Problemas com Vertex : (

Por: talita.design  

Em: 17/04/2013 18:08

Boa noite pessoal, há algum tempo atrás comecei a aprender o 3D MAX, mas como este não é meu foco me distanciei um pouco, porém apareceu uma oportunidade de fazer um 3D de uma logo. Bom... estava tudo bem... importei um arquivo Ai atechiei as partes da fonte e tudo mais... até que apliquei o Bevel e apareceu este defeito. Li algumas coisas do forum mas não deu muito resultado. Se alguem puder me ajudar... agradeço muito! [:)]
Talita Torres

www.talita-design.blogspot.com
Remove o bevel e tenta usar o modificador extrude, e tira a seleção de vertex antes de adiciona-lo.
Talita, tudo bem?
Sera que vc nao ficou faltando soldar alguns vertices?
volta no nivel de vertice e verifica se estao todos soldados.

Tem bons tutos aqui pra modelar letras. Vou ver alguns e ja te passo aqui.
Oi pessoal muito obrigada pela atenção e paciência!
Bom... Prata, eu tentei sua dica e deu parcialmente certo, apliquei o modificador extrude e mudei para editable poly ai ficou vazado. Mas vamos ver se acerto a mão! [:)]

Oi Cataleno, estou bem e espero que vc tb esteja!
Então, aparentemente estão todos soldados, mas perceba na imagem q enviei q existe uma vertice em branco, não sei se poderia ser este o problema.
Mas vou aguardar suas dicas dos tutoriais e ver c acerto !

Muito obrigada a todos!![:)][:)][:)]
Talita Torres

www.talita-design.blogspot.com
Veja esse tutorial aqui, acho que pode resolver seu problema.
http://www.tresd1.com.br/tutoriais/tutoriais-dos-usuarios/3ds-max-basico/bevel

Mais esse pra ampliar suas alternativas.
http://www.tresd1.com.br/tutoriais/tutoriais-3dsmax/tutoriais-dos-usuarios/modificador-quadify-mesh

QQ coisa da um alo.

Boa sorte!
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!! [:D]

talita.design: oi talita!! tudo bem?? SEJA BEM VINDA AO SITE DA 3D1, ESPERO QUE PARTICIPE BASTANTE CONOSCO E QUE GOSTE MUITO!! Esse problema das letras com extrude e bevel é a relação de escala que se dá entre o Adobe Illustrator e o 3ds Max.

O texto ( shape ) com a forma 2d que foi importado do A.I- Adobe Illustrator pro 3ds Max precisa ser soldado ( weld ) todos os vértices antes de você aplicar o modificador Extrude ou bevel do 3ds Max.

Como você importou o texto do Adobe Illustrator pro 3ds Max como uma shape, ele deve ter vindo como editable spline, salvo não me engano.

Selecione todos os vértices do editable spline do seu texto importado pro 3ds Max, e depois clique em weld ( soldar ) todos os vértices.

Tome cuidado com o valor da solda do \"weld\", pois ele depende totalmente da escala de mundo padrão do 3ds Max, tudo bem??

Só que quando você importa um text 2d ( shape ) de outro software ( neste caso foi o Adobe Illustrator ), você precisa saber que escala o texto foi criado lá no Illustrator, tudo bem??

No 3ds Max depois que você importar o texto pra dentro do software, você irá selecionar todos os vértices desse texto ( tecla de atalho- ctrl+ A ) e irá soldá-los todos com a ferramenta de \"weld\" do editable spline.

Observe atentamente que do lado direito do campo \"weld\", há uma caixinha aonde está os valores padrões de soldagem do weld. No meu caso o valor padrão foi de 0,254 cm, pois estou usando a escala cm ( centímetros ) do 3ds Max, tudo bem??

No seu caso, tente soldar o texto com valores próximos a 0,2 no parâmetro \"weld\" do editable spline e só depois é que você aplica o modificador extrude ou bevel, tudo bem??

