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Imagem porosa no mental ray (Maya)

Por: Evaldop  

Em: 14/06/2013 16:59

A imagem fica estranha, parece porosa mesmo com a configuração alta do anti-aliasing.
Detalhe: Estou usando Mental Ray Sun e Sky com Portal Lights nas aberturas.
Alguém se habilita?
Porosa quer dizer com granulados?

Num entendi essa expressão não. hehe!

cara! uma dica: uando for fazer já os teste de render pra ver se nas configurações de FG e AA estão legais, faça com resolução grande, pois há diferença no render entre uma resolução pequena e outra grande.

As vezes, por exemplo, numa resolução pequena aparece manchas, mas quando renderiza em resolução grande (mantendo as configurações de FG), essas manchas desaparecem quase que completamente.
posta tuas setagens fica mais facil de ajudar
Segue a setagem da cena. Se vocês repararem bem, a imagem esta granulada. Não sei de onde esta vindo isso...
Ixi! Acho que piorou a situação agora, postando as setagens. hehe!

De qualquer forma, quando se usa luzes com área de emissão grande (comum colocar em aberturas como janelas em iluminação diurnas), as suas sombras são mais difusas e por isso necessita de valores maiores no parâmetro de suavização delas. LEmbrando que o AA (antialiasing) também ajuda na suavização de sombras difusas.
Valeu new. É isso que você falou. Aumentei o numero de samples da area light (mudei de 8 para 24) e percebi uma enorme diferença, só que tem um detalhe; Como era de se esperar, o render demorou pra caramba. Outra coisa, quanto maior a area light, mais samples necessários, correto?

Abraço!
Quanto maior a área do emissor de luz, mais difusa será a sombra, e nisso os granulados ficarão cada vez mais visíveis, por isso precisará de aumentar um pouco mais no samples para suavizar.

Faz o seguinte: configure o AA para renderização final. Aí tu deixa o samples com 16 e renderiza só uma parte para ver. Pode ser que os granulados sejam retirados. O Aa também ajuda na suavização de sombras difusas.
Valeu! Obrigado pela força.

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