Não consigo mesmo acertar as imagens de fundo,

Por: Antonio Neosmar  

Em: 13/04/2013 15:18

Moçada, boa tarde.
dia chuvoso né, ai a gente fica em casa mechendo no max e enchendo os amigos com duvidas antigas. desculpem.

É o seguinte: eu nunca consegui acedrtar as imagens panoramicas de fundo.
sempre ficam gigantes e ai tenho que duplica-lás e com isso fica um excesso de reflexos em meus carros. Já ví vários tutoriais, peguei dicas aqui no 3d1, mesmo assim não dá certo e desisto.
más quando acerto uma coisa dá problema em outra. Não sei aonde eu erro.
Deve ter algum segredo ou eu não consigo entender mesmo.

MAx 2012 - MR - Dayligth mrsun mrsky
Imagem panorâmica, não é HDRI. 228,6cm x 35,56cm 72dpi e 18,7 MB
Segue anexa reduzida.

se alguém tiver paciencia divina para me dar mais uma ajuda, agradeço.

Abração a todos.

Tudo bem Antônio?

Olhando as suas configurações ali, vc pode \"ajeitar\" a imagem pelos controles de offset e tilling, repare que no seu esta o padrão, por ali vc consegue abaixar, subir e/ou mover a imagem para os lados e diminui também o blur para 0,01 por exemplo para melhorar a nitidez da imagem

Testa e posta aí novamente.

Aparecida!! Legal, pertinho de casa

Abraço!
Grande Helio, valeu pela força

fiz então algumas alterações.
Então percebi que o Tilling repete a imagem, ai que da o ecesso de reflexos.... note que nas rodas (cromada) tem reflexo azul do cém na parte de cima, e como ela é funda, a parte de cima deveria refletir o asfalto e não o céu. Intende.

Obrigado pela força. E de uma olhadinha, valeu.

Abraço
Entendi!!

Pode ser o plane, ele esta muito curto, tire um pouco o material dele e aumente o tamanho e teste até que perceba o reflexo dele na roda, mas repare que o piso na foto não é completamente reto, então, sugiro modelar o piso (plane) cobrindo o piso da imagem. Da pra modelar também os limitadores preto e amarelo aí da imagem, mas tudo tem que encaixar.. Testa aí e posta dinovo!

Helio, Beleza.
Aumentei o plane bastante. apenas isso.

Más não percebi diferenças, o ecesso de reflexos continua.
Não sei o que esta errado.

Abraço
Os reflexo podem ser controlados pela guia BRDF ( não lembro a sigla, mas acho que é isso mesmo, pois meu PC pifou. Hehehe) quanto mais alto, mais reflexos. Abaixa um pouco o reflexo... A sobra nesta posição ficou melhor, menos dura, para seguir ou outros carros... Mesmo assim é bom desfocar um pouco.

Outro detalhe. Foi vc quem tirou esta foto?, entra nas propriedades dela, lá terá as informações de tipo de lente, f- stop, etc. Isso ajudara a configurar a sua câmera da cena

Vamos lá, até sua imagem ficar do seu gosto!!
E aí!

use o environment switcher, pois ele possui dois canais
background - insira a imagem para o fundo no formato de mapping Screen
environment/reflections - insira a imagem aqui para os reflexos no formato de mapping spherical.
Cara eu desisto, não consigo resolver estes ecessos de reflexos, vou tentar outra coisa.
Obrigado a tdos pela força.

Abração
Desiste não cara!!

Controla o BRDF do material junto com os reflexos do mesmo material, e vai testando até chegar no resultado satisfatório. Ou muda a cor para branco, pode ser mais fácil de configurar.

Mas toma cuidado com a proporção em relação a imagem, por isso é bom verificar o tipo de lente usado.

Grande abraço
Como já havia lhe dito, use o enviroment Switcher. Assim tu coloca a imagem com mapping spherical no reflection/environment e mantenha os valores de offset e tilling com 1,0 (padrão)

aí tu insere a mesma imagem (não instanciado, pois haverá alteração nela) no background com mapping em screen e altere conforme desejar em View Image (selecionando só a parte da imagem que quer que apareça no fundo) ou no offset e tilling mesmo.

Se não conseguir, me envie a imagem que faço aqui pra vc. Não tem erro.

Este tutorial vai lhe mostrar tudo que precisa fazer:
http://www.tresd1.com.br/forum/comentarios-e-grupos/comentarios-dos-tutoriais/82443/1.html#710523

este outro é por modo IBL, mas o conceito da posição da imagem de fundo e reflexão é a mesma coisa:
http://www.tresd1.com.br/forum/comentarios-e-grupos/comentarios-dos-tutoriais/86652/1.html#725261

Este tutorial aqui, apesar de ser para vray, eu explico sobre a questão de imagens de fundo e reflexão também:
http://www.tresd1.com.br/forum/comentarios-e-grupos/comentarios-dos-tutoriais/87484/1.html#730136

por fim, há este que e mais antigo, mas a teoria das imagens são muito válidas também:
http://www.tresd1.com.br/tutoriais/tutoriais-3dsmax/tutoriais-dos-usuarios/materiais-reflexivos-com-imagem-de-fundo

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717317.

Total de membros registrados: 143134

Últimos membros registrados: rayz7, LulutoxDetoxTea4566, OzemPlusKapseln, giovanepm, jalisajewel, MelaraAirPillow556, MelaraAirPillow676, KARV.

Usuário(s) on-line na última hora: 428

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.