Mas não se preocupe, se mesmo assim não fechar o \"cap\" ( tamponamento ) do texto mesmo depois de ter aplicado o modificador extrude ou bevel, você pode voltar a hierarquia inferior do editable spline, se não tiver collapsado o texto obviamente e selecionar novamente os vértices e diminuir o valor do parâmetro do \"weld\", tudo bem??

Anexei aqui duas imagens com um pequeno passo-a-passo pra você:

Feito isto depois de ter dado um \"weld\" ( soldado todos os vértices ) do texto, apliquei um modificador extrude e veja como fechou perfeitamente o texto.

É claro que o seu caso é diferente do meu, pois o shape do seu texto \"Urgem\", a ponta do \"R\" está entrando dentro do \"G\" e a letra \"E\" está entrando dentro do \"M\".

O \"weld\" deve ser aplicado em todo o seu texto e principalmente nessas partes de letras entrando dentro de outras letras.

Se tiver muita dificuldade, tente criar esta forma do texto \"Urgem\" direto no 3ds Max. A única coisa que você precisa saber é a fonte que foi usada no Adobe Illustrator.

Para criar o texto no 3ds Max você pode fazer de várias formas. Criando as letras U-R-G-E-M cada uma separada uma da outra e depois transformando as letras U-R-G-E-M em \"editable spline\", depois acessa o sub-object \"spline\" e com a ferramenta \"trim\" você trina ( corta ) as pontas do \"R\" com o \"G\" e do \"E\" com o \"M\".

Acompanha o meu raciocínio nesta imagem abaixo:

Observe que nesta imagem eu dupliquei o texto \"Urgem\" para não perder as propriedades dele originais, assim é a forma mais segura e prudente de se trabalhar. No texto de cima as letras \"RG\" estão vazadas e as letras \"EM\" também.

Eu só fiz selecionar a letra \"R\" ( editable spline ) e deu um \"attach\" na letra \"G\", ficando uma coisa só. Depois cliquei em sub-object do editable spline >> spline e cliquei na ferramenta trim e cortei o canto da letra R entrando dentro do G.

Fiz o mesmo procedimento descrito acima para as letras \"E\" e \"M\". Attachei a letra E na M e depois cliquei em editable spline >> spline, ferramenta trim e cortei a fusão da letra E com a M.

Feito isto nas letra R e G e na letra E e M, selecione a letra \"RG\" ( objeto só ), cliquei em editable spline >> vertex, selecionei os vértices que foram trinados do R com o G e cliquei em \"weld\" ( editable spline ) para soldar os vértices.

Fiz o mesmo procedimento para as letras E e M, selecionando a letra \"EM\" ( objeto só ), cliquei em editable spline >> vertex, selecionei os vértices que foram trinados do E com o M e cliquei em \"weld\" ( editable spline ) para soldar os vértices.

Pronto, agora é só aplicar o modificador \"extrude\" nos textos que está ok.

Veja como agora os textos se fecham ( cap ) normalmente.

Ou então você pode exportar o texto em extensão \".dwg\" pro Autocad, e com o comando boundary ( tecla de atalho- BO ) você fecha as áreas dos contornos das letras em \"polyline\" e depois aplica um extrude ( comando EXT ).

É só isso, Talita.

Espero ter ajudado de alguma forma.

Forte abraço e sucesso!!

Melhor coisa eh modelar letra por letra com poly modelling, ou usar o editable spline e diminuir a interpolação de segmentos tornando o objeto em low poly, pois assim fica mais facil de fazer os connects pra criar a topologia correta da malha.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717307.

Total de membros registrados: 143134

Últimos membros registrados: rayz7, LulutoxDetoxTea4566, OzemPlusKapseln, giovanepm, jalisajewel, MelaraAirPillow556, MelaraAirPillow676, KARV.

Usuário(s) on-line na última hora: 336

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.