no caso).
Renderizei com ambas as opções e o resultado foi que as imagens ficaram iguais.
A diferença foi que, ao adotar o sistema do arquivo, meu \"System\" voltou p/ \"cm\".
Então fiz o teste: depois de abrir adotando o \"File\'s Unit Scale\" retornei o \"System\" do Max p/ \"inches\".
O personagem mudou de tamanho (foi p/ 4,44 metros, que são os 175 \"inches\"), mas as lentes continuaram sendo de 72mm.
Ao renderizar, nova surpresa, a imagem continuou igual!!!!!
Claro, ele \"aumentou\" (nominalmente) o personagem, mas reposicionou (também nominalmente) a câmera, obtendo a mesma relação de proporção da cena como um todo.
Não só isso, os parâmetros de render (GI), atenuação de luzes, etc... foram todos reescalados proporcionalmente.
Ou seja, pelo menos no que diz respeito às lentes das câmeras, parece indiferente que unidade utilizo no \"System\" (esta era minha principal preocupação no momento).
Talvez existam outros parâmetros como luzes fotométricas, para os quais a unidade adotada em \"System\" faça diferença.
neste caso se trata de uma cena já configurada, mas se for um caso em que vc precisará inserir um modelo que foi feto com o SYSTEM UNIT SETUP no padrão (inches) aí tu vai ver a diferença. Também como já disse antes, se manter em polegadas (inches) serão menos tempo que irá perder em muitos parÂmetros, pois já veem presetados com valores baseados em polegadas. Isso facilita. HE!HE!
Ah sim, pra partir das setagens \"default\" de luzes, materiais etc..., imagino que faça diferença, fora pra acompanhar tutoriais.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717317.

Total de membros registrados: 143134

Últimos membros registrados: rayz7, LulutoxDetoxTea4566, OzemPlusKapseln, giovanepm, jalisajewel, MelaraAirPillow556, MelaraAirPillow676, KARV.

Usuário(s) on-line na última hora: 415

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.